08/01/2022
O controle do Covid-19 no Catar está sendo rígido. Com o aparecimento de novas variantes, o governo está mudando constantemente as regras para entrada aqui.
As vacinas aceitas são Pfizer/Moderna/Astrazeneca/Jansen. Pessoas vacinadas com essas não precisam fazer quarentena ao chegar no país.
No meu caso, fui vacinado com Sinovac (Coronavac) que é aceita com restrições. Isso significa que eu tenho que provar que a vacina fez efeito por meio do exame de titulação de anticorpos neutralizantes.
Se esse teste desse negativo, eu teria que ficar de quarentena em um hotel autorizado, por 7 dias antes de sair (Mais informações sobre quarentena: https://covid19.moph.gov.qa/EN/Home-Quarantine-Information/Pages/Hotels.aspx ).
Dias antes de pegar o vôo, é obrigatório o cadastro no sistema EHTERAZ. Nele, você terá que colocar seus dados pessoais além de fazer upload do seu passaporte, da comprovação de vacinação em inglês (pelo aplicativo ConectaSUS), do teste PCR negativo e da titulação de anticorpos positivo (dependendo da vacina).
Se toda documentação for aprovada, você deve imprimir e levar no dia que for pegar o vôo. Não se entra no avião sem essa aprovação.
Se tudo der certo, o QR Code do aplicativo tem que estar com a cor verde. Não é permitida permanência em locais públicos com o status Vermelho, Amarelo ou Cinza.
Uma linha dourada ao redor do QR Code significa que você está devidamente vacinado.