09/07/2021
CASTRAÇÃO 1
Diferente do que muitas pessoas pensam, a castração é um ato de carinho e cuidado com o seu animal. Muito comparam, principalmente quando falamos de machos, a castração do animal ao ser humano. Porém, diferente dos seres humanos, os animais não possuem consciência psicológica de s**o e órgãos se***is, ou seja, ao serem castrados, diferentes dos seres humanos, eles não apresentam comportamento relacionado a perda de identidade.
A castração trás vários benefícios a vida dos nossos animais, pois, ao longo da vida, as variações hormonais podem trazer problemas como tumores, alterações comportamentais, e até mesmo causar disseminação de doenças entre os animais.
CADELAS:
🐾 TUMORES DE MAMA: Na fase reprodutiva há aumento das glândulas mamárias (preparação para amamentação) - sem amamentação, não há troca correta das células. O aumento em conjunto com a troca incorreta aumentam as chances de tumores de mama, que possuem alto risco de metástase.
🐾PRENHEZ PSICOLÓGICA: quando o corpo se prepara para a prenhez e mantém os níveis hormonais de uma prenhez, fazendo com que a cadela “entenda que está prenha”, sem estar.
🐾PIOMETRA: infecção uterina causada pela abertura do útero durante a fase de cio, permitindo a entrada de bactérias patogênicas. Fêmeas mais velhas são mais propensas, devido a flacidez muscular do útero.
🐾 OVÁRIOS POLICÍSTICOS: como nas mulheres, esta patologia causa grande desconforto, além de aumentar a chance de tumores e piometra.
🐾 ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS: A agressividade e a marcação de território pode estar conectada a alterações hormonais. Além disso, cadelas não castradas podem fugir de casa para procurar parceiros.
🐾 PREVENÇÃO DE DOENÇAS: durante o cio, há queda do sistema imunológico, além disso, o contato direto com outros animais pode causar disseminação de doenças (inclusive venéreas).