06/07/2023
06- dia mundial de combate as zoonoses -
Data em que Louis Pasteur realizou a primeira vacinação contra a raiva em um ser humano.
A saúde humana e a animal estão indissoluvelmente ligadas.
Zoonoses são doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos ou de humanos para os animais.
A transmissão pode ocorrer de forma direta ou de forma indireta, pode acontecer por meio de vetores como mosquitos e pulgas, por contato indireto com secreções, pelo consumo de alimento contaminado com o agente (viral, bacteriano, fúngico ou parasitário), entre outras.
Algumas das zoonoses mais comuns aqui no Brasil são: a Raiva, a Leptospirose, as Leishmanioses, a Toxoplasmose, a Esporotricose, a Febre Amarela, a Dengue, a Malária e a Doença de Chagas dentre muitas outras.
O médico-veterinário é um dos atores mais importantes na prevenção e no combate a essas doenças, assegurando assim a saúde da população humana e animal. Seu trabalho é fundamental para o desenvolvimento da humanidade no aspecto cientifico, nutricional, sanitário, agindo em perfeito equilíbrio com o meio ambiente e com os animais que aqui habitam.
Prevenção:
As ações de prevenção de zoonoses caracterizam-se por serem executadas de forma temporária ou permanente, dependendo do contexto epidemiológico, por meio de ações, atividades e estratégias de educação em saúde, manejo ambiental e vacinação animal.