03/05/2023
A erliquiose em cães é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Ehrlichia. Essas bactérias são transmitidas por carrapatos e infectam os glóbulos brancos do sangue do cão, levando a uma série de sintomas.
Os sintomas da erliquiose em cães podem variar de acordo com a gravidade da infecção, mas geralmente incluem febre, letargia, falta de apetite, perda de peso, anemia, hemorragias nasais ou na gengiva, dificuldade respiratória e edema nos membros. Em alguns casos, os cães podem não apresentar sintomas ou apresentar sintomas leves, enquanto em outros casos a infecção pode ser grave e colocar a vida do animal em risco.
O diagnóstico da erliquiose em cães é feito através de exames laboratoriais, te**es rápidos ou exames mais específicos. O tratamento geralmente envolve a administração de antibióticos, e o controle dos sintomas, como a administração de anti-inflamatórios. Em casos graves, pode ser necessária a hospitalização para tratamento intensivo.
O tratamento da erliquiose depende da gravidade da infecção e da saúde geral do paciente (humano ou animal). Em geral, a erliquiose é tratada com antibióticos, como doxiciclina ou azitromicina. O tratamento pode durar de algumas semanas a vários meses, dependendo da gravidade da infecção e da resposta do paciente ao tratamento.
Além disso, o tratamento pode incluir o controle dos sintomas, como a administração de anti-inflamatórios para aliviar dores musculares e nas articulações e medicação para ajudar a controlar a febre. Em casos graves de erliquiose, pode ser necessária a hospitalização para tratamento intensivo, como transfusões de sangue, suporte nutricional e hidratação intravenosa.
Se gostou do conteúdo, curta e compartilhe para mais dicas e informações do mundo pet! ❤🔁🐶🐱