14/12/2022
Os cãezinhos e gatinhos, assim nós humanos, podem ter doenças bucais e dentárias graves como a formação de tártaro, sendo uma capa amarela que mancha os dentes dos pets. Essa formação de tártaro acontece principalmente nos animais que não recebem uma higiene bucal correta.
Se esse problema agravar, ele pode evoluir para doenças secundárias como gengivite que causa a perda do próprio dente, entre outros males. Como consequência, tudo isso faz com que o pet tenha dor ao se alimentar, além de fraqueza nos dentes, gengiva retraída e mau hálito.
A prevenção e o tratamento são muito importantes, porque em casos mais graves as bactérias que estão lá podem cair na corrente sanguínea do pet e causar doenças no coração, rins, fígados... Com tantos problemas devido à falta de higiene bucal, a solução mais eficiente é a prevenção, nessa caso é escovar os dentes.
Existem escovas, creme dental e dedeiras apropriadas e com sabores agradáveis que facilitam esse processo. A escovação precisa ser feita por no mínimo 2x por semana e caso o dono tiver tempo disponível, pode ser feita diariamente.
Para realizar esse procedimento, o dono precisará ter paciência, começar a introduzir o hábito de limpeza no bichinho, o proprietário pode colocar um pouco de pasta nos dedos e levá-los a todos os dentes do pet com uma massagem de movimentos circulares. É necessário repetir essa higiene por no mínimo três dias seguidos para que, com calma e cuidado, se substitua o dedo pela escova.
Quando o problema dentário já está presente, ele deve ser levado o mais rápido possível ao médico veterinário especializado para que a limpeza de tártaro ou demais tratamentos dentários possam ser feitos, evitando as doenças secundárias. Esse procedimento só pode ser feito com o pet sedado e/ou anestesiado e pelo médico veterinário. Para que ele não precise passar por esse tipo de preocupação, é importante que seu dono invista um pouco de tempo e dinheiro em acessórios para garantir a uma boa higiene bucal do bichinho pelo seu bem e de todos os que o amam.
Fonte: petlove.com.br