05/01/2023
Vou falar de algo que poucas pessoas falam…piercing é feminino?
Nessa foto minha do ano passado eu usava um piercing argolinha no nariz, pois bem, passou um tempo e tirei. Vou te explicar porque.
Acontece que piercing pouco tem a ver com feminilidade e sim com elementos simbólicos.
Esqueça tudo o que você sabe e seu gosto pessoal sobre piercings (nariz, orelha, língua, umbigo…). Agora pense na sociedade em geral, pessoas de qualquer etnia, cultura, cor, região e religião. Na grandíssima maioria das vezes o piercing, como um elemento simbólico, comunica rebeldia, enfrentamento e fuga de padrão e rompimento social. Geralmente, quando colocamos um piercing estamos justamente buscando romper com um determinado padrão e buscar autenticidade.
A questão vai além de ser feminino ou não, eu achava super feminino o meu piercing, mas está relacionado a imagem que eu quero passar, ao que comunica aos outros (independente de que outro seja, um idoso, criança, adolescente, religioso, pagão, um muçulmano, protestante, católico).
Nenhum piercing passa credibilidade na sua imagem pessoal, menos ainda, profissional. E pode fazer com que pessoas se fechem a você antes mesmo de te conhecerem por quem realmente és.
Além de tudo isso, pode causar diversos problemas graves para a sua saúde. Basta pesquisar sobre os riscos. O meu mesmo vivia inflamando, mesmo com todos cuidados e sendo de ouro, me causando transtornos.
Quando entendi o que o piercing comunica removi o meu e segui me sentindo muito mais feminina, livre e profissional.
Mas usar um piercing, dependendo do tipo (umbigo, sobrancelha e língua não são bem vindos), não te torna menos feminina - apenas comunica uma mensagem de rebeldia e fuga de padrão.