19/07/2021
Hoje é o DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE e, apesar de muito se falar sobre a doação entre humanos, poucas pessoas sabem que seus PETS podem ajudar a salvar outros bichinhos da mesma espécie.
Por exemplo, cães e gatos que sofreram acidente com perda de sangue, em casos de anemias decorrente de alguma doença, ou mesmo havendo necessidade de outros componentes do sangue como plasma e plaquetas. Todos esses casos, os animais acometidos podem precisar de transfusão sanguínea, e dessa forma, dependem de uma doação de sangue.
Confira abaixo se o seu PET pode ser um DOADOR e ajudar salvar vidas:
- CÃES: para ser um doador o cão precisa ser saudável, com idade entre 1 e 8 anos, pesar no mínimo 25 kg, ter vacinação e vermifugação atualizadas, apresentar controle para ectoparasitas (pulgas e carrapatos), não receber medicações de uso contínuo para tratamento de alguma doença e nunca ter recebido transfusão sanguínea.
- GATOS: para ser um doador o gato precisa ser saudável, com idade entre 1 e 6 anos, pesar no mínimo 04 kg, ter vacinação e vermifugação atualizadas, apresentar controle para ectoparasitas (pulgas e carrapatos), não receber medicações de uso contínuo para tratamento de alguma doença e nunca ter recebido transfusão sanguínea.
Colaborou com este post médica veterinária responsável pelo serviço de hematologia da Endocrinovet. Dra Camila possui sólida formação em patologia clínica (residência), mestrado em laboratório clínico e Doutorado em Ciências pela em parceria com Instituto
A imagem possui uma linha reta e com cantos arredondados dividindo em duas partes (superior e inferior). A parte superior possui um fundo branco e em cima uma gota na cor vemelha e acima desta a parte de uma outra gota na cor vermelha (como se estivesse pingando). Está escrito DOE na cor VERMELHA. Já a parte inferior possui um fundo vermelho e o escrito na cor branca SANGUE. Logo abaixo está escrito HOJE É O DIA MUNDIA DO DOADOR DE SANGUE. Mais abaixo está a logomarca da Endocrinovet.