31/10/2021
Hoje vamos falar de um assunto sério:
FIV
Eu sou um gatinho que tem FIV - Vírus da Imunodeficiência Felina, sim é o equivalente ao HIV nos humanos, mas a FIV só se transmite entre gatos e através do sangue ou da saliva.
Em Portugal e em especial na zona onde fui encontrado quase todos os gatos de rua têm FIV.
Quando os meus "pais" me levaram à Veterinária pela primeira vez eles nem sabiam muito bem o que isso era, ela explicou e recomendou o teste, deu positivo.
E perguntou: "E agora o que querem fazer?"
A resposta foi: Vamos mantê-lo separado do Zanni.
Ela não estava às espera desta resposta e disse-me ao ouvido que eu tinha muita sorte, pois maior parte das pessoas que já têm um gato sem FIV, não aceitam ter em casa um gato infetado.
Eu sei a sorte que tenho, mas como o meu "irmão" é muito assustadiço, assim estamos separados e é melhor, faz-lhe melhor aos nervos e ele não corre o risco de eu lhe transmitir a doença. De vez em quando nós estamos juntos, mas é só um bocadinho e os pais ficam sempre a ver se não fazemos asneiras.
O chato de ter esta doença é que, assim como nos humanos, ela baixa o meus sistema imunitário e estou mais sujeito a infecções.
Mas desde que vivo com eles, com idas regulares à doutora, vacinas em dia e boa alimentação estou rijo que nem um pêro e nem me lembro que tenho uma "condição".
Isto não é um bicho de sete cabeças, adotem na mesma um gato se ele tiver FIV. 😻😽