17/04/2021
Phyllomedusa nordestina
A Phyllomedusa nordestina é uma das espécies de anuros mais belas do Brasil. Descoberta em 2006 por CARAMASCHI, este lindo animalzinho da família Hylidae possui apenas 3,0 a 4,0 cm e apresenta uma linda coloração composta na sua maioria de verde limão, que cobre todo o dorso do animal, branco no abdome, e laranja com listras negras nas porções internas das patas traseiras e dianteiras.
Phyllomedusa nordestina (Caramaschi, 2006)
Elas possuem hábitos arborícolas e permanecem a maior parte da vida nos galhos das árvores, Durante todo o dia estes animais normalmente permanecem imóveis sobre folhas ou troncos com coloração idêntica a estas superfícies, Apesar da coloração verde ser o que mais chama atenção neste animal, ela têm a capacidade de praticar mimetismo, adquirindo diversos tons de verde (desde o limão até o verde-musgo) e alcançando até o marrom, de acordo com a superfície onde estejam. Esta capacidade de se mimetizar, aliado ao fato de se movimentarem muito lentamente num padrão parecido com os bicho-preguiça dos gêneros Bradypus e Choloepus, isto faz com que estas pererecas se tornem praticamente invisíveis aos seus predadores.
Mimetismo entre Phyllomedusa Nordestina
A herpetofauna brasileira é gigantesca, entretanto com políticas de educação ambiental deficientes (que não incentivam pesquisas e o desenvolvimento da ciência entre jovens, nas escolas e universidades), a falta de fiscalização, desrrespeito a natureza, etc. Nós estamos perdendo uma diversidade enorme de espécies, não só as Phyllomedusas que podem rapidamente entrar em extinção, mas como toda a nossa fauna. Por isso com atitudes pequenas, como a de fazer um “simples” blog de biologia tentamos conscientizar não apenas os alunos de Biologia da UFPI e sim todos, que com um pouco mais de respeito a natureza, seus filhos, netos, etc. poderão ter o mesmo prazer nosso ao ver uma simples Phyllomedusa no seu habitat natural.