19/09/2015
01.05.2015
PRONUNCIAMENTO D'EL MAGNÍFICO IMPERADOR EPAMINONDAS I, ÚNICO & TERMINATIVO, EM RESPOSTA ÀS INDAGAÇÕES FORMULADAS PELO SR CARLOS LEITE, EMBAIXADOR EXTRAORDINÁRIO E PLENIPOTENCIÁRIO DE EPALAND PARA A HÉLADE E ADJACÊNCIAS
Prezado Sr Carlos Leite,
Na condição de Embaixador é imprescindível que conheça em detalhes as informações relativas a EpaLand, para que possa dar ampla divulgação aí no velho mundo. Comecemos pelo começo (a coisa costuma andar melhor assim): houve menção ao Brasil na sua carta. Devo, antes de tudo, registrar que não temos relação nenhuma (exceto diplomática - e, mesmo essa, periclitante) com a terra papagalli. Fazíamos parte daquele país até novembro/2014, quando - munido de picaretões, marretas e britadeiras - desmembrei um pedaço de terra e fundei EpaLand, esplendor do hemisfério austral.
Éramos parte de um estado localizado na região sul do Brasil, chamado Paraná, governado por um janotinha de mi**da.
O pedaço de terra que descosturei f**a na borda leste do estado, e tem formato aproximadamente retangular (anexo a este pronunciamento vai o mapa).
O clima é subtropical, com verões quentes e invernos frios (planejo proximamente importar da Europa - ou de quem me oferecer preço melhor - um clima unicamente frio, mas por enquanto o clima é esse).
Curitiba, a capital, é conhecida agora como 'cidade-carranca', um nome auto-explicativo. Anteriormente, algum complexado, no afã de mascarar nosso mau-humor e antipatia, resolveu batizar o torrão como 'cidade-sorriso' (por essas e outras os psicólogos ainda têm trabalho).
Pois agora, empoleirada sobre seus coturnos, nossa capital é conhecida como 'cidade-carranca'. Não criamos essa intimidade instantânea que os silvícolas alegres do Brasil costumam estabelecer tão-logo esbarram-se uns nos outros. Não gostamos que nos encarem, exceto se alguma negociação de alcova estiver em curso. Cagamos para cortesias e mesurinhas.
Por fim, um esclarecimento sobre a sucessão: o registro 'único & terminativo', presente em todos os documentos reais, signif**a isto: a linhagem (digamos assim) que iniciei encerra-se em mim mesmo. Não haverá herdeiros. Após meu passamento, Epaland instantaneamente se auto-dissolverá e mergulhará nas trevas e na incerteza.