10/08/2021
• • • • • •
CIGARRINHA DO MILHO
🔹 A cigarrinha (Dalbulus maidis), é considerada cada vez mais importante na produção de milho por conta de sua ligação com a transmissão de vírus, e de bactérias molicutes. Essa característica faz com que a cigarrinha seja a principal responsável pela disseminação de duas doenças que impactam drasticamente na produtividade das lavouras: o enfezamento pálido e o enfezamento vermelho do milho.
🔹 INDEFICANDO A CIGARRINHA DO MILHO
➡ A cigarrinha ataca a cultura do milho especialmente em estágios iniciais, causando quedas significativas no rendimento de grãos. É difícil notar quando seus ataques ocorrem, mas é o modo como ela ataca que deve ser compreendido: quando a cigarrinha se alimenta da planta, ela deposita, através de seu estilete, os vírus e bactérias. E é nesse processo que a transmissão das doenças ligadas ao complexo de enfezamento é facilitada.
➡ O inseto mede aproximadamente 0,5 cm, possui cor branco-palha com duas manchas pretas na parte dorsal da cabeça e duas fileiras de espinhos ao longo das tíbias posteriores.
➡ Complexo de enfezamento
O enfezamento vermelho é causado pela bactéria molicutes Candidatus Phytoplasma asteris, e o enfezamento pálido, causado pela molicutes Spiroplasma kunkelii. Em ambos os casos os patógenos infectam plantas sadias por meio da saliva da cigarrinha no momento em que a mesma se alimenta da seiva.
👉 Procure sempre um profissional de sua confiança e habilitado assim é possível garantir uma produção com excelentes resultados!
------------------ ----------------------------- -----------
👉𝘾𝙪𝙧𝙩𝙞𝙪 nosso conteúdo? Clique no botão 𝙎𝙀𝙂𝙐𝙄𝙍