25/10/2021
Olá, Caro Seguidor!
O blog 'Vida de Preá' acabou de divulgar uma nova dica!
Leia à Seguir:
Conhecendo melhor o Preá - Parte VI (Alojamento)
Olá, Caros Seguidores!
Hoje, trataremos do alojamento dos nossos porquinhos da índia.
Fontes (Além da experiência própria):
https://www.portaldosanimais.com.br/informacoes/tudo-que-voce-precisa-saber-antes-de-adotar-um-porquinho-da-india/ (Acesso: 09/10/2021 14h)
https://www.westwing.com.br/guiar/gaiolas-para-porquinho-da-india/ (Acesso: 09/10/2021 14h)
https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/dicas/2019-02-14/cercado-porquinho-india.html (Acesso: 09/10/2021 14h)
https://www.petlove.com.br/dicas/como-cuidar-bem-de-um-porquinho-da-india (Acesso: 09/10/2021 14h)
Para acomodar o seu porquinho da índia em sua nova casinha, existem duas opções: gaiola e cercado!
Ambas as opções tem suas vantagens e desvantagens, que serão apresentadas à seguir.
Nos dois casos, o tamanho do alojamento é proporcional à quantidade de animais que serão abrigados. Ou seja, quanto mais porquinhos da índia serão acondicionados no alojamento, maior ele deve ser!
Por outro lado, você deve avaliar também o espaço que você tem disponível em seu domicílio. Em outras palavras, você deve fazer essa avaliação antes de decidir quantos preás você terá!
À menos que você tenha adotado ou comprado fêmeas grávidas sem saber disso!
Já aconteceu comigo e, para complicar ainda mais as coisas, tanto as mães quanto os filhotes nasceram com problemas genéticos, dos mais variados possíveis!
De pedra (cálculo) na bexiga, passando por má formação craniana (manto craniano mais fino do que deveria) associada à hidrocefalia, até sinais de Alzheimer!
Então, tive que improvisar para cuidar de todos!
De qualquer forma, em espaços menores e/ou em situações onde crianças ou animais desconhecidos (pets de outras pessoas e crianças que não estão acostumados com preás ou mesmo animais considerados pragas urbanas, ratos de esgoto e pombas por exemplo, ou predadores), eu sempre usei gaiolas para acomodar meus porquinhos em locais de difícil acesso.
Já em locais maiores ou com riscos menores, meus preás sempre ficaram e ficarão em cercados.
Voltando aos alojamentos, outro ponto a se considerar é a convivência com animais de outras espécies e crianças.
Algumas crianças podem machucar os nossos amiguinhos por não saberem brincar com eles, outras, por medo, podem assustá – los e causar ferimentos por conta disso!
Os animais de outras espécies podem tentar atacá – los, como predadores ou por se sentirem incomodados com os pdis.
A partir dessas pré – condições, você pode escolher a gaiola para oferecer mais segurança, se for o caso, ou cercado, se você considerar que o conforto do seu pet supera os riscos.
Também é importante verificar o “piso” da gaiola e do cercado. Em nenhum dos dois casos deve – se usar grades metálicas (como essa). Elas podem prender e causar ferimentos sérios nas patas dos porquinhos. Então, prefira “pisos” lisos, preferencialmente, de plástico, como o fundo da gaiola ou equivalente (borracha por exemplo)!
Mais um item importante é a limpeza/conservação do abrigo.
No caso da gaiola, existem as opções de forrar o piso com granulado de madeira (não usar areia de ou cristais para gatos, é muito provável que o seu pet não se adapte e não reaja bem, já tive problemas com isso na oportunidade em que fiz o teste com os cristais) ou com o feno.
O granulado de madeira absorve melhor a urina, mas o feno ajuda a esquentar o animal e pode ser comido.
De qualquer forma, a gaiola deve ser limpa com frequência e estes materiais dever ser jogados no lixo e substituídos por uma nova porção em cada limpeza. Com os meus porquinhos, a limpeza era feita 2 ou 3 vezes na semana, a cada 2 ou 3 dias mais ou menos, de acordo com a quantidade de animais e a minha disponibilidade de tempo.
Além de remover o granulado de madeira, material que sempre usei, eu esterilizo o fundo da gaiola com álcool líquido 46º ou 70º, deixo agir por 1 ou 2 minutos, enxaguo com água corrente e deixo secar ao sol, quando possível.
Serragem, específica para gaiolas de roedores, também é uma opção (a limpeza funciona da mesma forma), mas eu não gostei da experiência com porquinhos da índia de pelagem branca, pois manchou o pêlo.
No caso do cercado, costumo forrar o chão com tapetes de flanela, de fibra natural (ou equivalente) ou passadeiras (parecidos com este) , os quais trocar com frequência, normalmente menor, e lavar os usados entre uma limpeza e outra.
Para finalizar, tanto no caso da gaiola quanto no caso do cercado, costumo cobrir, durante a noite, no inverno e em dias frios, o alojamento dos meus porquinhos da índia com um cobertor e fazer uma “caminha” com paninhos vendidos em quase qualquer pet shop para aquecê – los, afinal, são animais que não se dão bem com temperaturas baixas (menores que 24ºC , 25ºC).
Ufa, acabamos!
Perdoem o excesso de explicações e informações, mas o meu intuito é ajudar tutores menos experientes
Agradeço a atenção!
Até a próxima!
Está pensando em adotar um porquinho da Índia? De fato estes animais são adoráveis e despertam o nos