01/09/2022
É muito comum que os tutores "premiem" o seu pet com um petisco quando ele faz coisas certas: xixi no lugar correto, parar de latir, entre outros.
Mas, o que talvez os tutores não saibam é que, na verdade, para os pets é mais valioso receber um carinho do que um petisco. Essa é a conclusão de um estudo conduzido por cientistas em Atlanta, nos Estados Unidos, e publicado em 2016 no jornal científico "Social Cognitive and Affective Neuroscience" (Neurociência Social Cognitiva e Afetiva, em tradução livre), ligado à Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Na primeira parte do estudo, os cães foram submetidos a um exame de ressonância magnética, para que a atividade cerebral fosse analisada, quando recebiam um petisco e quando recebiam um carinho dos seus tutores. Os cientistas notaram que, nas áreas do cérebro ligadas ao prazer, a atividade era igual ou maior ao receber um carinho do dono, em comparação a receber um petisco.
A segunda parte do estudo é ainda mais conclusiva: os cães eram colocados em um labirinto, com duas saídas. Em uma delas havia uma tigela com guloseimas e, na outra, estava o tutor do animal. O resultado você provavelmente já imagina: os animais preferiram os tutores e os chamegos que recebiam ao encontrá-los!
Não é difícil entender o porquê desses resultados. Pets percebem seus tutores como sendo sua família, e em boa medida, essa memória está ligada ao olfato. Ao sentirem o cheiro de seus tutores, as áreas do cérebro responsáveis pelo prazer, sensação de felicidade e recompensa são ativadas - e a escolha f**a fácil: "meu tutor é muito melhor do que um petisco!".
Manter seu melhor amigo bem alimentado, claro, é fundamental. Você pode também oferecer petiscos de vez em quando. Eles adoram! Mas não se esqueça de reservar um tempo para interagir e brincar. Acredite: para ele, nada no mundo é mais importante do que estar com você!