#naocompreadote
#castraréumatodeamor
#castrarsalvavidas
#naocompreadote
#castraréumatodeamor
#castrarsalvavidas
🐶Esse é um questionamento muito comum quando temos um cãozinho. E, por mais que os animais não tenham as mesmas capacidades cognitivas que um ser humano, é possível dizer que sim, o cachorro entende o que falamos. Não é mera especulação: uma pesquisa conduzida pela Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, chegou a conclusão de que os cães conseguem identificar algumas palavras que são ditas a eles. O estudo foi baseado no comportamento de 13 cães das raças Border Collie, Golden Retriever, Cão de Crista Chinês e Pastor Alemão.
.
🐶Durante a experiência, os animais foram observados por um aparelho de exame de imagem cerebral enquanto seus tutores diziam algumas frases para eles. Apesar da entonação influenciar fortemente na percepção dos cães sobre a comunicação, a pesquisa descobriu que eles conseguiam reconhecer palavras específicas (como comandos, por exemplo), que são processadas pelo hemisfério esquerdo do cérebro. Já as palavras que eles não reconhecem passam totalmente despercebidas.
.
🐶Além das palavras, o cachorro entende o que falamos também pelo tom da nossa voz. Assim, o comportamento canino varia de acordo não apenas com o que está sendo dito, mas também com a entonação das palavras. A mesma pesquisa demonstrou que é com a combinação desses dois fatores que os cães conseguem interpretar a nossa linguagem. Palavras repetidas diversas vezes com uma entonação positiva são associadas a uma coisa boa, enquanto que se essas mesmas palavras fossem repetidas com entonação negativa, o cachorro passaria assimilar aquilo como algo ruim. Por isso, além de simplesmente evocar palavras para o seu amigo de quatro patas, lembre-se de complementá-la com uma entonação adequada para a situação e aprenda a decifrar a linguagem canina para saber se o seu cãozinho conseguiu receber a mensagem.
#medveterinariabr #medicinaveterinariabr #melhoramigodohomem #caes
🐱Normalmente, a principal causa para um gato com anemia são as doenças infecciosas.
.
🤔Outras causas também podem estar associadas a essa condição, como as doenças renais crônicas e as doenças autoimunes. É por isso que o diagnóstico médico se faz tão importante. Além disso, hemoparasitoses também podem provocar a anemia em gatos, como micoplasma transmitido pela picada da pulga, as oriundas de reações adversas a medicamentos e as virais, como a FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina) e FeLV (Vírus da Leucemia Felina).
.
🐾Existem duas formas da anemia se manifestar no organismo dos felinos: a regenerativa e a não regenerativa. A primeira corresponde a um quadro em que é possível repor os glóbulos vermelhos, dentro do possível. Isso porque a medula óssea é capaz de produzir novas hemácias para substituir aquelas que foram perdidas. Já a anemia não regenerativa acontece quando a medula óssea não consegue produzir novos glóbulos vermelhos, ou quando essa produção é muito baixa.
.
❤Todo tutor percebe quando tem algo de errado com o seu gatinho. No caso da anemia felina, o bichano tende a ficar mais quieto e isolado, deixando até mesmo de brincar. Além disso, ele também costuma aparentar mais cansaço, com perda de apetite e as gengivas (mucosas em geral) ficam mais pálidas. A perda de peso também pode acontecer se os sintomas forem se agravando com o passar do tempo, assim como o surgimento de febre, taquicardia (batimentos cardíacos mais acelerados) e dispneia (dificuldade respiratória).
.
#medveterinariabr #medicinaveterinária #cats #gatos #veterinario #anemia
👉Também chamada de Síndrome de Cushing, a doença ocorre quando a hipófise, glândula responsável por produzir hormônios que regulam o funcionamento da parte endócrina do organismo, passa a não funcionar corretamente. O hiperadrenocorticismo atinge, principalmente, os cachorros idosos - os sintomas costumam ser confundidos com o envelhecimento natural dos animais. Sendo assim, é importante ficar atento a qualquer sinal de que algo não está bem com o cachorro.
.
O quadro é caracterizado pela produção ou administração excessiva de glicocorticoides e seus efeitos no organismo. Por exemplo, no caso de um cão saudável, a glândula hipófise produz um hormônio chamado ACTH que estimula a glândula adrenal a desenvolver o glicocorticoide, que é o hormônio responsável pelo funcionamento de alguns sistemas do organismo do animal. Nesse sentido, qualquer problema na glândula adrenal pode resultar no aumento de produção do glicocorticoide, resultando no desequilíbrio da produção do ACTH e, consequentemente, no hiperadrenocorticismo.
.
O hiperadrenocorticismo pode surgir devido a administração contínua de corticoides sem pausas ou diminuição gradual, quando há algum distúrbio adrenal primário - como um tumor - e quando há secreção inapropriada de ACTH.
.
Além da idade, existe outro fator que pode influenciar na predisposição do hiperadrenocorticismo canino: a raça do cachorro. Algumas raças são mais propensas a desenvolver a doença. No caso de produção inapropriada de ATCH, as raças mais atingidas são Poodle, Dachshund e Boston Terrier. Já no quadro de problemas nas glândulas adrenais, os cães da raça Yorkshire e Pastor Alemão são os mais afetados. Por fim, os animais da raça Labrador e Boxer costumam sofrer com o hiperadrenocorticismo devido à administração contra-indicada ou excessiva de glicocorticoides e outros medicamentos. Os sintomas mais comuns são:
• Aumento de apetite
• Sede excessiva e aumento do vol
🐾1- Não permite que o gato mantenha seu comportamento natural! Por ser presa e predador, o gato necessita ser silencioso. Ao fazer barulho, ele será descoberto rapidamente. Isso não vale apenas para gatos de rua que caçam pequenos roedores. Para os nossos gatinhos domésticos, ter esse barulho durante a brincadeira de caça com um ratinho ou mesmo com um fita, causa extremo estresse.
.
🐱2- Barulho contínuo pode levar a surdez! É uma forma do corpo se adaptar, bloqueando a audição para algumas frequências, para minimizar o estresse. Ou seja, seu gato pode ficar surdo por um simples guizo na coleira.
.
🐈3- Aumento da agressividade! Se até o Buda ficaria irritado com esse som o tempo todo, imagina o gato! Vamos pensar no gato dormindo (o que acontece pelo menos 15h por dia). Ele não pode mudar minimamente de posição, que já vem aquele bendito barulho. Mesmo que ele esteja em um sono mais profundo, com o barulho ele já acorda. Assim, ele fica mais alerta, descansando menos. Como consequência, ele fica mais irritadiço. Muitos casos de estresse e decorrente agressividade em gatos podem estar relacionados a esse bendito guizo. Já que a tolerância do animal fica mais curta!
.
🐾4- Estresse e mais estresse! Por também ser presa, o gato precisa passar desapercebido em locais que ele julga inseguros. Mas isso se torna absolutamente impossível quando tem um alarme pendurado no pescoço dele. Imagina aquela sobrinha felícia que ama agarrar o gato. Basta ela tocar a campainha que o bichano corre pro armário se esconder. Mas basta um leve movimento para a criança saber onde ele está. Acabou o sossego!
.
🐱5- Problema físicos! Com o aumento do cortisol contínuo (hormônio do estresse), pode haver uma imunossupressão. Ou seja, um gato muito estressado pode ficar mais doente, devido ao seu sistema imune estar mais deficiente. Doenças sérias, como as gastrointestinais, de pele e até cistite podem aparecer decorrentes ao estresse. Isso pode a
❤O cão vira-lata, também conhecido pela sigla de SRD (Sem Raça Definida) é amado por muitos e, ainda assim; segue como um dos animais que mais sofre com o abandono no Brasil nos dias de hoje. Defendido pelos amantes dos animais, esse cachorro ganha boa parte de sua popularidade, justamente, em função da sua natureza desconhecida – que faz com que seja único para quem tem um exemplar dentro de casa.
.
🐶Inteligentes, espertos e cheios de amor e carinho para dar aos seus tutores, os cachorros vira-lata ganham, hoje, cada vez mais destaque nas mídias – que se enchem de apelos e projetos especiais com o objetivo de diminuir os níveis de abandono dos cães sem raça definida; já que, embora a popularidade do vira-lata cresça, ainda são muitos os que preferem comprar cães de raça ao invés de adotar os que são frutos de misturas diversas.
.
🐾Outro fator muito importante de saber sobre os vira-latas é que: não é por ser um animal de raças misturadas que obrigatoriamente ele é um animal mais resistente que os demais.
.
🐕Esta lenda vem de muito tempo, pois, quando você adota um animal adulto e que passou toda a vida toda na rua, ou ele não teve encontro com vírus ou traumas que o levariam a óbito ou, de fato, ele é um animal mais resistente (e na ninhada dele, possivelmente, nasceram de 8 a 10 animais e somente ele sobreviveu).
.
👉Esse lembrete é fundamental para quem pensa em levar um vira-lata para casa; já que, em muitos casos, pelo simples fato de ser um animal de raça mista, as pessoas deixam de vacinar o animal e de ter os cuidados que teriam com um cão de raça específica por crer que o animal é mais resistente - e este pensamento é errado. ⚠️Portanto, mesmo que seu cão não seja de raça definida, é fundamental levá-lo regularmente no veterinário, além de vacinar e castrar o animal.⚠️
.
#medveterinariabr #medicinaveterinariabr #medicinaveterináriaporamor #melhoramigo #melhoramigodohomem #medicinaveterin
👉A saliva tem um papel importante no processo digestivo dos alimentos, além de umidificar e lubrificar a cavidade oral. É produzida por diversas glândulas, sendo as maiores as glândulas parótidas, sublinguais, zigomáticas e submandibulares, e transportada até a boca por meio de ductos específicos e individuais de cada uma.
.
🐶Alterações nas glândulas salivares não são comuns na clínica médica de pequenos animais, mas dentre elas, a mucocele, também chamada de sialocele, higroma salivar, cisto salivar e cisto melífero, é a mais comumente identificada de forma clínica em cães. Trata-se de um acúmulo de saliva em tecidos próximos aos ductos da glândula saliva, devido a lesões na glândula e/ ou nos ductos, levando ao extravasamento do conteúdo produzido e à inflamação da região afetada. As glândulas mais afetadas são as glândulas salivares mandibulares e sublinguais. O acometimento de mais de um tipo de mucocele (mucocele cervical, mucocele sublingual, mucocele faríngea, mucocele zigomática) em um mesmo animal é denominado mucocele complexa. Quando a mucocele ocorre na região sublingual é chamada de rânula.
.
🐾As causas dessa enfermidade ainda são desconhecidas (idiopáticas), mas, atualmente, traumas causados por corpos estranhos ou sialólitos (estruturas calcificadas que se desenvolvem nas glândulas ou em seus ductos) são reconhecidos como o principal fator para sua ocorrência.
.
🐕Atinge qualquer faixa etária e gênero, sendo cães machos de dois a quatro anos e Poodle Toy e Miniatura e Pastor Alemão os mais predispostos. É uma afecção rara em gatos.
.
#medveterinariabr #medicinaveterinariabr #medicinaveterináriaporamor #melhoramigo #melhoramigodohomem #medicinaveterinária #medvet #medicinaveterinaria
#medvetporamor
PARTE 2
🌹Azaleia e espirradeira têm uma substância que pode causar problemas digestivos e cardíacos nos cachorros. Os sinais mais comuns são: animal se recusa a comer, aumento ou diminuição da frequência cardíaca, diarreia persistente ou com sangue, dor abdominal, enjoo, vômito, perda de coordenação motora, desânimo e convulsões.
.
🌹O consumo de begônia por cãezinhos causa irritação e queimação na boca, língua e nos lábios, salivação em excesso, vômito e dificuldades de engolir.
Babosa é tóxica para cachorro
Ao ingerir babosa, o cachorro pode apresentar sinais como vômito, desânimo, diarreia, tremores e ter alteração na cor da urina.
.
🌹O princípio ativo tanto do bico-de-papagaio como da coroa de cristo são o mesmo e causa irritações na boca e no estômago do cachorro, além de vômito e sinais de irritação e coceira na pele. Os acidentes costumam acontecer com mais frequência perto do Natal, quando o bico-de-papagaio é muito utilizado na decoração.
.
🌹Poucas horas após o consumo de dama da noite, o cachorro pode ter náusea, vômito, boca seca, falta de coordenação motora, pupilas dilatadas e visão alterada, comportamento anormal, tremores e até convulsões (que podem durar dias).
.
🌹Pode ser bastante perigosa para os cachorros. As flores e as folhas do hibisco causam vômito, diarreia, náusea e perda de apetite.
.
🌹A ingestão da hortênsia para
animais, inclusive cãezinhos, causa boca arroxeada, dificuldade respiratória, vômito, dor abdominal, diarreia e convulsões.
.
🌹Existem muitas espécies de samambaia e, em todas, as folhas são tóxicas para cachorros, prejudicam a produção de glóbulos vermelhos e causam sinais agudos como sangramentos, pontinhos vermelhos pelas mucosas da boca, sangue na urina. Em casos crônicos, podem causar grave anemia.
.
🌹Tulipa é prejudicial para cães se ingerida em grandes quantidades. Pode causar alergia na pele, vômito, desânimo, diarreia e salivaç
🏡 Atendimento em casa!!
(41) 98483-7782
•Claro, seguindo todas as recomendações da Organização Mundial de saúde e biossegurança!❤ #atendimentoemcasa #emcasa #melhoramigo #medicinaveterinária #medvet #melhoramigodohomem #medicinaveterinaria #dogs #dogandcat #dog #doglife #cats #catlife #cat #animais #castraçãoemcuritiba #castracaosolidaria #follow4followback #followforfollowback #follow #castraréasolução #castra #castrarsalvavidas #castracao #medvetporamor