19/01/2024
Pessoal, essa época em que estamos:
☀️ calor dia +
☔chuva noite =
💦umidade +
🏞️locai próximos de mato/lagos =
🐸 época em que os sapinhos começam a nos visitar!
Mas por que? Os sapos têm hábito noturno e é durante essa época que absorvem parte do oxigênio pela pele, por isso precisa de ambientes úmidos, para troca gasosa. Outro fato de eles aparecerem em nossas casas é a presença de insetos/mosquitos/larvas, base da alimentação dos sapos.
Pela características desses hábitos noturnos, acabam na maioria das vezes, dificultando assim a identificação do início do aparecimento dos sinais clínicos do animal envenenado, pelo proprietário.
❌MITO❌
Sapos NÃO "espirram ou lançam" jatos de veneno.
Então, como os cães acabam se envenenando?❓
O risco de envenenamento dos cães, ocorre por eles serem curiosos por natureza, então eles vão "cutucar" o sapinho que está ali na dele, e ao fazer isso, eles vão dar uma"patada/cheirada/mordidinhas" liberando o veneno do sapo. Pois uma barreira de proteção externa da “pele” dos sapos é composta por glândulas e nessas glândulas encontram-se as vesículas (local que se encontra o "veneno").
E esse veneno então, só é liberado quando “apertarem” essas glândulas (como dito acima: através das mordidinhas/patadas).
O grupo mais comum nessas épocas e que podem causar esses envenenamentos nos nossos pets pertencem ao Gênero “Bufo”, conhecidos popularmente também: sapo-cururu ou sapo-boi.
Esse gênero dos “Bufo” são conhecidos por produzirem dois tipos químicos de toxinas: Aminas biogênicas e Derivados de esteróides (afetam SNC e coração, tanto estimulando ou baixando a atividade de ambos).
Devido a essas duas tipos de toxinas, os sinais que são inespecíficos podendo ser confundidos com intoxicações por pesticidas e etc.
Outros fatores que interferem nessas variações de sinais são:
*Espécie do sapo;
*Quantidade de veneno absorvido;
*Raça: braquicefálicos são mais sensíveis; e
*Porte do animal:porte pequenos absorvem maiores quantidades de toxinas.
E quando apresentado essas variações de sinais, são classificados, então, como:
📍Leve -> mucosa irritada/hiperêmica; muita salivação; incontinência f***l e inapetência algumas horas. Após logo se recuperam.
📍 Moderado-> sinais leves + vômito; + diarreia+ fraqueza; incoordenaçao + sinais neurológicos.
📍Grave: todos os sinais acima; alteração cardiovascular; edema e pode chegar a óbito se não tratado. (RAROS, pois a letalidade é BAIXA)
Se você viu, seu animal com sapo na boca, uma coisa que pode ser feita, até chegar no seu Médico Veterinário de confiança, é lavar MUITO BEM a boca do animal COM ÁGUA.
OBS: Essa pequena da foto é a pepita e essas alterações foram algumas das reações causadas pelo veneno