15/11/2020
Humanização de cães ...
um grave problema que deve ser considerado como MAUS TRATOS por ir totalmente contra a natureza do cachorro !!!
Numa foto a Oxana, uma menina da Ucrânia que foi abandonada com os cães, pelos seus pais alcoólatras. Em seis anos de convivência com os cães, Oxana desenvolveu um repertório de expressão corporal e vocal canina que chega a assustar, tamanha a semelhança. Quando autoridades souberam do caso, os pais de Oxana foram presos e a Oxana passou a receber um tratamento com uma equipe de saúde multidisiciplinar. O médico de Oxana afirma que embora avanços tenham sido alcançados, o desenvolvimento social de Oxana sempre ficará comprometido, não podendo afirmar que ela se recuperará totalmente.
Na foto abaixo temos um cão humanizado em sua festa de aniversário.
Quando abordo vídeos do comportamento da Oxana em minhas palestras e seminários, as pessoas ficam revoltadas com os pais de Oxana e chocadas com o comportamento da Oxana, que mesmo sendo um ser humano, emite todo o repertório de um cão.
Por outro lado, ao mostrar vídeos de cães sendo humanizados, as pessoas dão risadas.
Isso é um fato interessante, pois só rimos daquilo que identificamos na nossa cultura, por isso rir da humanização é normal e se espantar com o caso da Oxana (zoomorfização) não. Pois um é aceito pela cultura e outro não.
No entanto ambos sofrem da mesma negligência e maus-tratos, tendo seus direitos de se manifestarem como espécies ceifados.
No caso da Oxana, seus pais foram presos. Mas lhe pergunto, e no caso desses cães?
Ou realmente vocês acreditam que maus tratos diz respeito a apenas aos casos grotescos de agressões físicas?
Vejo o mercado pet e ALGUNS treinadores com suas creches explorando a humanização vendendo festinhas de aniversários tal qual realizadas para humanos. Me pergunto como tal profissional aborda as questões tão frequentes sobre humanização e seus males em seus atendimentos comportamentais?
Questões essas que provocam uma série de problemas de comportamento para o cão, o dono e a sociedade.
A equipe multidisciplinar que acompanha a Oxana, relata que mesmo hoje com 30 anos, ela sempre terá dificuldades de socialização humana, haja visto que comparam a cognição dela a de uma criança de 6 anos.
Segundo eles, para que ela obtenha um avanço, ela terá que sair do comportamento imitativo para dar lugar a aprendizagem/cognição. Muitos avanços foram feitos, porém quando perguntam a ela o que ela gosta, ela que aprendeu a falar, diz: gosto de ser cão, de correr, latir e me molhar como cão.
Me pergunto....Teria a humanização e a não socialização, efeito similar nos cães?
Não sei, porém empiricamente as consequências que vejo no meu trabalho são desastrosas, tal qual análogos ao da Oxana, onde tais cães possuem enormes dificuldades de expressar e ler sinais comportamentais, com repertório de linguagem corporal confusa e na sua maioria são medrosos e reativos.
Termino afirmando! Humanizar animais É MAUS TRATOS!
Me choca tanto quanto me chocou o caso da Oxana, ver um cão sendo humanizado!
VAMOS REFLETIR E VAMOS MUDAR!
🔥🔥💀🔥🔥WAR DOG🔥🔥💀🔥🔥