16/01/2024
Viajar com gatos pode ser uma aventura e tanto!
Segue algumas dicas para transportar seu gato em segurança e minimizar sofrimento e estresse para seu felino.
😻 Acostume seu gato desde filhote com a caixa de transporte. Deixa-a sempre acessível, como parte da mobília, com cobertinha e brinquedos. O tamanho deve ser adequado para que seu gato fique confortável durante todo o trajeto.
😻 No dia da viagem, coloque um tapete higiênico dentro e leve um extra, para evitar sujeira caso ocorra um xixi /cocô/vômito inesperado e leve pelo menos duas cobertinhas.
😻 Borrifar ferormônios sintéticos como Feliway® ou Serenex® na caixa de transporte 20 minutos antes pode auxiliar a deixá-lo mais tranquilo durante a viagem.
😻 Passe o cinto de segurança ao redor da caixa para evitar acidentes e evite movimentos muito bruscos com o carro.
😻 Mantenha a temperatura interna agradável e coloque uma música relaxante ou playlist para gatos. Sugestões: David Teie, Relax My Cat.
😻 Evite alimentar na véspera da viagem, mas tenha alguns petiscos para oferecer no trajeto. O churu é uma boa opção pois ajuda a mantê-lo hidratado.
😻 Se possível, tente viajar após garantir que seu gato já fez as necessidades diárias.
😻 Não esqueça de levar os pertences do seu gato: carteira de vacinação, alimento suficiente, potes de água e comida, areia sanitária, caixa de areia, caminha, brinquedos, etc.
😻 Ao chegar no destino, mantenha-o em local seguro até que esteja ambientado.
😻 E caso seu gato fique muito assustado ao sair de carro, converse com seu vet de confiança para verif**ar a necessidade de alguma medicação prévia para acalmá-lo.
😻 Se a viagem for de ônibus, contate a empresa previamente para as recomendações necessárias (tipo de caixa de transporte, valor da passagem para o gato, etc).
👉 Atenção: para viagens de ônibus sempre é necessário um atestado de saúde emitido pelo médico veterinário em até 10 dias antes do embarque. As vacinas devem estar em dia e a carteira de vacinação deve ser apresentada ao embarcar.