17/01/2024
DONO DE DIVERSOS APELIDOS, O DACHSHUND É UM EXCELENTE COMPANHEIRO COM RAÍZES DE CAÇADOR
Inicialmente um cão de caça — que dá origem ao seu nome — o cachorro Dachshund atualmente é um excelente parceiro para companhia. Corajosos, os salsichas, como também são conhecidos, são curiosos e podem passar horas entretidos se começarem a farejar algo interessante, fazendo jus a sua origem.
Além de diversos apelidos, para tutores que estão interessados em adotar um cãozinho desse na família, é importante saber quais das três opções de tamanho (Kaninchen, Miniatura e Padrão) ou pelagem (pelo curto, pelo duro e pelo longo) há maior compatibilidade com a rotina familiar.
CONDIÇÃO FÍSICA
Os Dachshunds são cachorros enérgicos e adoram gastar sua energia procurado novos alvos para caçar ou se divertir com o seu tutor. Portanto, para que ele não acabe tendo sobrepeso por ficar muito tempo parado, é importante realizar atividades físicas com o pet.
Desde passeios ou até mesmo, se for possível, um espaço para que ele possa correr livremente sem riscos. Além disso, eles são animais que adoram a presença de pessoas e não costumam se dar muito bem com a solidão.
CURIOSIDADES
O Dachshund é uma raça com muitas variedades. Além das três opções de tamanhos e de pelagem, esses pets possuem uma vasta lista de nomes e apelidos. No Brasil, ele ficou conhecido como Salsicha ou Cofap. Já lá fora, ele também é chamado de Dackel ou Teckel.
O apelido Basset Cofap possui uma história curiosa. No início dos anos 90, quando a raça começava a ficar conhecida aqui, um Salsichinha estrelava comerciais publicitários da marca de amortecedor Cofap, o que resultou no início da popularidade dele por aqui.
ORIGEM
Apesar da hipótese de que o Dachshund pode ter surgido até 4 mil anos antes de nós, na época egípcia, a Alemanha é considerada como país de origem da raça, onde os cãezinhos existiam desde a Idade Média, período vivido entre os séculos V e XV. Na época, o cachorro foi criado no tamanho ideal para a caça de Texugos.
RECONHECIMENTO
Com o passar dos anos, o Teckel foi ganhando popularidade, em países como os Estados Unidos e a Inglaterra, principalmente após a rainha Vitória declarar sua paixão por cachorros da raça, tornando-a ainda mais popular no país.