31/03/2022
Assim como nos seres humanos, a pele é o maior órgão do corpo dos cães e dos gatos. É por meio dela que acontece uma parte da percepção sensorial, controle da temperatura corporal, proteção imunológica, entre outras.
Na maioria das raças de cães e gatos, a pele é quase totalmente coberta por pelos, que acabam sendo a principal forma de proteção do pet contra os raios solares, assim como contra o frio.
O que muitos não sabem, porém, é que a pele pode também exibir importantes "sinais de alerta" sobre a saúde global do animal, já que os problemas dermatológicos são indicadores de doenças em outras partes do corpo.
Conhecer cada detalhe da pele do seu pet ajuda não só a detectar e tratar eventuais problemas, quando necessário, mas, principalmente, fazer um acompanhamento preventivo.
A dermatologia veterinária é uma especialidade muito importante na clínica veterinária, já que os casos dermatológicos representam boa parte dos atendimentos feitos aos pets.
O problema mais frequente é a dermatite alérgica, em decorrência de picadas de pulgas ou carrapatos. São muito comuns também as dermatites de origem genética e a hipersensibilidade alimentar. Além destes, a sarna, as micoses, alergias e fungos, também são frequentes.
As piodermites também são bastante comuns e, por serem infecções bacterianas, podem surgir como consequência de outras doenças, especialmente quando o animal está com a imunidade fragilizada.
Observe sempre a pele e pelos do seu pet. Se perceber regiões avermelhadas, inchadas, com bolinhas, coceiras, falha nos pelos, ou qualquer coisa diferente, leve-o ao médico-veterinário.
Somente um profissional especializado pode avaliar e diagnosticar os problemas, recomendando o tratamento ideal para cada caso. Não use por conta própria nenhuma pomada, remédios ou cremes desenvolvidos para humanos em seu animal.
Dê banhos com a frequência adequada e mantenha os pelos do pet sempre limpos e secos. Com amor, cuidado e um segundinho a mais de atenção durante os momentos de carinho, você poderá facilmente detectar alterações na pele e nos pelos do seu pet.