20/10/2023
As doenças de cascos em bovinos 🐄 são umas das principais enfermidades que acometem o rebanho brasileiro atualmente.
O desgaste do casco pode trazer prejuízos enormes ao produtor rural 👨🌾, uma vez que dependendo da gravidade da situação, pode até mesmo comprometer a locomoção do animal e acarretando assim dificuldade ao animal na busca por alimentos, gerando perde de peso.
Para ajuda-los a ficarem alertas a essa situação, hoje trazemos as principais doenças de casco em bovinos 👇:
⏩ Panarício Interdigital: a mais conhecida entre os produtores, é uma enfermidade infecciosa causada por bactérias. Ela pode ser observada em qualquer estação, porém, surge mais frequentemente no final da primavera e do verão e no início do outono.
⏩ Laminite: é um processo inflamatório que está diretamente ligada à ingestão excessiva de grãos, acometendo estruturas sensíveis da parede do casco do animal podendo resultar na deformidade permanente do casco.
⏩ Úlcera de sola: nesta situação, ocorre uma lesão na junção da sola com o bulbo, que por sua vez, se associam a uma zona circunscrita de hemorragia e necrose localizada.
⏩ Doença da linha branca: neste caso, há uma separação da sola e da parede da borda da sola dos animais. O cório é infectado a partir dessa fissura e em casos mais graves, pode afetar as articulações.
⏩ Podridão de casco: caracteriza-se como uma infecção necrótica de origem em lesões na pele interdigital, ela serve como porta de entrada para infecções.
É sempre importante ficar atento ao seu rebanho e qualquer sinal de anormalidade com o casco do animal, procure ajuda especializada para as melhores orientações. 😉