29/12/2023
O mês de dezembro é o mês das festas de final de ano, e além de comidas típicas é tradicional que as pessoas soltem fogos de artifícios. Acontece que, os fogos de artifício são um grande problema para mães e pais de pets que sabem o sofrimento que o som causa nos animais. Tanto gatos como cachorros, possuem uma capacidade auditiva muito maior que a dos humanos, isso significa que eles têm uma maior sensibilidade a sons.
A Audição de cães é muito mais sensível à de humanos, por isso, ao ouvir o barulho ficam assustados.
Quando o pet se assusta, o primeiro instinto é correr e procurar um lugar seguro. É durante a fuga que muitos cães sofrem acidentes graves. As pessoas tem mania de deixar o animal amarrado, acorrentado, ao ouvir os barulhos eles tem o instinto de fuga e correm o risco de morrer sufocados com a própria coleira. Em outros casos, os cães arranham a porta pedindo ajuda e chegam a perder até as unhas.
É necessário criar um ambiente seguro para os pets. Fechar portas e janelas para abafar o som, deixar o animal solto, preparar um local seguro e aconchegante para o pet, e acima de tudo, mostrar para ele que ele não está sozinho. Confira algumas dicas para ajudar o seu pet nessas situações:
🚫 Não leve seu cão e/ou gato para onde haverá queima de fogos
🚪 Feche bem as portas e janelas para que seu pet não fuja
📺 Ligue a TV ou um rádio no volume máximo para abafar o som
🏚️Crie um refúgio para que seu pet possa se esconder e se sentir seguro
🐕 Evite deixar seu cachorro sozinho, faça companhia a ele e mostre que ele está seguro.
⚽ Deixe brinquedos que ele goste e se sinta entretido e calmo