17/03/2023
De segunda a sexta-feira
Quando eu olho para essa foto de 2019, consigo me teletransportar para aquele tempo. São apenas 4 anos de diferença para hoje, mas parece uma vida inteira. Em 2019, a minha vida se resumia ao final de semana. Passear, sorrir, ser mais eu. Só conseguia ser feliz no fim de semana. Chegava domingo e a tristeza batia forte: hora de recomeçar minha rotina. Eu me enganava e fingia que não. Imagina, quanta ingratidão pensar assim sendo que conquistei meu cargo público por concurso, quantas pessoas queriam estar no meu lugar. E logo fazia outra coisa para não pensar na minha aflição pré segunda.
Algum tempo depois, era segunda-feira, saí bem cedinho para passear com os cães, antes de trabalhar e sofri um acidente: caí, torci o pé na rua e não conseguia andar. No médico, foi constatada uma fratura e ruptura parcial de ligamento do tornozelo. 45 dias de molho em casa. Mais um atestado médico. Foi a época que Thor e Loki, meus companheiros caninos, f**aram mais saudáveis, nenhuma ida na emergência veterinária (como era super comum). Naquele período em casa, mergulhei no autoconhecimento. E a maior virada de chave da minha vida aconteceu: preciso mudar de direção. Ser feliz só no fim de semana e nos feriados não dá mais! Preciso sair do serviço público e buscar outra atividade que também me traga alegria. Preciso ser feliz de segunda a sexta também!
Graças ao meu tornozelo torcido, uma profunda mudança interna aconteceu. Eu já não conseguia ser a mesma pessoa de antes. E para minha surpresa bastou essa virada de chave para tudo ao meu redor mudar também. O que mais me impressionou foi como minha saúde começou a melhorar. Eu que vivia com cálculos urinários, gastrites e muitas mais "ites" - que foi a forma como meu corpo encontrou de me manter longe da rotina de segunda a sexta que eu não gostava, de repouso em casa para melhorar. E mais: as idas na emergência veterinária com Thor e Loki também reduziram. Eu apenas tive um lapso de consciência. Não sabia ainda como iria seguir ou encontrar o propósito na minha existência. Mas agora havia luz!
Hoje eu VIVO de segunda a sexta. E você, consegue viver todos os dias ou só sobrevive em dias úteis?