29/11/2022
A crioterapia é um método que trabalha com baixas temperaturas, é empregada principalmente na reabilitação de cavalos atletas com traumas teciduais.
Quando um cavalo sofre uma lesão, vários processos fisiológicos têm início de maneira automática. A cascata de inflamação é um deles, gerando uma alteração nos capilares, bem como a sua congestão, a partir do edema formado. Como consequência, temos a redução da oxigenação das células saudáveis próximo da lesão, ocasionando uma segunda lesão por hipóxia.
A crioterapia, pode auxiliar em diversos processos inflamatórios. Então, separei 5 benefícios da sua utilização, na intenção que vocês possam conhecer um pouco mais dos efeitos dessa técnica:
1️⃣ Atenuação da hemorragia e uma menor formação de edema por causar diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos (vasoconstrição);
2️⃣ Redução dos sinais de inflamação;
3️⃣ Diminuição do metabolismo celular, o que acarretará o aumento da taxa de sobrevivência das células saudáveis em hipóxia;
4️⃣ Menos irritabilidade das terminações nervosas livres e aumento do limiar de dor, proporcionando um processo conhecido como analgesia no animal.
5️⃣ Preservação de lesões secundárias porque acaba contendo a área de lesão, fazendo com que não haja colonização para os tecidos sadios ao redor.
Me conta aqui nos comentários, você já conhecia esses benefícios?