tatiane.mvet

tatiane.mvet Médica Veterinária
CRMV-SP 49353
Atendimento domiciliar em Sorocaba e região

Este meninão querido no feed de vocês é o Pepper, e ele está passando para dizer que a vida pode ser muito boa e cheia d...
06/07/2024

Este meninão querido no feed de vocês é o Pepper, e ele está passando para dizer que a vida pode ser muito boa e cheia de amor graças ao seus pais que o adotaram. 😍🤍
Pepper já passou por consulta pediátrica, check up e iniciou sua imunização, para ter muita saúde e aproveitar a vida como na foto! 🐕😌

O termo piodermite significa infecção com envolvimento bacteriano na pele do cão ou do gato e que podem ser superficial ...
24/05/2024

O termo piodermite significa infecção com envolvimento bacteriano na pele do cão ou do gato e que podem ser superficial ou profundas.

Mas e estas bactérias de onde elas vem? Para entender tudo melhor, primeiro temos que relembrar sobre a existência da microbiota (população de microrganismos) convivendo em equilibrio e que desempenham suas funções necessárias para o organismo, pois bem, na pele dos nossos peludos ela também está por lá. O que ocorre na piodermite é que ela é geralmente causada por bactérias que colonizam a pele naturalmente e estão em quantidade adequada e cumprindo sua função esperada mas que devido fatores predisponentes como alergias (alimentares ou hereditárias), distúrbios hormonais ou doenças autoimunes, os quais desorganizam todo este ambiente “perfeito”, começam a se proliferar de maneira exagerada.

Os sinais de uma piodermite variam desde pústulas (“bolhas” contendo pus), crostas e descamação na pele, eritema (vermelhidão), prurido (coceira), alopecia (perda e falhas de pelo), odor desagradável, até nódulos que sangram e infeccionam quando atingem as camadas mais profundas da pele.

A bactéria que está mais envolvida nestas infecções é a Staphylococcus pseudintermedius e o seu tratamento pode variar. Hoje as atualizações são muitas.

O tratamento tópico, com uso de xampus apropriados, hidratação e produtos reguladores de microbiota e barreira cutânea sempre são a primeira escolha. Antibióticos por via oral e sistêmica precisam ser utilizados de maneira correta, levando-se em consideração os seguintes pontos:

Qual a melhor opção para o paciente? Já fez uso anterior de alguns antibióticos? Qual antibiótico de primeira escolha utilizar e quando terei que utilizar algum outro após um exame de cultura? Quanto tempo de tratamento? Tudo precisa ser bem coerente pois o uso incorreto de antimicrobianos já está selecionando novas bactérias resistentes à ação de vários antibióticos. Então, caso seu pet apresente suspeita de piodermite nunca o medique sem a avaliação veterinária o que pode trazer risco para a vida dele e a sua (Recentemente a OMS atualizou a lista de bactérias resistentes à eficácia de diversos antibióticos).

Sabemos que todo pet precisa receber doses de diferentes vacinas ao longo da sua vida para estar protegido e não contrai...
08/05/2024

Sabemos que todo pet precisa receber doses de diferentes vacinas ao longo da sua vida para estar protegido e não contrair doenças infectocontagiosas que afetam a saúde ou que levam até mesmo ao óbito. Ao se aplicar uma vacina no animal esperamos que existam muitos detalhes por trás desta prática como por exemplo o acondicionamento adequado de um produto biológico contendo microrganismos mortos ou enfraquecidos na composição, conhecimento sobre a condição de saúde do cão ou do gato, particularidades do paciente, idade, comorbidades...

Nos filhotes temos a questão sobre ingestão do colostro (primeiro leite materno rico em anticorpos protetores) e desmame, além do ambiente inicial em que este filhote permaneceu e que agora está (maiores ou menores desafios para organismo). Também é importante reconhecer o momento em que estamos iniciando, entender o conceito de janela imunológica e quando será finalizada determinada sequência de vacinas, garantindo a orientação necessária neste período.

Todos esses detalhes e conhecimento definem o significado de imunização, que se trata do desenvolvimento adequado de anticorpos de forma ativa e robusta pelo sistema imune afim de proteger o pet corretamente de infecções prevenidas pelas vacinas.

Quando algúem te disser que “é apenas aplicar uma vacina” lembre-se desta publicação e de tudo envolvido. Nunca aceite que seu animal receba uma vacina com precedência duvidosa e sem avaliação veterinária, pois você pode estar apenas o “vacinando” e não imunizando e garantindo imunidade.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Me chama que oriento qual o protocolo vacinal mais indicado para o seu pet, pois cada paciente é único e não existe nada engessado quando o assunto é saúde e imunização! 🐈🐕💉



Afinal existem medicações para prevenção de pulgas e carrapatos que duram por até 1 ano? Vejo na minha rotina com uma ce...
24/04/2024

Afinal existem medicações para prevenção de pulgas e carrapatos que duram por até 1 ano? Vejo na minha rotina com uma certa frequência, os seguintes questionamentos por parte dos tutores: Existe injeção para eliminar esses parasitas? Meu pet é único e mora em apartamento, preciso dar medicação? Dra usei um antipulgas e carrapatos que durou 6 meses até 1 ano pois nunca mais vi nada nele(a), etc…

Hoje em dia sabemos que há muitos produtos no mercado para o controle destes ectoparasitas e que cada um apresenta um espectro de ação, tempo de eficácia e ativos diferentes na sua composição, por isso quero informar melhor tudo isso a vocês.

Os carrapatos e as pulgas têm um ciclo de vida complexo, sendo que a quantidade que observamos nos pêlos ou outra parte do corpo do cão ou do gato é uma porcentagem bem pequena e que permanece por menor tempo, quando comparada à encontrada no ambiente externo a qual não enxergamos. Nesse ambiente externo citamos: animais da vizinhança infestados, ovos de carrapatos e pulgas em rejuntes, tapetes e frestas da própria casa, grama e terrenos em que o pet pode ter contato.

Durante esse rápido ciclo no corpo do animal, os parasitas picam ou fazem o repasto sanguíneo (se alimentam do sangue) e podem transmitir uma série de doenças sérias (Ex: bactérias transmitidas pelo carrapato). Para que o animal esteja realmente protegido contra esses riscos, ele necessita ter um preventivo correto com medicações para tal finalidade.

Esses produtos são geralmente formulados em comprimidos ou tabletes mastigáveis, coleiras ou soluções tópicas que são absorvidas pela pele. Alguns tem duração mensal ou trimestral (geralmente os por via oral), enquanto certas coleiras, as quais tem liberação gradual do seu ativo no corpo, são viáveis até 8 meses, porém nunca por 1 ano. O importante é seguir a recomendação da bula do fabricante de cada medicação específica e o recomendado pelo veterinário. Por último sempre reforço sobre a importância em pensar na eliminação também dos ectoparasitas presentes no ambiente!

Dúvidas? Me chama no direct para agendarmos uma consulta para seu pet e te orientar da melhor forma.

Aproveitando o gancho do último post sobre a importância da microbiota na vida de nossos pets, hoje quero comentar com v...
05/04/2024

Aproveitando o gancho do último post sobre a importância da microbiota na vida de nossos pets, hoje quero comentar com vocês sobre a prescrição de antibióticos em todo e qualquer paciente com traqueobronquite infecciosa (“gripe” canina ou tosse dos canis) e o seu impacto no organismo.

Em grande parte, os microrganismos envolvidos na gripe canina são diferentes tipos de vírus, e apesar de ser uma enfermidade respiratória altamente contagiosa (transmitida de maneira direta ou indireta), seja por secreções nasais, espirros e tosse de cães infectados especialmente em ambientes onde existe grande concentração de animais (pet shops, creches ou hotéis, áreas de passeio) assim como pelo compartilhamento de vasilhas de água e comida, brinquedos e outros utensílios, o seu curso tende a ser autolimitado.

O uso inadequado e excessivo de antimicrobianos em casos leves da doença, os quais não existe suspeita de envolvimento bacteriano, há a ausência de sinais de gravidade e em que não existe a continuidade dos sintomas por muitas semanas, pode causar potenciais problemas como resitência bacteriana e disbioses (alteração do equilíbrio das bactérias benéficas do trato gastrintestinal e outros órgãos). Logo, a resposta é não, nem todo paciente com gripe necessita tomar antibiótico e não terá benefícios com isso.

Lembrando que esta publicação não é sobre desencorajar a prescrição de antibióticos, mas sim sobre o uso responsável e com embasamento científico. Somente o veterinário após uma avaliação adequada irá indicar o tratamento ideal para o paciente. Também temos vacina para controle dos sintomas!

Aproveitando o gancho do último post sobre a importância da microbiota na vida de nossos pets, hoje quero comentar com v...
05/04/2024

Aproveitando o gancho do último post sobre a importância da microbiota na vida de nossos pets, hoje quero comentar com vocês sobre a prescrição de antibióticos em todo e qualquer paciente com traqueobronquite infecciosa (“gripe” canina ou tosse dos canis) e o seu impacto no organismo.

Em grande parte, os microrganismos envolvidos na gripe canina são diferentes tipos de vírus, e apesar de ser uma enfermidade respiratória altamente contagiosa (transmitida de maneira direta ou indireta), seja por secreções nasais, espirros e tosse de cães infectados especialmente em ambientes onde existe grande concentração de animais (pet shops, creches ou hotéis, áreas de passeio) assim como pelo compartilhamento de vasilhas de água e comida, brinquedos e outros utensílios, o seu curso tende a ser autolimitado.

O uso inadequado e excessivo de antimicrobianos em casos leves da doença, os quais não existe suspeita de envolvimento bacteriano, há a ausência de sinais de gravidade e em que não existe a continuidade dos sintomas por muitas semanas, pode causar potenciais problemas como resitência bacteriana e disbioses (alteração do equilíbrio das bactérias benéficas do trato gastrintestinal e outros órgãos). Logo, a resposta é não, nem todo paciente com gripe necessita tomar antibiótico e não terá benefícios com isso.

Lembrando que esta publicação não é sobre desencorajar a prescrição de antibióticos, mas sim sobre o uso responsável e com embasamento científico. Somente o veterinário após uma avaliação adequada irá indicar o tratamento ideal para o paciente. Também temos vacina para controle dos sintomas!

Você já ouviu falar sobre a “flora” (microbiota) presente no nosso organismo e do seu pet? Imagine agora uma diversidade...
25/03/2024

Você já ouviu falar sobre a “flora” (microbiota) presente no nosso organismo e do seu pet? Imagine agora uma diversidade de espécies de bactérias e outros microrganismos 🧫🧬 convivendo juntos em várias partes do corpo, é como se fossem populações vivendo em “cidades” (órgãos, células, tecidos) diferentes. Vim te falar um pouco sobre a importância disso tudo.

Devemos ter em mente que uma microbiota que não está saudável, ou seja, a qual sofreu um desequilíbrio nessas populações em determinados órgãos, pode ocasionar: diarreia e enteropatias crônicas (intestino). Dermatite atópica e otites recorrentes (pele).

Apesar de existirem espécies semelhantes de bactérias presentes em maior quantidade em microbiotas de cães ou de gatos, cada indivíduo tem sua composição única. Me acompanhe para saber como podemos manter e evitar o desequilíbrio dessas vidas microscópicas tão gigantes para manutenção da vida.

Gostou da informação? Curta, salve e compartilhe!

Com 4 anos de formação e experiência em clínica geral de pequenos animais agora venho trazer um diferencial: atendimento...
15/03/2024

Com 4 anos de formação e experiência em clínica geral de pequenos animais agora venho trazer um diferencial: atendimento com foco em infectologia de cães e gatos! 🦠💉 Por este perfil procuro me apresentar melhor e orientá-los (tutores e colegas veterinários) da melhor maneira dentro do meu conhecimento. 🐶🐱

Ofereço consulta clínica geral individualizada para seu pet, ou seja, de acordo com suas particularidades e reais necessidades (rotina, alimentação, ambiente em que vive, cuidados preventivos, cuidados específicos, etc…) o tratando como indivíduo único e muito querido(a). Realizo também o atendimento especializado em infectologia, em local fixo ou como volante, além do serviço de teleinterconsulta.

Prezo por um serviço diferenciado, humanizado e integrado, enfatizando a importância sobre saúde única (animal, saúde e ambiente). Por último e não menos relevante oriento sobre o uso racional de antibióticos (evitando o uso indiscriminado e suas consequências) e sobre prevenção de zoonoses. 🧡👩🏻‍🦰

Cães e gatos também podem ter doenças cardíacas, sendo que algumas dessas são frequentes, principalmente nos animais mai...
16/09/2020

Cães e gatos também podem ter doenças cardíacas, sendo que algumas dessas são frequentes, principalmente nos animais mais idosos. Você sabia que elas muitas vezes são silenciosas e o bichinho não apresenta nada durante um longo período?

As cardiopatias podem ser controladas e o pet ter boa qualidade de vida com o tratamento ideal, ainda mais quando diagnosticada o quanto antes. Fique atento também à sinais como tosse, cianose (língua roxa), desmaios, dificuldade para respirar, diminuição do apetite, cansaço fácil e sopro. É importante fazer um check up para avaliar se está tudo ok 😉✅

Agende uma consulta veterinária para examinar o coração e a saúde geral do seu amigo! 🐶🐱♥️
❤️

⚠️ Meu bichinho comeu algo que não devia e agora?! ⚠️Os gatos e principalmente os cães, pela própria natureza curiosa, a...
10/08/2020

⚠️ Meu bichinho comeu algo que não devia e agora?! ⚠️

Os gatos e principalmente os cães, pela própria natureza curiosa, acabam muitas vezes por ingerir e ter contato acidental com objetos e substâncias nocivas à sua saúde, provocando até mesmo intoxicações! ☠
Essas intoxicações podem ser causadas por uma variedade de plantas (Ex: Lírio, Antúrio, Espada de São Jorge 🌸🌿), alguns medicamentos de uso humano que podem ser encontrados naquela sua caixa de remédios como o Paracetamol (os gatos são ainda mais suscetíveis à esse tipo de intoxicações devido particularidades do seu organismo no processo de metabolização do fármaco 🐈💊), rodenticidas, alimentos 🍫🍬 contato da pele com produtos de uso exclusivo ambiental indicados para a eliminação de pulgas, carrapatos, insetos e parasitas (Ex: Butox)

Já entre os objetos sabemos que nossos pets são capazes de ingerir os mais inusitados e distintos possíveis (desde pedaços de brinquedos até fio dental). Dependendo do objeto e o local do trato digestivo do animal em que ele acaba se alojando podem ocorrer obstruções e ser necessário a realização de cirurgia para a remoção desse "corpo estranho" 😷💉

Caso tenha acontecido algo parecido com seu amigo não de líquidos (Ex: leite) pois dependendo pode favorecer a absorção de certos venenos, e também não provoque vômitos por conta sem ter certeza do que foi ingerido pelo pet, existem produtos corrosivos que lesionam gravemente a boca e mucosas do estômago e esôfago. Ao perceber sinais típicos de intoxicação (náusea, vômitos, diarreia, salivação, dificuldade respiratória, sangramento, desorientação...) ou qualquer alteração de início súbito procure atendimento médico veterinário o mais rápido possível nessas situações! Alguma dúvida? Entre em contato.

Feliz dia dos donos da casa, donos do nosso coração e donos do mundo! 😻🌎🐾
08/08/2020

Feliz dia dos donos da casa, donos do nosso coração e donos do mundo! 😻🌎🐾

A frase "você é o que você come" também vale para nossos pets sabia? Cada animal vai ter uma necessidade e requerimento ...
01/08/2020

A frase "você é o que você come" também vale para nossos pets sabia? Cada animal vai ter uma necessidade e requerimento energético específico, assim como a quantidade adequada de nutrientes no alimento de acordo com sua espécie e fase da vida. 🐾🐈🐕

De uma maneira geral as cadelas e gatas gestantes precisam de um manejo nutricional diferenciado para cada fase da gestação e assim também no momento do parto e quando estão amamentando.🍼

Os neonatos (filhotes recém nascidos) não podem ingerir o leite de vaca exclusivamente, pois este não é um alimento completo e apropriado para o desenvolvimento. O leite de vaca contém muita lactose, a qual não é bem digerida e tolerada pelo organismo, diferente do leite materno.

Na fase de crescimento é exigida alta demanda energética, mas as raças grandes e gigantes de cães merecem atenção para não haver excessos e problemas de desenvolvimento ósseos e articulares: a suplementação de nutrientes é desnecessária se a dieta já é completa. 💪🏻🆙️

Os adultos necessitam de uma quantidade suficiente para mantê-los ativos e controlada para evitar e prevenir a obesidade. Já os idosos têm necessidades particulares da idade e muitas vezes apresentam algum problema de saúde associado, neste caso existe o alimento ideal ou coadjuvante que acaba sendo um aliado no tratamento da enfermidade. Ofereça uma dieta rica e balançeada para garantir a saúde do seu bichinho e consulte sempre um médico veterinário antes!

Como anda a vacinação do seu pet? 🐱🐶💉Nossos queridos amigos devem receber as doses vacinais desde ainda filhotes e estar...
28/07/2020

Como anda a vacinação do seu pet? 🐱🐶💉
Nossos queridos amigos devem receber as doses vacinais desde ainda filhotes e estar sempre com a vacinação em dia! As vacinas são capazes de proteger o cão ou o gato contra uma série de doenças infectocontagiosas sérias, que comprometem gravemente a saúde, acarretando na diminuição da qualidade de vida, em custos com tratamentos e até mesmo no óbito do animal. .
Algumas dessas doenças também são zoonoses, ou seja, podem ser transmitidas aos seres humanos. É importante ressaltar que a vacina eficaz é aquela feita pelo médico veterinário (vacina ética) e após realizada a primovacinaçao (primeira sequência de vacinas) são necessários reforços vacinais.
Entre as vacinas para o cão podemos citar a V8 e V10 que garantem proteção contra cinomose, hepatite infecciosa (adenovírus tipo 1), infecções respiratórias (adenovírus tipo 2), parainfluenza, coronavirose canina, parvovirose e leptospirose. A V8 e V10 diferem apenas quanto aos tipos de leptospirose que protegem, sendo 2 e 4 tipos, respectivamente. Já para os felinos a V3 confere imunidade contra panleucopenia felina, calicivirose felina e rinotraqueíte felina, a V4 tem a mesma proteção da V3 e também clamidiose felina e a V5 previne as mesmas doenças que a V4 mais a leucemia felina (FeLV). Ambas as espécies precisam tomar a antirrábica anualmente.

Existem demais vacinas e o médico veterinário é o único profissional capaz de instruir sobre a quantidade de doses necessárias, o tipo de vacina e a frequência se revacinação, já que o protocolo vacinal é individual para cada pet e depende do seu estilo de vida e entre outros fatores. Vacinação é mais que prevenção, é amor e carinho❣

Você já teve dificuldade na hora de dar remédio para seu pet? 🆘️😰Pois você não está sozinho(a), a veterinária aqui també...
26/07/2020

Você já teve dificuldade na hora de dar remédio para seu pet? 🆘️😰

Pois você não está sozinho(a), a veterinária aqui também já passou apuros com isso... Os animais podem ser relutantes para tomar medicações por diversos motivos: não tolerância ao sabor e à consistência do remédio, falta de condicionamento com o ato ou até mesmo ter feito associações negativas dependendo de como foi administrado o medicamento no passado. Segue então algumas dicas que podem ajudar a tornar esse momento mais tranquilo 😉💊

- Você pode administrar cápsulas e comprimidos com uma pequena quantidade de manteiga, requeijão ou besuntar um pouco de azeite, desse modo eles deslizam pelo trato digestivo facilitando a deglutição. Em seguida é aconselhado oferecer água para o pet 🚰💦, principalmente para os gatos que podem apresentar uma irritação da mucosa do esôfago (esofagite) mais do que o cães. 🐕

- Os medicamentos líquidos como xaropes, em gotas e afins podem ser misturados com iogurte natural. Se for administrar diretamente com uma seringa, insira gentilmente a mesma no canto da boca do pet por trás dos dentes caninos e no caso de cães mais bravos, por exemplo, pode ser usada uma focinheira maior do que a habitual para o seu tamanho e que permita a passagem da seringa tranquilamente.

- Hoje em dia já estão disponíveis diferentes apresentações de um mesmo princípio ativo de uma determinada medicação, as quais podem ser formuladas por farmácias veterinárias de manipulação como comprimidos palatáveis, biscoitos, pastas orais, géis, pomadas, sprays, mousses entre outros próprios para eles, o que acaba facilitando muito! ✅🐶🐱

Dar remédios dentro de alimentos que consumimos no nosso dia dia (salsicha, presunto, pão, etc...) pode não ser uma boa ideia, visto que muitos desses podem fazer mal para o pet, além de serem uma fonte de calorias a mais e contribuirem com a obesidade. Peça sempre orientação veterinária na hora de dar um medicamento. Agende uma consulta! 📲📒

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when tatiane.mvet posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to tatiane.mvet:

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Pet Store/pet Service?

Share