O Verde Cura

O Verde Cura Pagina Destinada a Ampliar o Conhecimento Sobre Plantas e Tratamento Natural em Geral. O Verde Cura!

09/11/2023
Muito além da fama, o chá de boldo também facilita a digestão, protege as funções do fígado, reduz os gases, possui ação...
05/05/2023

Muito além da fama, o chá de boldo também facilita a digestão, protege as funções do fígado, reduz os gases, possui ação laxativa leve e que ajuda nos casos de constipação intestinal (prisão de ventre), favorece a eliminação de toxinas do fígado e pode melhorar as respostas imunológicas do organismo.
Benefícios do boldo para a saúde

Os benefícios do boldo dependem da espécie utilizada, e incluem:

1. Estimular o funcionamento do fígado

2. Ajudar na perda de peso

3. Auxiliar no tratamento de problemas da vesícula

4. Melhorar a digestão

5. Auxiliar no tratamento da gastrite 

6. Aliviar os sintomas da intolerância alimentar

7. Melhorar o funcionamento do intestino

8. Eliminar fungos e bactérias

9. Ter ação antioxidante

10. Melhorar a ressaca 

Gostou? Segue a página que sempre tem posts novo

HomeSobre NósProgramasResultados APSTerapeutas APSE-booksPlantasBlogContatoLojaRomãROMÃ – Punica granatumVocê com cert...
04/05/2023



Home

Sobre Nós

Programas

Resultados APS

Terapeutas APS

E-books

Plantas

Blog

Contato

Loja



Romã

ROMÃ – Punica granatum

Você com certeza já ouviu falar da fruta romã mas o que pouca gente conta são os incríveis poderes medicinais desta planta! 

A casca da romã é bastante utilizada popularmente para os tratamentos de inflamações da garganta e da boca, problemas vaginais, como corrimento, candidíase e outras infecções.

O suco do fruto é utilizado para o tratamento da catarata e as cascas do caule e da raiz para combater vermes, diarreia e disenteria. 

Estudos mostram que a Romã não deve ser utilizada internamente em grande quantidade ou por períodos prolongados pois pode causar intoxicação grave no sistema nervoso, podendo causar paralisia dos nervos motores, levando à morte por parada respiratória. Por isso é preciso muita atenção e conhecimento para utilizá-la com segurança. 

Crianças menores de 12 anos não devem consumir e mulheres grávidas devem procurar acompanhamento médico. 

A romã tem ação antioxidante, tanto o suco do fruto, como os extratos de suas cascas foram muito eficientes no controle de radicais livres.

O suco do fruto, aplicado na forma de creme sobre a pele, teve bons resultados contra a despigmentação da pele. 

Os extratos da casca de Romã foram muito eficientes em reduzir a proliferação e o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, inclusive Leucemia, câncer de mama e próstata.

O uso do pó ou da tintura preparada com as cascas do fruto demonstraram controle dos níveis de colesterol, contribuindo no controle da obesidade.

O pó das sementes da romã reduz em até 50% o nível de glicemia no prazo de 12 horas. As flores demonstraram a capacidade de elevar o metabolismo de açúcares, evitando a hiperglicemia, ou seja, é uma opção para o controle da diabetes. 

No fígado, o extrato das flores de romã  demonstrou excelente ação protetora, inclusive contra substâncias cancerígenas, pelo prazo de 52 dias. 

O uso da casca da romã demonstrou capacidade de aumentar a eliminação de sais e cristais pela urina, reduzindo expressivamente a chance de formação de cálculos renais (cont. nos comentários)..

Chá de quebra-pedra trata de cólicas renais: aprenda a preparar.A médica homeopata Eloísa Cavassani Pimentel ensina a pr...
27/10/2022

Chá de quebra-pedra trata de cólicas renais: aprenda a preparar.

A médica homeopata Eloísa Cavassani Pimentel ensina a preparar o chá com as folhas secas da erva. Recomenda-se ingerir 1 litro por dia.
O chá de quebra-pedra pode ser utilizado no combate à cólica renal e para ajudar a eliminar pedras no rim. Deve-se ingerir 1 litro do chá por dia por no máximo 2 semanas. O ideal é que o chá seja tomado sem açúcar, pois o composto pode alterar as propriedades medicinais da planta.

CHÁ DE QUEBRA-PEDRA

Ingredientes - 1 colher (sopa) com as folhas secas de quebra-pedra
- 1 litro de água

Modo de preparo
- Ferva a água.
- Coloque uma colher com as folhas secas da quebra-pedra em um recipiente e despeje a água quente.
- Deixe em infusão por 10 minutos.
- Após isso, coe o chá e tome sem açúcar.

💚

Entenda para que serve o eucalipto1. Alivia a tosse2. Ajuda a expelir o muco3. Afasta insetos4. Faz bem para feridas5. F...
26/10/2022

Entenda para que serve o eucalipto

1. Alivia a tosse

2. Ajuda a expelir o muco

3. Afasta insetos

4. Faz bem para feridas

5. Faz bem para asma, bronquite e sinusite.

6. Inibe o crescimento do herpes.

7. Faz bem para a saúde bucal.

8. Alivia dores nas articulações. 💚
Gostou? Curte, comenta e compartilha.

O espinafre é um vegetal verde-escuro rico em vitaminas A, C e E, e compostos fenólicos, como luteína, zeaxantina e canf...
25/10/2022

O espinafre é um vegetal verde-escuro rico em vitaminas A, C e E, e compostos fenólicos, como luteína, zeaxantina e canferol, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce da pele e evitam o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, o espinafre possui também minerais como potássio e cálcio, necessários para a regulação da pressão arterial, e ferro, um mineral essencial para ajudar no tratamento e na prevenção da anemia.

Para obter os benefícios do espinafre, deve-se consumir cerca de 90g, 5 vezes por semana, o que equivale a cerca de 3,5 colheres de sopa desse vegetal cozido.

1. Melhora a saúde dos olhos
2. Previne a anemia
3. Controla a pressão arterial
4. Protege contra doenças cardiovasculares
5. Mantém os ossos saudáveis
6. Ajuda a emagrecer
7. Regula os níveis de açúcar no sangue
8. Mantém a saúde do cérebro
9. Fortalece o sistema imune
10. Retarda o envelhecimento
11. Auxilia no combate ao câncer

Gostou? Marca aquela pessoa especial que tambem precisa saber dessa informação maravilhosa. 💚

A origem do repolho remonta a tempos antigos, já que ele já era plantado milênios atrás no Egito. E embora muita gente n...
24/10/2022

A origem do repolho remonta a tempos antigos, já que ele já era plantado milênios atrás no Egito.

E embora muita gente não saiba, os benefícios do repolho são muitos, já que ele é um alimento altamente rico em vitaminas e minerais, além de ser um ingrediente praticamente indispensável em uma dieta de emagrecimento.
Embora ele seja famoso por gerar gases, na verdade o seu efeito pode ser exatamente o contrário. Isso porque ele é bom para o intestino devido à sua alta concentração de fibras. Para evitar a flatulência basta temperá-lo durante o seu cozimento com ervas carminativas. Algumas das mais utilizadas são gengibre, louro, hortelã, manjericão, cominho e erva-doce. Lembrando que ao permitir que o sistema digestivo funcione melhor ele ajuda a absorver nutrientes que possivelmente seriam desperdiçados caso o intestino não estivesse bem regulado. Além disso, as fibras conferem saciedade, acabando com aquela vontade de comer alguma coisa mesmo quando o corpo não precisa se alimentar.
Embora ele seja famoso por gerar gases, na verdade o seu efeito pode ser exatamente o contrário. Isso porque ele é bom para o intestino devido à sua alta concentração de fibras. Para evitar a flatulência basta temperá-lo durante o seu cozimento com ervas carminativas. Algumas das mais utilizadas são gengibre, louro, hortelã, manjericão, cominho e erva-doce. Lembrando que ao permitir que o sistema digestivo funcione melhor ele ajuda a absorver nutrientes que possivelmente seriam desperdiçados caso o intestino não estivesse bem regulado. Além disso, as fibras conferem saciedade, acabando com aquela vontade de comer alguma coisa mesmo quando o corpo não precisa se alimentar.

11 benefícios da couve para a saúdeVegetal Rico em vitamina C, vitamina A, fibras, antioxidantes e minerais como potássi...
23/10/2022

11 benefícios da couve para a saúde

Vegetal Rico em vitamina C, vitamina A, fibras, antioxidantes e minerais como potássio, cálcio e ferro, ajuda a prevenir e tratar doenças como anemia, câncer e pressão alta.

1- Melhora o sistema imunológico.
2- Possui poucas calorias.
3- Regula o intestino e melhora a flora intestinal.
4- Melhora a saúde dos ossos e dos dentes.
5- Previne o envelhecimento precoce.
6- Previne alguns tipos de câncer.
7- Reduz a retenção de líquidos.
8- Ajuda a reduzir os níveis de colesterol.
9- Ajuda a proteger o fígado.
10- Previne e trata a anemia.
11- Regula a pressão arterial.

Gostou? Mostra esse post pra quem precisa saber desse conteúdo.
💚

Guaco: Planta que possui excelente efeito expectorante e broncodilatadorIndicada para consumo, principalmente no inverno...
22/10/2022

Guaco: Planta que possui excelente efeito expectorante e broncodilatador

Indicada para consumo, principalmente no inverno, quando gripes e resfriados atacam

Ela possui as propriedades fitoterápicas que incluem desde uma ação broncodilatadora, expectorante. Ela alivia quadros de tosse, asma, bronquite e de mais doenças da via respiratória, devido ao seu composto cumarínico".

Além de ajudar a eliminar o muco causado por gripes e resfriados, o guaco também auxilia na redução de edemas e de peso, devido à ação anti-inflamatória da planta

Agrião: O salvador santo do pulmão.❤Suas folhas escuras são sinônimo de vitaminas e minerais! Sabor marcante, poucas cal...
21/10/2022

Agrião: O salvador santo do pulmão.

Suas folhas escuras são sinônimo de vitaminas e minerais!
Sabor marcante, poucas calorias, muitas fibras, Contém antioxidantes, como betacaroteno, zeaxantina e luteína, além das vitaminas A, C e do complexo B e ainda minerais importantes, incluindo potássio, cálcio, fósforo, e ferro.
Tem potencial descongestionante, digestivo e diurético. Ajuda também a prevenir a anemia, fortalece os ossos, reforça o sistema imunológico, e contribui para a boa digestão.

Ainda não ficou convencido? Pois saiba que, além de saudável, ele é ingrediente e tanto para molhos especiais, sanduíches, refogados, sopas e cremes.
💚

Top 10 orquídeas mais raras do mundo.1 – A Orquídea FantasmaA Orquídea Fantasma foi descoberta na Grã-Bretanha em 1954. ...
20/10/2022

Top 10 orquídeas mais raras do mundo.

1 – A Orquídea Fantasma
A Orquídea Fantasma foi descoberta na Grã-Bretanha em 1954. Elas só foram vistas 11 vezes desde esta data, o que a torna uma das flores mais raras do mundo. Seu nome em latim é Epipogium aphyllum

2 – Amarelo e Roxo Lady Slippers
Responda-me rapidamente, quantas vezes você viu na natureza a combinação Amarelo e roxo numa flor? Amarelo e Roxo Lady Slippers é um membro muito raro da família das orquídeas que são encontradas na Europa, principalmente em Londres, onde uma Lei específica as protegem. Amarelo e Roxo Lady Slippers é uma das flores mais caras do mundo

3 – Orquídea Borboleta de Hochstetter
A Orquidea Borboleta de Hochstetter é das mais raras da Europa encontradas nos Açores. Ela foi documentada pela primeira vez em 1838, pelo botânico alemão Karl Hochstetter, quando visitou seis das nove ilhas açorianas em 1838 e apareceu ilustrada em uma revista de 1844.

4 – Raiz de Coral de Coleman

A deslumbrante e misteriosa Raiz de Coral de Coleman é encontrada apenas nas montanhas de Santa Rita, no sul do Arizona. Coleman’s coralroot ou Hexalectris colemanii é um verdadeiro mistério, mesmo para cientistas que ainda não encontraram o modo como as flores são polinizadas.

5 – Orquídea Chinelo de Rothschild

Conheça a orquídea mais cara do mundo – Paphiopedilum rothschildianum ou conhecida como Orquídea de chinelo de Rothschild.

Esta orquídea também é conhecida como Orquídea Sumazau porque as longas pétalas laterais de flores são como os braços abertos do dançarino de Sumazau, a dança tradicional mais popular de Sabah.

O que a torna tão cara é o fato de que é extremamente rara, leva cerca de 15 anos para crescer e florescer e, obviamente, é de tirar o fôlego.

6 Boca do Dragão Dragon’s Mouth
A boca do dragão ou Swam-pink (nome latino Equisetum telmateia) é uma orquídea terrestre muito rara que pode ser encontrada em pântanos e outros lugares úmidos nos EUA orientais, América do Norte e Canadá do Leste.

É uma bela orquídea por causa de suas deslumbrantes cores rosa quente e sua forma. É uma orquídea linda e sem folhas que cresce até 15 cm e forma grandes flores rosa / roxo com cristais amarrados brancos e amarelos

7 Sky Blue Sun Orchid

Thelymitra jonesii é um membro criticamente ameaçado do gênio Thelymitra também conhecido como “orquídeas solares”.

Elas são chamados de “orquídeas solares” porque abrem suas flores somente quando a água está quente. Thelymitra jonesii ou conhecida como a orquídea de sol azul-céu é encontrada apenas na Tasmânia.

8 Orquídea de Havaí

Platanthera Holochila é uma espécie de orquídea rara conhecida pelo nome comum Hawaii Bog Orchid. É endêmico do Havaí.

Esta orquídea com franjas é uma das três espécies que podem ser encontradas no Havaí. Suas folhas verdes pálidas são em forma de ovo, as flores amarelas esverdeadas ocorrem em espigões abertos.

Seu nome em latim é Platanthera holochila, o que significa que é parte do gênero Platanthera. As orquídeas deste gênero também são conhecidas como orquídeas de borboletas.

9 Orquídea de touro
Dendrobium taurinum também é conhecido como orquídea de touro por causa de suas pétalas torcidas e de chifre. Elas são encontrados em cores verdes, roxas e brancas. O tamanho da flor varia de 5 a 6,5 ​​cm . Encontra-se nas Filipinas e na província indonésia de Maluku.

10 Orquídea de três pássaros

A orquídea de três pássaros (Triphora trianthophora) é uma orquídea incomum de florestas decíduas que se estendem em grande parte da América do Norte central e leste.

O nome comum, orquídea de três pássaros, é atribuído à semelhança da flor com três aves em vôo. O nome científico, trianthophora, significa “suportar três flores”, que se refere ao número típico em cada planta.

Estas orquídeas raras são pequenas ervas perenes com hastes roxas e pequenas folhas verdes. Suas flores abrem uma única manhã e são de cor rosa pálido com cristas verdes no lábio.

Adenium é um gênero de planta com flor na família Apocynum, Apocynaceae, descrita pela primeira vez como gênero em 1819....
19/10/2022

Adenium é um gênero de planta com flor na família Apocynum, Apocynaceae, descrita pela primeira vez como gênero em 1819. É nativa da África e Península Arábica.
A Rosa do Deserto ou Adenium deve ser regada, mas não deve ser mantida em terra ou substratos encharcados e se faz altamente recomendável o uso de substratos de alto poder de drenagem, como por exemplo, substrato de fundo de rio, a Rosa do deserto deve ser cultivada em vasos e ambientes ensolarados com temperatura mínima de 10 graus. A Rosa do deserto tem plantios semelhantes aos cactos e como o próprio nome sugere se adapta muito bem a exposições a climas de baixa umidade. Gostou? Tem uma? Sabia dessas características? Compartilha com a gente sua opinião nos comentários. 💚

30/09/2022

Não podemos jogar para baixo do tapete o acerto de contas com o passado: devemos rejeitar o Marco Temporal e reafirmar os direitos dos povos indígenas.

18/05/2022
O Que É Agrofloresta ou Sistema Agroflorestal? 🍀💚
15/05/2022

O Que É Agrofloresta ou Sistema Agroflorestal? 🍀💚

O Que é Liofilização?Aprenda mais sobre essa técnica que conserva por longa data, frutas, legumes, verduras, ervas medic...
12/05/2022

O Que é Liofilização?
Aprenda mais sobre essa técnica que conserva por longa data, frutas, legumes, verduras, ervas medicinais e muito mais!

Quem São os Óleos Essências?Conhecer Sobre Plantas Medicinais, Seus Derivados, Aplicações e Formas de Manipular é Essênc...
12/05/2022

Quem São os Óleos Essências?
Conhecer Sobre Plantas Medicinais, Seus Derivados, Aplicações e Formas de Manipular é Essêncial para a Sua Saúde!!

O que Significa 💚 ERVAS MEDICINAIS? 👉👉
11/05/2022

O que Significa 💚 ERVAS MEDICINAIS? 👉👉

11/05/2022
10/05/2022
Cannabis Sativa.Existia em 1900, mas um paciente curado é um cliente perdido, e eles tiveram que banir...′′Até 1833 a Ca...
10/05/2022

Cannabis Sativa.
Existia em 1900, mas um paciente curado é um cliente perdido, e eles tiveram que banir...
′′Até 1833 a Cannabis Sativa era a maior cultura agrícola do planeta, desta planta podia-se obter um número de diferentes produtos, pois a planta de cânhamo tem a fibra natural mais resistente do mundo. Dela você poderia obter tecidos, óleos, medicina e papel. Até 1900, a maioria dos têxteis eram feitos à base de cânhamo e cerca de 50 % dos remédios do mercado também, durante quase toda a segunda metade do século XIX. Mais de 25 mil produtos da sua celulose (desde dinamite até celofane) podiam ser obtidos.
Mas por volta de 1900 nos Estados Unidos começavam a aparecer notas marcantes nos jornais que chamavam a atenção para os perigos desta planta maldita, que deixava os negros loucos e os fazia tocar ′′ música do diabo ": estava a nascer o Blues.
E um paciente curado e que, além disso, pode se vestir, se alimentar e obter energia de uma planta, era um cliente perdido. Então, Cannabis ou Cânhamo foi banido em todas as suas formas. Não podia competir com as nascentes indústrias do algodão, alimentos processados e petróleo.
Com o passar do tempo foi chamada de ′′ ma*****na ", em alusão depreciativa para os mexicanos (os primeiros a levar esta planta para os EUA), que a consumiam fumando depois de suas extensas jornadas de trabalho.
Hoje, a substância que mais vidas leva no mundo (vence a AIDS, he***na, craque, álcool, co***na, acidentes automóveis, fogo e crime combinados) é o tabaco. No entanto, este recebe subsídios por parte do Estado em muitos países e até são utilizados fertilizantes radioativos para a sua produção.
O tabaco leva quase 8 milhões de vidas por ano a nível mundial; o álcool mais de 3 milhões. Até a cafeína é responsável por quase 10 mil mortes por ano, e outras 7500 vidas (só nos EUA) são cobrados analgésicos.
Se pensarmos, por exemplo, em viciantes, antes da cannabis, em graus de vício (segundo a própria Organização Mundial de Saúde) encontra-se a nicotina, o álcool, a he***na, a co***na, os analgésicos e o café. Quatro das seis substâncias mencionadas (às quais o açúcar poderia ser adicionado segundo novos estudos) são legais."
Aporte de Matias Boglione

Os benefícios do gengibre para sua saúdeOs benefícios do gengibre, que deve ser incorporado à alimentação diariamente e ...
10/05/2022

Os benefícios do gengibre para sua saúde

Os benefícios do gengibre, que deve ser incorporado à alimentação diariamente e é mais poderoso do que você imagina.

Quando nossas avós nos pediam para tomar chá de gengibre a fim de curar os sintomas da gripe, elas estavam certas. Natural da Indonésia, da Índia e da China e cultivada no Oriente há milhares de anos, essa erva funciona como aliada no alívio de diversos males físicos e psíquicos, tendo registro de sua utilização desde a Idade Média.
Funcional por suas substâncias bioativas, que trabalham a imunidade do organismo, esse rizoma nasce embaixo da terra e se desenvolve em ramificações horizontais, que o transformam em um alimento único e cheio de virtudes.
Além disso, auxilia na cura do mal do século – a depressão –, pois seus extratos ativam a circulação, dão ânimo e estimulam a expressão e a alegria. Com tantos benefícios, ele se tornou um componente indispensável na manutenção de uma vida saudável e feliz.
O poder da cura

Rico em vitamina B6, potássio, cobre e magnésio, o gengibre protagoniza muitas ações benéficas. De acordo com a nutricionista Roseli Ueno, de São Paulo, o ideal é consumir uma colher de sopa por dia desse alimento que é termogênico e, por isso, acelera o metabolismo, ajudando na digestão e no emagrecimento.
Ele ainda é afrodisíaco, um anti-inflamatório natural e antioxidante dos bons, evitando a liberação de radicais livres e o envelhecimento precoce das células. Contra febre e dor de garganta, um chá de gengibre, expectorante e descongestionante, faz maravilhas. Caramelize um gengibre fatiado (sem casca) com duas colheres de sobremesa de açúcar, depois acrescente três copos de água e ferva tudo junto.
Se quiser, adicione hortelã e canela à mistura! Outra boa sugestão – esta para gestantes e pessoas que costumam enjoar durante viagens – é mastigá-lo cru. Bastam alguns minutos e o bem-estar está de volta.
Pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, concluíram que a substância gingerol, presente no alimento, pode retardar o crescimento de tumores no intestino
🛑Não recomendo para gestantes até os 3 meses.
🛑 Não recomendo para pessoas com pressão BAIXA
🛑 Não recomendado em caso de úlceras

💚 Altamente recomendavel em casos de câncer (em especial do intestino e pulmão)

Quem São As Plantas Medicinais?💚🌱As substâncias encontradas nas plantas que permitem a cura ou tratamento de doenças var...
10/05/2022

Quem São As Plantas Medicinais?💚
🌱
As substâncias encontradas nas plantas que permitem a cura ou tratamento de doenças variam de espécie para espécie e normalmente estão relacionadas com a defesa da planta e com a atração de polinizadores. Essas substâncias, quando possuem ação farmacológica, dão à planta a classificação de medicinal.🌻

O que são PANC? Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são plantas utilizadas pelos nossos antepassados, rústicas...
20/12/2021

O que são PANC?

Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são plantas utilizadas pelos nossos antepassados, rústicas, adaptadas localmente, ricas em nutrientes, que vêm sendo esquecidas da dieta atual. “Hábitos alimentares cada vez mais globalizados e comidas processadas, aliam praticidade e baixo custo, porém, muitas vezes são uma combinação de vazio nutricional e de substâncias que não são alimentos, como conservantes e aromatizantes”, afirma a pesquisadora da APTA.

Para Cristina, a cultura alimentar local, o conhecimento tradicional aliado ao saber científico, a valorização e conscientização do uso de PANC são alicerces para que se tenha uma população bem nutrida e empoderada, utilizando sua biodiversidade local. “A soberania e a segurança alimentar e nutricional de uma população está associada a sua riqueza de culturas e biodiversidade”, afirma.

“A saudabilidade dos alimentos é uma das diretrizes propostas pelo governador Geraldo Alckmin para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. As pesquisas da APTA com Panc seguem essa recomendação ao incentivar o consumo de alimentos saudáveis, ricos em nutrientes”, diz Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A Planta Alimentícia Não Convencional (PANC) conhecida como major gomes tem produção considerada satisfatória, mesmo sen...
20/12/2021

A Planta Alimentícia Não Convencional (PANC) conhecida como major gomes tem produção considerada satisfatória, mesmo sendo uma espécie rústica, que não passou por domesticação. É o que aponta pesquisa desenvolvida pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) que avaliou o desenvolvimento e produção de biomassa da parte área do major gomes, com o objetivo de indicar o manejo fitotécnico da cultura e promover ganhos para os agricultores. O major gomes, também conhecida como beldroegão, maria gorda, bredo e cariru apresenta 100% a mais de ferro em suas folhas do que o espinafre cru, por exemplo, sendo uma ótima opção de alimentação para regiões carentes.

Segundo os dados levantados em experimento realizado no Polo Regional de Pindamonhangaba da APTA, a produção média de major gomes foi de 35,6 gramas por planta, em peso fresco, e 11,9 gramas por planta, em peso seco. Levando em conta esses dados, a produção média desta PANC foi estimada em 3,4 toneladas por hectare, em peso fresco, e 1,02 toneladas por hectare, em peso seco, com quatro cortes realizados dois meses após transplantio para campo das mudas. Os cortes foram realizados a altura de 20 cm, uma vez por mês.

“A produção foi satisfatória, considerando que se trata de uma espécie rústica, não domesticada, aliado ao fato de ser uma espécie perene, podendo-se dar mais cortes”, afirma Cristina Maria de Castro, pesquisadora da APTA.

De acordo com a pesquisadora, o aproveitamento de espécies alimentícias não convencionais com elevados teores nutricionais, como o major gomes, podem contribuir para a conservação e valorização de plantas não convencionais e para uma dieta mais rica e saudável.

O major gomes é uma espécie perene, rústica, que cresce espontaneamente nas beiras das calçadas, terrenos baldios, pomares e nas grandes cidades sob árvores, já que a planta que gosta de locais sombreados. Ocorre em várias regiões de zonas tropicais e subtropicais e, embora nativa da América, está sendo naturalizada em outras partes do mundo.

“Suas folhas são suculentas, de verde escuro intenso, ricas em nutrientes, principalmente ferro e potássio. São utilizadas como hortaliças na alimentação humana em algumas regiões, como na Bahia, na recuperação do estado nutricional causado pela carência de ferro. Pode ser consumida crua em saladas e suas folhas cozidas ficam saborosas em bolos salgados, recheio de panquecas, pastéis, omeletes e pães”, afirma Cristina.

Os projetos de pesquisa desenvolvidos pela APTA buscam promover políticas públicas focadas na pesquisa participativa agrícola e desenvolver novas modelos de sistema de produção com base agroecológica, considerando as especificidades regionais. A intenção é estimular as famílias rurais a permanecerem no campo, com qualidade e respeito ao seu conhecimento, com geração de renda e produção diferenciada.

“São pesquisas que buscam o resgate, a domesticação e propagação das PANC em sistemas agroflorestais e em plantio direto com adubação orgânica. A inserção das PANC na mesa dos consumidores é feita por meio da interação popular com o desenvolvimento científico e tecnológico, no âmbito de projeto de pesquisa com metodologia participativa”, explica Cristina.

As pesquisas envolvem transferência de tecnologias relacionadas ao manejo de PANC, propagação de sementes e formas de preparo dos alimentos. “Duas vezes por ano realizamos o ‘Saúde na Feira’, uma ação em feiras de municípios do Estado de São Paulo, em conjunto com produtores orgânicos e com uma chefe de cozinha que prepara para degustação da população. Além disso, prestamos assessorias com palestras e implantação de Hortas Demonstrativas, em escolas, para inserção de PANC na merenda escolar”, conta a pesquisadora.
Fonte: www.rualpecuaria.com.br

29/05/2021
27/04/2021
12/03/2021

www.agrofloresteira.com Espia nosso curso online em agrofloresta, pra aprender a plantar sua própria comida ↖️estamos também no Facebook e instagram: https:/...

09/03/2021

Você sabia que consorciando as plantas certas uma tende a cuidar da outra?
Elas se adubam, se cuidam e evitam pragas e crescimentos desordenados. Além disso, como no exemplo da foto você pode por exemplo usar os troncos de bananeira para fazer escadas, tecido, adubo e até palmito!
Não existe produção de lixo nem desperdício nesses tipos de sistema enfim, venham conhecer!!

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when O Verde Cura posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Pet Store/pet Service?

Share