25/03/2022
UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA 🕵️
⚜️A ultrassonografia abdominal nos pequenos animais é indicada em diversas situações, como nas consultas de rotina, principalmente se o animal apresentar predisposição à doenças relacionadas à idade, s**o ou raça ou estiver apresentado dor abdominal.
⚜️É um método de diagnóstico que tem como principal função avaliar de forma minuciosa e segura a cavidade torácica e abdominal, fornecendo informações valiosas e complementares aos exames físicos.
⚜️Utilizamos a US para avaliar todos os órgãos abdominais, mesentério e omento, peritônio e parede abdominal, bem como determinar origem e extensão de massas abdominais.
Conseguimos:
◽️ avaliar o tamanho, formato, contorno, posição e estrutura interna dos órgãos,
◽️ observar a disposição interna do conjunto e as condições gerais das paredes de órgãos cavitários, assim como a sua vascularização.
Obs: e tudo isso sem emitir radiação ionizante e de maneira não invasiva.
⚜️De modo geral, podemos citar como vantagens o fato de ser um exame em tempo real, indolor, não invasivo e que possibilita a visualização de objetos radioluscentes. E claro, oferece resultados bastante precisos quanto a alterações no organismo do animal.
⚜️Mas também apresenta algumas limitações: principalmente na avaliação de animais muito obesos; baixa sensibilidade para algumas doenças infiltrativas e não distingue lesão benigna e maligna.
Este tipo de exame exige de nós profissionais, mais do que habilidade com o aprelho.
⚜️É preciso um conhecimento apurado de anatomia topográfica e ultrassonográfica, fisiologia, fisiopatologia, efeitos das diferenças corporais, capacidade e limitação dos equipamentos.
⚜️Além de alto nível de destreza e coordenação dos olhos, e o conhecimento dos princípios de formação da imagem ultrassonográfica e dos artefatos gerados durante um exame.
Gostou deste conteúdo? Tem alguma dúvida? Deixa nos comentários ou me envie um DM 😉
Beijossss 🥰 😘