19/04/2022
Infelizmente, muitos cães não apresentam a saúde bucal ideal, sendo os das raças pequenas os que mais podem sofrer com isso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ao se alimentarem, alguns pedaços dos alimentos podem f**ar presos entre os dentes. Com isso, bactérias e saliva se acumulam sobre os dentes e formam uma película chamada placa dental. Caso não seja removida, a placa dental pode vir a se calcif**ar em pouco tempo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Isso ocorre porque as bactérias fixam o cálcio presente na saliva e geram cristais que, ao se acumularem, formam tártaros (cálculos dentários). Ele se forma e se acumula na coroa e, principalmente, na área de encontro com a gengiva.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com o acúmulo de tártaro, a gengiva começa a inflamar até chegar ao ponto de criar uma doença periodontal. Ela inflama os tecidos que dão sustentação aos dentes e, consequentemente, as bactérias começam a soltar toxinas que fazem o dente perder a fixação e cair.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Caso chegue a níveis extremos, pode haver perda óssea e, inclusive, fratura da mandíbula. A doença periodontal pode chegar a taxas altíssimas: cerca de 70 a 85% dos cães. E ela pode aumentar o risco de outras doenças como doença cardíaca e doença renal crônica.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para minimizar o surgimento de tártaro, além da escovação dentária, é possível recorrer a estratégias específ**as para manter a saúde bucal dos cãezinhos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Há alimentos feitos especif**amente para cães para reduzir a formação de tártaro e funcionam de duas formas: efeito mecânico e efeito químico.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No mecânico, o alimento tem tamanho e textura específicos para que, ao serem ingeridos pelo cãozinho, possam estimulá-los a mastigar a ponto do dente penetrar inteiramente antes do alimento se fragmentar. Isso cria um efeito mecânico por causa do atrito com as placas dentárias e deixa os dentes mais limpos, pois diminui a formação de tártaro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Já no efeito químico, o alimento é composto com ingredientes que se ligam ao cálcio da saliva e, consequentemente, limitam a formação das placas dentárias. Isso reduz a formação de tártaro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Portanto, é super importante que se fique sempre atento à higiene bucal do seu cãozinho. Afinal, prevenir é melhor do que remediar!