17/03/2022
“Ele não cresce mais não, só f**a deste tamanho”… Quem aí já foi enganado por essa frase? Como regra geral, o crescimento dos cães depende do porte de cada raça:
Porte pequeno: até 10 meses
Porte médio: até 12 meses
Porte grande: até entre 15 e 18 meses
Porte gigante: entre 18 e 24 meses.
No caso dos cãezinhos sem raça definida, f**a um pouco mais complicado prever o tamanho que eles vão alcançar. Mas você pode contar com a ajuda de um veterinário: depois de uma avaliação da dentição, é possível determinar quantas semanas o animal tem.
Aí, é só dividir o peso dele por essa quantidade de semanas e multiplicar o resultado por 52. Assim, você terá o peso aproximado do pet ao completar um ano de idade.
Tem também o truque das patas e das orelhas: se enquanto filhote, o cachorro SRD já tem essas partes do corpo muito desproporcionais, é bem provável que ele chegue ao porte grande quando crescer. Uma outra forma de prever isso é, quando for possível, olhar para os pais do filhote: os machos, geralmente, f**am no tamanho do pai e as fêmeas são mais semelhantes às mães.
A surpresa com o tamanho do animal depois de crescido é um dos principais motivos que levam algumas pessoas a abandonar e desistir de cuidar dos bichinhos. Por isso, antes da adoção ou da compra, o ideal é pensar no trabalho que você vai ter e no espaço que você tem para oferecer a esse cachorro: os de porte grande, por exemplo, são criados de forma muito mais confortável em espaços maiores.
Antes de assumir a responsabilidade de chamar um filhotinho de seu, lembre-se: ele não vai ser filhote para sempre e vai continuar precisando da sua atenção, amor e carinho nas outras fases da vida. Ou seja, descobrir se você vai conseguir fazer isso é algo que passa pelo cálculo do tamanho do seu novo amigo.