REDE PNSE

REDE PNSE Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from REDE PNSE, Veterinarian, .

A proposta da auto-regulação estabelece que o interessado seja responsável em sua totalidade pelo seu ofício! Desta form...
20/06/2023

A proposta da auto-regulação estabelece que o interessado seja responsável em sua totalidade pelo seu ofício! Desta forma, o criador e apaixonado por cavalo passa a ser o ator principal na produção, nutrição e sanidade dos seus animais!!!! Vai colher todos os frutos!!!!! Mas apenas das sementes que plantou!
Seja responsável!!! Cuide da sanidade do seu animal!
Cuidado com eventos sem controle e fiscalização sanitária!!!

A medicina veterinária é primordialmente um serviço à humanidade. São agentes de saúde pública e parte do ONE HEALTH (Sa...
19/06/2023

A medicina veterinária é primordialmente um serviço à humanidade. São agentes de saúde pública e parte do ONE HEALTH (Saúde ÚNICA); reconhecido pela OIE, FAO, OMS e UNICEF.
Considerando que o MORMO é uma doença infectocontagiosa e uma zoonose, o controle da doença e sacrifício de um animal POSITIVO resultam na PRESERVAÇÃO do restante de TODOS os animais NEGATIVOS. Isto é uma condição humanitária.
Infelizmente há acometimento de sofrimento e dor do tutor e de todos que se relacionam com a cadeia produtiva da equideocultura, mas sempre em prol da SAÚDE ANIMAL e HUMANA.

Você conhece a IN 50/2013? A Instrução Normativa (IN) 50/2013, publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abas...
16/06/2023

Você conhece a IN 50/2013? A Instrução Normativa (IN) 50/2013, publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil, estabelece as doenças de notificação obrigatória em equídeos. Essas doenças devem ser notificadas imediatamente às autoridades competentes para a implementação de medidas de controle e prevenção.
Entre em contato com a Unidade Veterinária Local (UVL) do MAPA mais próxima, por telefone ou e-mail, informando sobre a suspeita ou ocorrência da doença. Você pode encontrar os contatos das UVLs no site do MAPA.
Forneça todas as informações relevantes sobre a doença, incluindo dados do proprietário do animal, localização, sinais clínicos, número de animais afetados, entre outros detalhes solicitados pela UVL.
Após a notificação, a UVL do MAPA tomará as providências necessárias para controlar a doença e prevenir sua disseminação, como quarentena de animais, restrições de movimentação, vacinação, entre outras ações.
Lembrando que é fundamental seguir os procedimentos específicos do MAPA e da UVL responsável pela sua região. As informações e orientações podem variar de acordo com a localidade e com a doença em questão. Portanto, é sempre recomendável entrar em contato direto com o órgão competente para obter as instruções mais atualizadas sobre a notificação da doença obrigatória.

Quadros respiratórios são pouco investigados e o mormo acaba não entrando no diagnóstico diferencial, por inexperiência ...
15/06/2023

Quadros respiratórios são pouco investigados e o mormo acaba não entrando no diagnóstico diferencial, por inexperiência do clínico ou até mesmo por medo de ter um resultado positivo em que as pessoas duvidam do exame. Outra coisa grave é que a maioria dos casos de síndromes respiratórias são tratados com antibióticos, o que pode reduzir (mas não eliminar) a bactéria B. mallei do organismo, podendo diminuir a taxa de anticorpos não detectando a doença por metodologias de baixa sensibilidade. Normalmente animais imunossuprimidos e espécies onde a doença é mais prevalente (asininos) apresentam prognóstico desfavorável, com o óbito do animal.

E aí, vai esperar os sintomas clínicos aparecerem? E deixar toda a sua tropa adoecer!? A sanidade da sua criação é sua r...
14/06/2023

E aí, vai esperar os sintomas clínicos aparecerem? E deixar toda a sua tropa adoecer!? A sanidade da sua criação é sua responsabilidade! Animal POSITIVO requer conduta diferenciada!!!! Não negligencie a saúde do seu animal!!!!

Seja responsável! Não participe de eventos sem controle e fiscalização sanitária!!!

Com relação ao mormo, em virtude da predominância do estabelecimento de quadros crônicos da enfermidade em equinos, o di...
07/06/2023

Com relação ao mormo, em virtude da predominância do estabelecimento de quadros crônicos da enfermidade em equinos, o diagnóstico por Fixação do Complemento pode falhar em detectar os anticorpos (IgG) em animais cronicamente infectados, gerando resultados falso-negativos, ou seja, apesar do animal estar infectado com B. mallei, o teste falha em detectar a presença da resposta (IgG) contra o patógeno.
No Brasil, existem atualmente em uso pelo Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos, dois kits de ELISA e de Western blot. Ressalta-se que os te**es ELISA são usados com provas de triagem e os de Western blot, como te**es confirmatórios. Esta estratégia de associação de te**es resulta em maximização da especificidade, resultando em diminuição dos eventuais falsos-positivos. Na associação em série, o segundo teste deve apresentar sensibilidade igual ou superior ao primeiro e especificidade superior.
Pelo exposto, o protocolo de diagnóstico do mormo em vigência no Brasil está alinhado com as tendências das pesquisas de ponta dos laboratórios de referência mundiais da enfermidade. Está apoiado em protocolos que foram realizados com bastante robustez. Fonte: https://www.embrapa.br/ Consideracoes+sobre+o+diagnostico+sorologico+do+Mormo/

Saiba que a política sanitária em TODOS OS PAÍSES DESENVOLVIDOS É A MESMA: ABATE! No que tange ao controle e erradicação...
06/06/2023

Saiba que a política sanitária em TODOS OS PAÍSES DESENVOLVIDOS É A MESMA: ABATE! No que tange ao controle e erradicação, a legislação é idêntica.
No Brasil, nossa política é de controle. A maior forma de propagação da doença é pelo FLUXO dos animais. No Brasil há controle de TRÂNSITO de animais. Desta forma, o curto espaçamento entre os exames de animais que se movimentam é fundamental para o controle efetivo.
“Quanto MAIOR o espaçamento entre os te**es, MENOR a probabilidade de detecção da doença.”
Animais que transitam são considerados os “animais de risco” no programa. “Quanto ANTES detectado o Mormo, mais RÁPIDA a intervenção no foco.”

Desta forma, MANTENHA SEU ANIMAL SEPARADO, ADOTE PRÁTICAS DE MANEJO ESPECIAIS E NÃO TRANSITE COM SEU ANIMAL PARA OUTRAS PROPRIEDADES OU AGLOMERAÇÕES. Faça a sua parte!*

No Brasil, está em andamento uma pesquisa apoiada pelo Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui) para o desenvolvi...
05/06/2023

No Brasil, está em andamento uma pesquisa apoiada pelo Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui) para o desenvolvimento de uma vacina contra o Mormo, uma doença que afeta principalmente equídeos. O estudo faz parte de uma rede de colaboração técnico-científica coordenada pela Embrapa e pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa), no âmbito do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE). Além do IBEqui, o projeto conta com parcerias de associações, universidades e órgãos públicos. O IBEqui buscou certificar e padronizar os laboratórios e equipes envolvidos na pesquisa para garantir a segurança. Fonte: ibequi.com/ ibequi-apoia-pesquisa-para-desenvolvimento-de-vacina-no-brasil

Equinos têm baixa prevalência de doença sintomática, mas apresentam lesões compatíveis com o mormo quando morrem. A doen...
02/06/2023

Equinos têm baixa prevalência de doença sintomática, mas apresentam lesões compatíveis com o mormo quando morrem. A doença é mais prevalente em jumentos, seguida por muares e equinos. Animais positivos assintomáticos têm menor transmissibilidade em comparação aos animais sintomáticos. No entanto, situações de imunossupressão podem torná-los potencialmente transmissores e levar ao desenvolvimento da doença clínica. Portanto, é arriscado lidar com esses animais. Vai arriscar?

O PNSE está em constante avaliação e ajuste, com melhorias planejadas e baseadas em pesquisa. O objetivo é uma equideocu...
01/06/2023

O PNSE está em constante avaliação e ajuste, com melhorias planejadas e baseadas em pesquisa. O objetivo é uma equideocultura forte e viável, sustentada por diferentes pilares (MAPA, laboratórios, veterinários de campo e produtores). Todos devem trabalhar com seriedade, comprometimento e ética. Um animal positivo requer cuidados especiais, como separação do rebanho, manejo especial e restrição de movimento. É importante manter o plantel saudável e fazer exames regulares nos animais.

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when REDE PNSE posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Pet Store/pet Service?

Share