04/11/2023
Conheça algumas das doenças mais perigosas que podem afetar o seu bicho de estimação.
1- Doença de Lyme
Também conhecida como Borreolise, essa doença é causada por uma bactéria. Ela é transmitida por carrapatos do gênero Ixodes ricinus infectados. Nos cães, ela é associada a vários problemas de saúde. Entre eles, encontram-se:
Artrite
Deformação das articulações
Cardite
Nefrite
Se a Borreolise Canina for diagnosticada com rapidez e se administrarem no animal os antibióticos corretos, ele pode se curar dela. No caso dos felinos, a doença poucas vezes é visível. No entanto, se não for tratada a tempo, costuma ser mortal.
2-Doença renal
Apesar de ser comum nos gatos idosos, a doença nos rins se manifesta também em cães e em felinos de diversas idades. A sua origem pode ser congênita ou também pode aparecer em qualquer momento da vida do animalzinho, por diversos motivos.
Em alguns casos, a patologia se desenvolve de forma mais lenta, possibilitando algum tipo de tratamento que proporcione qualidade de vida do bichinho. No entanto, às vezes, a piora do estado de saúde do animal é rápida e notória. Ela pode ser detectada no exame de sangue anual.
Verme do coração
A dirofilariose, mais conhecida como doença do verme do coração, é caracterizada pela instalação e reprodução de vermes redondos (Dirofilaria Immitis) no ventrículo direito e nos vasos sanguíneos e pulmonares dos bichinhos.
Essa doença parasitária, que costuma ser menos frequente nos gatos, pode levar à morte dos animais de estimação, se não for tratada a tempo.
4-Cinomose
Uma das doenças mais perigosas que podem atacar os cães, sem dúvida, é a Cinomose. Esse vírus afeta principalmente os filhotes que ainda não foram vacinados, mas também os cães adultos que nunca foram imunizados.
A Cinomose tem uma alta taxa de mortalidade. No entanto, os animais que conseguem sobreviver costumam ter, durante a sua vida, uma série de problemas como consequência de ter sido contaminado por esse vírus. Por exemplo:
Convulsões
Tiques nervosos
Almofadinhas das patas endurecidas
5-Parvovírus
O Parvovírus, também conhecido como parvo, causa uma patologia grave e complexa que, mais cedo ou mais tarde, resulta na morte dos gatinhos afetados. Ele é causado por um Coronavírus que se modifica e afeta cerca de 1% dos gatos infectados pelo coronavírus felino entérico.