26/01/2023
Como educar um cachorro em situações sociais?
Interações sociais
É normal o cachorro ficar enérgico e animado quando conhece uma pessoa nova. A maneira mais comum dele demonstrar isso é com pulos sobre os outros. Porém, nem todos ficam confortáveis com essa ação. Então, para ensiná-lo a não fazer isso, você pode colocá-lo de volta ao chão gentilmente.
Usar a palavra “não” também é um bom jeito do pet saber que não pode fazer algo. Sempre que ele ouvir esse comando, vai entender que deve parar com determinada ação. Quando o comportamento inadequado cessar, recompense-o com petiscos ou carinho.
Alguns cachorros possuem o hábito de latir muito com a aproximação de desconhecidos. Essa atitude costuma ser uma tentativa de chamar a atenção. Por isso, diante dessa situação, evite ser atencioso e deixe-o perceber que a ação não gera o efeito desejado.
Passeios na rua
Nos momentos de passeio, deixe a guia mais frouxa. Dessa forma, você não puxa o pet e vice-versa. É normal ele acelerar quando encontra algum cachorro na rua. Quando isso acontecer, segure com firmeza e pare de andar ou caminhe na direção contrária.
Assim, após um tempo, o pet vai perceber que se comportar de forma inadequada faz o passeio e a diversão acabar mais cedo. Procure não arrastá-lo, mesmo que ele seja teimoso e não atenda aos seus comandos prontamente. Essa ação pode machucar o bichinho e deixá-lo ainda mais irritado.
Visitas
Se o cachorro sempre tenta morder você ou as visitas, atente-se a essa dica! Uma forma simples de como treinar o filhote para não morder é simular que sentiu dor. Ao fingir que a mordida machucou, é possível que o cão entenda como é ruim essa atitude e pare de fazê-la.
Quando houver visitas, recorra aos brinquedos para pet. Dedique alguns instantes para mostrar que os itens estão ali para serem mordidos. Assim, a atenção do pet costuma se voltar para os artigos, não para os visitantes.