14/02/2022
Existem 3 tipos polivalentes de vacinas para gatos. Cabe ao médico veterinário determinar qual a melhor para o seu pet.
A primeira dose das vacinas para gatos contra a raiva deve ser aplicada ainda na fase de filhotes, por volta dos 4 meses de idade.
As vacinas para gatos do tipo polivalente V3 protege os felinos contra Panleucopenia, Rinotraqueíte e Calicivirose. A V4 inclui proteção contra Clamidiose e a V5 soma a imunização contra Leucemia Felina (Felv).
Em todas elas, a primeira dose deve ser aplicada entre 45 e 60 dias de vida. • Panleucopenia: Doença que provoca febre, vômitos, inapetência, prostração e diarréia. Pode prejudicar a coordenação motora de filhotes. É transmitida por meio do contato com animais doentes ou objetos contaminados.
* Rinotraqueíte: Provocada pelo herpesvírus, é uma doença altamente contagiosa e pode ser muito perigosa para os filhotes, com risco de óbito. Espirros, secreções nasais, rinite, salivação, conjuntivite, febre, falta de apetite são alguns dos sintomas.
* Calicivirose: Tem sintomas semelhantes à rinotraqueíte viral, mas causa úlceras na cavidade oral dos gatos.
* Clamidiose: Afeta os olhos do gato e, posteriormente, o seu sistema respiratório. Conjuntivite, corrimento nasal e ocular persistente, espirros, dificuldade respiratória, febre, falta de apetite, pneumonia e prostração estão entre os principais sintomas.
* Leucemia Felina (FeLV): Doença viral que atinge o sistema imunológico do gato, deixando o pet vulnerável à infecções, lesões na pele, desnutrição, cicatrização mais lenta de feridas e problemas reprodutivos. A contaminação se dá pelo contato com saliva, urina e fezes de animais infectados. Entre os sintomas, estão perda de peso, secreção nasal e ocular excessiva, diarréia persistente, imunodeficiência e tumores em células linfáticas.