Projeto Horta Nha Kaza

Projeto Horta Nha Kaza Um projeto elaborado através da aplicação das ferramentas do Human-Centered Design e os processos do Design-Thinking.

“Horta Nha Kaza” é um projeto do Movimento Eco-Feminismo CV que visa empoderar e reforçar a Resiliência económica e a soberania alimentar de 2.500 famílias nos centros urbanos.

Uma associação de jovens cabo-verdianos do bairro de Achada Grande Frente, na Praia, está a desenvolver um projeto que p...
20/07/2022

Uma associação de jovens cabo-verdianos do bairro de Achada Grande Frente, na Praia, está a desenvolver um projeto que promove a criação de hortas comunitárias para combater a insegurança alimentar e ajudar as famílias em dificuldades. É uma forma de fazer frente à subida do preço dos alimentos.

Uma associação de jovens cabo-verdianos do bairro de Achada Grande Frente, na Praia, está a desenvolver um projeto que promove a criação de hortas comunitárias para combater a insegurança alimentar e ajudar as famílias em dificuldades. É uma forma de fazer frente à subida do preço dos ali...

20/05/2022

Sabias que há vida no solo?

A queima da vegetação é uma prática utilizada há milhares de anos. Infelizmente, ainda bastante usada por grande parte dos produtores rurais em Cabo Verde.

No solo vivem milhões de animais muito pequenos (organismos do solo), que dão vida à terra.

As cinzas resultantes do fogo também dificultam a infiltração da água nas áreas onde ficam depositadas, provocando a erosão. Afasta e mata os animais que combatem as pragas, além de diminuir a produtividade do solo.

Os caules e as palhas encontrados nas áreas de cultivo, em vez de serem queimados, podem ser utilizadas como lenha, alimento para os animais, na cobertura da superfície do solo, incorporados ou enterrados no solo .

Protejamos o nosso ambiente.

Cada um de nós pode fazer a sua parte!!!

02/02/2022
14/12/2021

Uma fonte de alimentação fresca e saudável a um preço mais acessível é possível.

02/12/2021
15/11/2021

Uma mancha esverdeada se destaca na paisagem ondulada dos arredores de Poções, pequeno município no Semiárido baiano.Ali, a profusão de cactos, suculentas e ...

03/08/2021

Esta unidade de dessalinização de água salobra, alimentada por energia solar sem bateria, uma inovação mundial a nível da agricultura irrigada, visa demonstr...

09/07/2021

Curta mostra o trabalho de comunidade no sul do país que é referência em agroecologia.

do/
06/07/2021

do/

O estudo do impacto da covid-19 no sistema alimentar em Cabo Verde aponta que de Março a Outubro de 2020 uma em cada três pessoas não tinha acesso suficiente a alimentos seguros e nutritivos.

"A sustentabilidade e a ecologia são temas que estão cada vez mais na ordem do dia e por isso, neste novo artigo partilh...
16/05/2021

"A sustentabilidade e a ecologia são temas que estão cada vez mais na ordem do dia e por isso, neste novo artigo partilho convosco alguns conselhos para que consigam ter uma horta mais ecológica. Dado que uma horta é uma fonte de biodiversidade muito interessante quer através do solo quer das culturas e seres vivos que lá habitam, é muito importante que cuidemos bem dela."

neste novo artigo partilho convosco alguns conselhos para que consigam ter uma horta mais ecológica e maior biodiversidade.

15/03/2021
01/03/2021
27/02/2021
Projeto Horta Nha Kaza no Nha Terra Nha Cretcheu
25/02/2021

Projeto Horta Nha Kaza no Nha Terra Nha Cretcheu

A atualidade social e económica de Cabo Verde como temas de destaque num programa que mostra a realidade de como vivem e trabalham os cabo-verdianos,

"O projecto “Horta Nha Kaza” é uma iniciativa do movimento Eco-Feminismo Cabo Verde, que teve início no ano passado, no ...
23/02/2021

"O projecto “Horta Nha Kaza” é uma iniciativa do movimento Eco-Feminismo Cabo Verde, que teve início no ano passado, no bairro de Calabaceira e devido à covid-19 ficou condicionada, pelo que agora será retomado. Porém foi adequado ao contexto actual por que passa o País dada a pandemia, por esta razão denominou-se de “Horta Nha Kaza adaptado à Covid-19”.

Segundo a responsável, o projecto tem como objectivo fomentar a agricultura urbana e as trocas comunitárias, reforçar a resiliência climática no sistema alimentar e nutricional das mulheres e suas famílias e promover o modelo da economia circular com a prática do método de agricultura urbana, utilizando pouca água, materiais reutilizáveis bem com o combate ao uso de pesticidas.

Entretanto, o objectivo principal, frisou Garcia, é a soberania alimentar das famílias, que se tornou ainda mais essencial devido à crise pandémica que se vive.

De momento, disse, a Rede das Associações Comunitárias e Movimentos Sociais da Praia (RACMS) e Fundação Smart City são os parceiros do referido"
das Associações Comunitárias e Movimentos Sociais da Praia -FEMINISMO: CABO VERDE Di Nós - Bairro Amado

Cidade da Praia, 22 Fev (Inforpress) – “Horta Nha Kaza adaptado à Covid-19” vai beneficiar, na segunda fase, cerca de 100 famílias por bairro e Safende vai ser o primeiro bairro a ser contemplado brevemente, informou a coordenadora do projecto, Gisseila Garcia. Dos bairros a serem contemplad...

No quadro dos programas do I trimestre sob o tema "Reerguer com Dignidade e respeito pelos direitos humanos e equidade d...
23/02/2021

No quadro dos programas do I trimestre sob o tema "Reerguer com Dignidade e respeito pelos direitos humanos e equidade de género", atividade 2 "REFORÇO DAS PARCERIAS-AGENDA FEMINISTAS E EMPODERAMENTO DAS MULHERES", o Movimento Ecofeminismo organiza o primeiro FÓRUM feminista, procurando trazer para a agenda pública debates sobre as prioridades Feministas para a equidade de género em Cabo verde.
Tendo em consideração a situação pandêmica a que o mundo atravessa o fórum será realizado, em modalidade online, via zoom, numa perspetiva de intercâmbio entre ativistas e coletivos feministas de diferentes ilhas e da diáspora cabo-verdiana.

O evento é aberto ao público.

Para mais informações, contacte a nossa equipa através do e-mail: [email protected].

No quadro dos programas do I trimestre sob o tema "Reerguer com Dignidade e respeito pelos direitos humanos e equidade de género", atividade 2 "REFORÇO DAS PARCERIAS-AGENDA FEMINISTAS E EMPODERAMENTO DAS MULHERES", o Movimento Ecofeminismo organiza o primeiro FÓRUM feminista, procurando trazer para a agenda pública debates sobre as prioridades Feministas para a equidade de género em Cabo verde.
Tendo em consideração a situação pandêmica a que o mundo atravessa o fórum será realizado, em modalidade online, via zoom, numa perspetiva de intercâmbio entre ativistas e coletivos feministas de diferentes ilhas e da diáspora cabo-verdiana.

O evento é aberto ao público.

Link de acesso ao Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/3794956053?pwd=U0EzU1ZhWm5INURVVVlEUTNVQVQwQT09
Meeting ID: 379 495 6053
Passcode: 1234
Para mais informações, contacte a nossa equipa através do e-mail: [email protected].

ECO-FEMINISMO: CABO VERDE  e Rede das Associações Comunitárias e Movimentos Sociais da Praia
23/02/2021

ECO-FEMINISMO: CABO VERDE e Rede das Associações Comunitárias e Movimentos Sociais da Praia

12/02/2021
10/12/2020

Conversa Aberta: Água & Género- O Papel da Hidrodiplomacia nas Mudanças Climáticas

💧Enquadrado nas atividades do 3º Trimestre do programa anual do Movimento Eco-feminismo, intitulado "Eco-feminismo: Ciência, Género & Mudanças Climáticas", o Movimento Eco-feminismo realiza a última sessão de conversa aberta-2020 sobre o tema 🌊“Água & Géneros: o papel da Hidro-Diplomacia nas Mudanças Climáticas” 🌊

💧O objetivo é explorar o interesse de defender o conceito de hidro-diplomacia e a relevância deste tema para Cabo Verde, como também sensibilizar e conscientizar sobre a interligação estrutural entre as desigualdades sociais, discriminações de géneros e as vulnerabilidades dos indivíduos face às mudanças climáticas.

💧O evento terá lugar no dia 11 de Dezembro, sexta-feira, às 17h30, na plataforma online Zoom:
Link:https://us02web.zoom.us/j/3794956053...
Meeting ID: 379 495 6053
Passcode: 1234).

💧As mudanças climáticas afetam indivíduos de maneira e com intensidades diferentes; em geral, o impacto negativo é maior nas mulheres, pessoas com necessidades especiais e grupos com maior vulnerabilidade social e económica e em situação de discriminação ambiental.

💧Assim, as mudanças climáticas apresentam uma oportunidade e um desafio de repensar as políticas com um enfoque nas interseccionalidades de géneros e de responder com soluções que promovam a inclusão social e o desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, reduzir as desigualdades sociais e a discriminação/racismo ambiental.

08/12/2020

🌳🌳O secretário-geral da , António Guterres, pediu a todos os governos, cidades, instituições financeiras & setor privado que estabeleçam os seus planos de transição para uma economia de emissão zero até 2050.

União Europeia, Japão, Coreia do Sul e mais 110 outros países participam da iniciativa para alcançar a meta em três décadas.🍀

🌿Chefe das Nações Unidas disse que mundo ainda está longe desse objetivo.

bit.ly/36lYJf0🍃

De que lado você está?
24/11/2020

De que lado você está?

24/11/2020

A transversalidade do Eco-feminismo na saúde sexual e reprodutiva, eco-sexualidade, higiene menstrual sustentável e os impactos dos plásticos e resíduos no oceano.

Conversa Aberta "Eco-Feminismo: Interseccionalidade, desigualdades e ambiente", dia 25 de Novembro 2020, Quarta, pelas 17H30.
Local: plataforma online Zoom.
Link: https://us02web.zoom.us/j/3794956053...
ID da reunião: 379 495 605
Password: 1234

20/11/2020

Fórum “ Juventude & Mudanças Climáticas”, amanhã, dia 21 de Novembro 2020, Sábado, pelas 15H00.

Local: plataforma online Zoom.

Link: https://us02web.zoom.us/j/3794956053?pwd=U0EzU1ZhWm5INURVVVlEUTNVQVQwQT09

ID da reunião: 379 495 605
Password: 1234

Um evento que vai reunir jovens ativistas, associações e movimentos ambientais e de mudanças climáticas de diferentes pontos do país na discussão sobre jovens e mudanças climáticas, assim como a consciencialização do seu papel na participação ativa desde a fase da consulta pública, elaboração e implementação das políticas climáticas de mitigação e adaptação a nível local, nacional e, consequentemente o impacto dessas políticas a nível internacional.

Contamos com a participação de todXs!

19/11/2020

La verdadera revolución comienza cultivando tus propios alimentos.

15/11/2020

– A Horta Comunitária é um projeto que já foi idealizado e que está a arrancar. Numa primeira fase pretendemos cultivar o espaço que o Pilorinhu dispõe ao seu redor e com isso garantir a dieta alimentar para o espaço.
Numa fase posterior, a ideia é transformar o espaço das lixeiras da comunidade (que têm sido limpadas por nós) e garantir uma produção massiva de fruta, legumes, etc…Trata-se no fundo de criação de uma consciência ambiental a nível comunitário e permitir um maior equilíbrio alimentar possível a partir de criação de hortos caseiros

11/11/2020

A coordenadora do Projeto Horta Nha Kaza, Gisseila Garcia, participa hoje, dia 11 de Novembro, às 19 horas, no Painel de Hortas Comunitárias - PRAÇA NHO JON- iniciativa OUTROS BAIRROS.

Desde o ano de 2019 a Iniciativa OUTROS BAIRROS, promovida pelo MIOTH – Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Cabo Verde, nasceu para realizar a reabilitação de três zonas na periferia da cidade do Mindelo a partir do modo de vida da população local.
Esta acção, que se pretende transgressora, capaz de questionar os modelos vigentes e de se relacionar com os constrangimentos que as práticas utilizadas encontram, entendendo o território como uma área de potência, tornou-se este ano visível, através da realização das primeiras obras e da concretização de projectos paralelos que trataram a música, a agroecologia, o audiovisual e o gênero.
Praça Nho Jon alarga uma prática inciada há um ano no Alto de Bomba, as quartas-feiras de conversa na Praça Nho Jon, para, desta forma, criarmos novas cumplicidades entre nós próprios, os moradores e aqueles que, mesmo de longe, se foram juntando e, assim, reflectirmos sobre um agora que nos dará outros sentidos ao futuro.

10/11/2020

Campanha de recolha.

Estamos em tempos de pandemia e este recipiente está indo pro lixo em grande quantidade.

Por isso atravez desta publicação estamos fazendo uma consciencialização no sentido de recolha destes recipientes de alcool gel (500ml) para usarmos num projeto a decorrer.

Seja você uma pessoa individual ou uma empresa não deite este reciepiente no lixo, guarde e entre em contato connosco que façamos a recolha.

Endereço

Cidade Da Praia
Praia
7601

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Projeto Horta Nha Kaza publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Projeto Horta Nha Kaza:

Compartilhar

Categoria


Outra lojas de animais em Praia

Mostrar Todos

Você pode gostar