31/10/2023
Nos dias mais quentes, poder usar a piscina em casa é uma vantagem e tanto.
Contudo, por causa do alto volume de água das piscinas, cada vez mais aumenta a necessidade de economizar. No entanto, o motivo não é apenas a economia na conta, mas também a preservação do meu ambiente.
Por isso, trouxemos essas dicas para ajudar você a economizar água da piscina.
- Verifique a existência de vazamentos: muitas vezes, um pequeno vazamento pode passar despercebido e acarretar no desperdício de água. Por isso, verifique periodicamente se não há vazamentos e outros pontos de fuga de água.
A cada mês, faça uma inspeção geral na piscina, averiguando possíveis rachaduras e fissuras nas paredes e no fundo do recinto.
- Reduza a evaporação para economizar água: sempre que a piscina não estiver sendo utilizada, é recomendado utilizar uma lona para cobrir ou capa protetora plástica ou térmica para proteger a água.
Essa medida, decerto, é capaz de reduzir em até 90% a evaporação da água, algo que ocasiona a perda de até 3 mil litros de água mensalmente.
- Ao encher a piscina, cuidado com o transbordo!: fique sempre atento ao momento de encher a piscina com água nova. Qualquer descuido pode fazer com que ocorra o transbordo, ou seja, excesso de água da piscina, que se derrama pelas bordas.
- Manutenção de bomba e filtros: O bom funcionamento da bomba e dos filtros garante a qualidade da água. Por isso, é importante mantê-los sempre em perfeitas condições, fazendo revisões regulares.
Esses itens, além de causarem desperdício e comprometer a qualidade da água quando não estão funcionando corretamente, também aumentam o consumo de energia.
- Limpeza com cloro para piscina: mantenha sempre a limpeza em dia por meio da filtração e mantendo a água própria para o uso. Além disso, você pode fazer a limpeza física da água, retirando as sujeiras com ajuda de uma peneira. Ajustar a alcalinidade, o pH e o cloro sempre que necessário, além de aspirar a sujeira do fundo, também são algumas formas de manter a piscina limpa e, consequentemente, trocar menos a água.