16/06/2023
Você conhece a IN 50/2013? A Instrução Normativa (IN) 50/2013, publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil, estabelece as doenças de notificação obrigatória em equídeos. Essas doenças devem ser notificadas imediatamente às autoridades competentes para a implementação de medidas de controle e prevenção.
Entre em contato com a Unidade Veterinária Local (UVL) do MAPA mais próxima, por telefone ou e-mail, informando sobre a suspeita ou ocorrência da doença. Você pode encontrar os contatos das UVLs no site do MAPA.
Forneça todas as informações relevantes sobre a doença, incluindo dados do proprietário do animal, localização, sinais clínicos, número de animais afetados, entre outros detalhes solicitados pela UVL.
Após a notificação, a UVL do MAPA tomará as providências necessárias para controlar a doença e prevenir sua disseminação, como quarentena de animais, restrições de movimentação, vacinação, entre outras ações.
Lembrando que é fundamental seguir os procedimentos específicos do MAPA e da UVL responsável pela sua região. As informações e orientações podem variar de acordo com a localidade e com a doença em questão. Portanto, é sempre recomendável entrar em contato direto com o órgão competente para obter as instruções mais atualizadas sobre a notificação da doença obrigatória.