21/10/2024
Os cães tem a necessidade de dormir 15h durante um período de 24h, e a maior parte desse sono deve ser noturno.
Durante a noite, tem a produção de melatonina. A melatonina não é produzida durante o dia, nos cochilos que seu cachorro faz.
A melatonina tem inúmeros papéis importantes no organismo, como: aumento da imunidade, reparação tecidual e celular, capacidade de cicatrização e modulação do sistema de reparo, memorização do que foi aprendido durante o dia, além do controle da ansiedade.
Se seu cachorro dorme pouco, dorme mal, ou dorme tarde, a melatonina não será produzida de forma robusta e consequentemente seu cachorro ficará mais ansioso, com a imunidade baixa, com problemas no aprendizado e na memorização, dificuldade de cicatrização, entre outros.
Por isso, ter uma rotina de sono de qualidade, onde o cachorro dorme na própria caminha, dorme cedo por voltas das 20h da noite, no escuro e no próprio cantinho dele, fará com que seu cachorro tenha uma maior qualidade de vida.
Tratar o estresse vai muito além de treinos, se você treina seu cachorro, mas ele dorme mal, ele não irá memorizar o que foi aprendido e o treino será em vão.
Para tratar o estresse do seu cachorro, você precisa proporcionar para ele uma rotina de qualidade que atende as necessidades físicas e mentais do corpo dele. Vai muito além do que “só” comportamento, estamos falando de qualidade de vida e bem estar.
Quando melhoramos a qualidade de vida, o comportamento é uma consequência. Quer aprender como fazer isso? Comente “consultoria” que eu te explico como funciona a minha consultoria on-line.
Maria Daiane
Especialista em Comportamento e Bem estar Canino
CRMV-SP 49446 👩🏻⚕️🐶