15/07/2021
O desafio é como saber se o cachorro está com febre e o que fazer para reverter a situação. Vamos descobrir?
Como se sabe, a febre é caracterizada por um aumento temporário da temperatura corporal média. No caso dos seres humanos, nossa temperatura corporal média ideal varia entre 36°C e 36,7°C. Já quando falamos de cachorros, a temperatura de um cão saudável varia entre 37,5°C e 39,3°C”.
Portanto, pode ser considerado estado febril sempre que a temperatura deles se eleva acima desse valor de referência.Além disso, a partir de 41°C, a febre de cachorro pode começar a afetar o funcionamento dos órgãos caninos, colocando em risco a saúde do cão.
Aferir a temperatura do cachorro com a ajuda de um termômetro é a única maneira de saber com certeza se um cão está com febre. No entanto, especialistas alertam que não é recomendado fazer o procedimento em casa.
Além disso, o termômetro de uso veterinário é diferente, com uma haste flexível que diminui o desconforto e o risco de lesões. Por isso mesmo, o mais importante é ficar atento aos seguintes sintomas de febre em cachorro:
Apatia;
Falta de apetite;
Tremores;
Sonolência;
Vômitos;
Diarreia,Ingestão excessiva de água.
E quanto ao focinho quente e seco, ele não é sinal de febre? Embora possam fazer parte do quadro, focinho e orelhas quentes nem sempre são sinais de febre. O melhor é observá-los juntamente a outros sintomas. Seja como for, em caso de suspeita, leve o pet para uma consulta no veterinário quanto antes.