16/12/2019
Pelagem do Pastor Alemão
O cão Pastor Alemão possui pelagem dupla: sub-pelo e sobre-pelo.
A quantidade se sub-pelo varia conforme a estação do ano e o tempo de vida ao ar livre, mas deve estar sempre presente, a fim de protegê-lo do água, temperaturas extremas e insetos. A sua ausência é considerada é considerada como falta e como tal punida.
O sobre-pelo apresenta-se em três tipos:
PELO RIJO NORMAL: neste tipo, ideal, o sobre-pelo é o mais denso possível, composto de fios retos, duros e bem deitados ao corpo. A cabeça inclusive, interior das orelhas, partes interiores das pernas, patas e dedos são providos de pelos mais curtos e menos ásperos. Já no pescoço a pelagem é levemente mais comprida e forte. Nos membros dianteiros e traseiros os pelos são, em suas faces anteriores, levemente mais curtos e bem deitados ao corpo, alongando-se e elevando-se para as faces posteriores em extensão aos metacarpos e jarretes, chegando, quando nas coxas a formar calças moderadas.
O comprimento neste tipo varia levemente na média dos 5cm todavia o muito curto, chamado de rato ou de topeira, é indesejável.
PELO RIJO COMPRIDO: os fios são mais alongados, nem sempre retos e antes de mais nada não bem deitados ao corpo. Na parte inferior das orelhas e em suas faces posteriores, já bem mais alongados e delicados, formando por vezes tufos. Nas faces posteriores dos membros, assim como na interior da cauda, pelo seu alongamento, chegam a formar bandeira e quando nas coxa, densos culotes. O tipo de cauda é sempre tufado. Esse tipo de pelagem não se apresenta com a mesma resistência da normal, razão porque é indesejável.
PELO COMPRIDO: é bem mais alongado que o precedente, mais sedoso e ondulado, repartindo-se normalmente em dois ao longo da linha de dorso, caindo para os flancos. Falta geral de sub-pelo, com exceção, às vezes, de leve presença nos flancos.