14/10/2022
Você sabia que o "Outubro Rosa" também é dedicado aos pets?
Este mês é dedicado à campanha, do movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa que é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Mas você sabia que cadelas e gatas têm câncer de mama assim como nós humanos?
Pois é, as pessoas acabam esquecendo ou não sabem que os pets também podem ter câncer de mama e sua ocorrência é tão alta quanto nas mulheres. Por essa alta prevalência, é preciso conscientizar os proprietários sobre a importância dos exames periódicos e do diagnóstico precoce da doença, pois quando o tratamento é prévio, as chances de cura aumentam significativamente.
São os tumores mais comuns em fêmeas de cadelas e gatas, em especial as adultas e não castradas. A exata causa que leva ao aparecimento do tumor de mama ainda é desconhecida, mas pode ser explicado pelo estímulo dos hormônios se***is estrógeno e progesterona sobre o tecido mamário, fatores como genética e até o ambiente podem influenciar no aparecimento da doença. Em cadelas, 50 a 60% dos tumores mamários são malignos, já em gatas esse número pode chegar a 90%. Então ao acariciar seu pet, verifique sempre as mamas: os primeiros mamilos normalmente são bem pequeninhos e ficam logo abaixo dos membros dianteiros. A cadeia mamária se estende até o final da barriga e normalmente é composta por quatro ou cinco pares de mamas.
O tumor pode se manifestar de diferentes maneiras: como um único ou vários nódulos espalhados pela cadeia mamária, de diferentes tamanhos e consistência. Com o passar o tempo, os nódulos crescem e podem levar a feridas na pele, dor, presença de secreção de leite e/ou um material escuro pelos mamilos. A melhor forma de detectar se algo está errado é simples: apalpando e olhando o animal.
Fonte: meumundodeideias.com