24/05/2022
__________
🤔 São afeções causadas por ácaros (parasitas) que podem acometer diversos hospedeiros, incluindo o homem. Causa prurido (coceira) de diferentes graus, vermelhidão ou em alguns casos enegrecimento da pele, queda dos pelos, entre outros sinais clínicos. Algumas são contagiosas e outras não. Vamos conhecer as principais? 👇🏽
🐶🐱 No caso dos cães e gatos, as mais comuns são:
1. Sarcóptica: mais comum nos cães, porém pode acometer os gatos também. É uma zoonose (transmitida aos humanos). Chamada de “escabiose”, pois o parasita responsável é o queridinho Sarcoptes scabiei.
2. Otodécica: famosa “sarna de ouvido”, acomete ambas as espécies, porém é mais comum em gatos. Um dos parasitas responsáveis é o Otodectes cynoytis, por isso o nome otodécica.
3. Demodécica: popularmente conhecida como “sarna negra”, é mais comum nos cães devido ao ácaro causador Demodex canis viver naturalmente na pele dos animais portadores, porém, pode acometer também os bichanos. É a única sarna que NÃO é contagiosa! 😉
4. Notoédrica: famosa “escabiose felina”, acomete mais os gatos, mas tanto os cães quanto os humanos podem ser afetados, o que torna a doença também uma zoonose. O parasita responsável é o Notoedres cati.
_________
👨🏽⚕️ Dr. Bruno | Médico Veterinário
📱 (17) 981007438
📧 [email protected]
📍 Olímpia e região