16/01/2024
BORDER COLLIE, O QUE SABER SOBRE ESSA RAÇA?
Border collie é a raça ocupa o primeiro lugar no ranking mais conhecido de inteligência canina, elaborado por Stanley Coren. Contudo, além da inteligência, a raça tem um grande instinto protetor. Dessa forma, é uma raça que devido a sua inteligência e afeto, é relativamente mais fácil treinar. Ela se destaca quando o assunto é a capacidade de entender ordens e colocá-las em prática.
1- Características do Border collie:
A raça é famosa por descender de cães pastoreio que acompanharam povos famosos na história, como os romanos e os vikings.
Origem: Grã-Bretanha
Peso: 12-20 kg
Altura: 46-56 cm
Expectativa de vida: 10-17 anos
2- Cores da raça Border collie:
Há uma boa gama de cores que pode ser encontrada na raça border collie: preto, cinzento, castanho, vermelho, creme, azul, prata, branco, sable (um tom escuro e próximo ao preto), tigrado e com duas cores (normalmente preta e branca).
É raro ou praticamente impossível encontrar um cão dessa raça totalmente branco. Por outro lado, costuma haver sempre uma bela mescla de tonalidades em sua pelagem, que resulta em lindos desenhos por seu corpo. Essa combinação traz graça e leveza à raça.
3- Temperamento do Border collie:
Como a raça é extremamente inteligente, quando você direciona uma ordem, o cão logo a executa. A obediência faz parte do seu DNA. Mas quando ele se sente sozinho ou sem a devida atenção, pode se tornar um cão arredio.
Sua qualidade de pastoreio, quando não controlada, pode levá-lo a correr atrás de qualquer coisa, como pequenos objetos, carros, motos e outros, o que às vezes, pode ser perigoso. Os cães dessa raça, se apegam rapidamente às famílias, mas eles podem ser um tanto reservado com estranhos.
Geralmente ele se dá melhor com crianças mais velhas e também se socializa bem com outros cães, porém o outro cachorro deve gostar de ser alegremente perseguido, isso por conta do instinto de pastoreio da raça.
É importante estimulá-los desde pequenos a conviver em harmonia. Além disso, expor o filhote a diferentes situações, pessoas e animais ajuda a torná-lo um adulto capaz de lidar tranquilamente com as mais variadas situações.
O border collie é um cachorro muito ativo, cheio de energia e muito brincalhão. Dessa forma, é importante que o tutor tenha uma energia parecida com a da raça para poder acompanhá-lo nos mais diversos e divertidos momentos do dia.
Fonte: Dog Hero