08/03/2022
Diferente do que muito pensam, os Pitbulls estão muito longe da figura pintada sobre eles, são cachorros dóceis, brincalhões e extremamente carinhosos. Mas infelizmente levam uma fama de serem agressivos pelos motivos errados. Selecionamos alguns mitos e verdades para te ajudar a saber mais sobre essa raça tão injustiçada:
Eles sequer são uma única raça - VERDADE! ?
Pitbull é considerado o grupo que inclui o American Pit Bull Terrier, o American Staffordshire Terrier e outras raças semelhantes.
Pit Bulls são fáceis de treinar - VERDADE! ?
Extremamente fáceis de treinar. Tudo o que eles querem fazer é agradar o dono e aprendem facilmente os primeiros ensinamentos.
Não são confiáveis com crianças - MITO! ?
Eles protegem, zelam e brincam com os pequenos como ninguém. Não é por acaso que em muitos lugares do mundo, os Pitbulls são chamados de “cachorros-babá” por conta de seu jeito com crianças. Por serem super pacientes e lidarem bem até com estranhos, a raça de cachorro Pitbull é muito apegada à sua família e fará o possível para cuidar de todos que gosta.
São bons cachorros de guarda - MITO! ?
Apesar da reputação, a raça não é exatamente a mais recomendável para guarda. O motivo? Costuma confiar muito nos humanos e pode confundir um invasor com um amigo.
Pit Bulls são bons cães para apartamentos - VERDADE! ?
Apesar de Pit Bulls serem atléticos e adorarem sair para jogar e fazer atividade física, eles podem passar um dia inteiro dormindo no sofá. Eles não perdem muito pelo e se saírem 2 ou 3 vezes por dia para passear podem se adaptar a vida em apartamentos.
Pit Bulls não pode estar com outros cães e ou gatos - MITO! ?
Provavelmente o maior equívoco e maior mal-entendido quando se trata dessa raça. Com formação adequada e manejo, o Pit Bull pode aprender a viver em paz, na companhia de outros cães e gatos. É lógico que, nesse caso, a castração se faz necessária e tem que se evitar qualquer comportamento de disputa entre eles, pois em uma briga, eles certamente vão ganhar, pois são muito fortes.
Pit Bulls são bons para donos de cães de “primeira viagem” - MITO! ?
Embora esta raça seja fantástica com as pessoas, os Pit Bulls podem ser um desafio. Eles são extremamente fortes e atléticos e necessitam de atividade física e de socialização intensa.
Vale lembrar que independente da raça, todo cão pode ter desvio de comportamento quer seja de origem genética, racial ou mesmo de traumas de criação. O importante é ter bom senso e controle sobre o cão, sabendo identificar quando esse se torna agressivo, passando a oferecer riscos a outros animais e pessoas.