22/05/2023
A desinformação é a causa de muitos problemas hoje, entre eles o manejo inadequado dos animais que leva à uma maior exposição para fatores que predispõe o câncer.
Por isso, nós separamos informações bem importantes pra você que é dono de pet. Dá uma olhada! ✨✨
1) É importante estar ciente de que cães, gatos e outros animais de estimação estão suscetíveis a diferentes tipos de câncer. E, assim como em humanos, seus terão grande impacto na ocorrência da doença.
2) A detecção precoce do câncer em animais aumenta significativamente as chances de um tratamento bem-sucedido. Esteja atento a quaisquer alterações na aparência e leve-o ao veterinário frequentemente para realizar exames investigativos.
3) Felizmente, existem opções de tratamento para o câncer em animais, incluindo cirurgia, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia, ou seja, a eutanásia não é e nunca deve ser a primeira opção. Muitos desses tratamentos são desenvolvidos a partir dos estudos em humanos, o que conhecemos como oncologia comparada.
4) Em alguns casos, o tratamento curativo pode não ser possível ou adequado para o animal. Para esses casos, existem os cuidados paliativos que focam em proporcionar conforto e qualidade de vida, aliviando sintomas e controlando a progressão da doença.
Por fim, mas não menos importante: nós, veterinários, estamos aqui para ajudar você e seu animal durante todo o processo de diagnóstico, tratamento e acompanhamento do câncer.
Somos nós que fornecemos as informações, orientações, além do suporte para ajudar você a lidar com a situação da melhor maneira possível. Não hesite em buscar nossa ajuda.
Com carinho, família Holos 💙