30/05/2022
CONFIRA 3 CUIDADOS AO CONSTRUIR UM GALINHEIRO
1. Defina o tamanho do galinheiro
Comece pelo número de galinhas que você pretende criar. Isso definirá o tamanho do seu galinheiro, partindo da perspectiva de que você pode abrigar de 4 a 5 galinhas adultas por metro quadrado (m²). Mas, isso, se sua intenção for construir um galinheiro fechado.
2. Proteja o galinheiro de predadores
Para manter a criação segura, fora do alcance de predadores, você pode erguer uma estrutura fechada, onde as galinhas f**am, até que você decida que elas devam sair. Esse modelo é o mais usado por quem tem pouco espaço no quintal e quer cortar custos na construção.
Geralmente, quando a quantidade de galinhas é baixa, costuma-se optar por um galinheiro fechado, pequeno. Uma maneira muito prática e de baixo custo é a utilização de telas de arame, como o modelo de tela galinheiro ou outra que possua uma malha inferior a 5 cm.
Outro motivo, é a presença de animais domésticos, que sejam predadores naturais, como gatos ou raposas. Também, há uma sabedoria popular que diz que onde há galinhas, a cobra não chega. Eis outro motivo para continuar com seu projeto.
Na construção de seu galinheiro, você pode aproveitar um muro ou alguma parede de um velho galpão, poupando o trabalho de ter que cercar os quatro lados do viveiro. Sem contar que ainda pode aproveitar a velha estrutura para economizar trabalho e gastos desnecessários.
3. Coloque o ninho do seu galinheiro no alto
Quando começar a construir o galinheiro, faça o poleiro em lugares altos, para gerar espaço. Cuide para não colocar o ninho debaixo do poleiro, tornando-o alvo de fezes, respeitando a altura mínima de, no mínimo 60 centímetros do solo para posicioná-lo.
Mas, não deixe de fazer o ninho, para evitar que as galinhas ponham seus ovos no chão, aumentando o risco de quebrá-los. Os ovos precisam ser recolhidos o mais breve possível, depois que as galinhas põem, do contrário corre-se o risco delas começarem a bicar os ovos.
Outro motivo para o poleiro e o ninho f**arem em local alto, é desestimular os predadores e evitar que você bata ou tropece nele quando entrar no viveiro. Portanto, deixe espaço para que você possa se deslocar livremente quando tiver que alimentar as galinhas, recolher os ovos ou na hora da faxina.