29/07/2020
Embasada na legislação europeia de bem-estar animal, a adição de ingredientes fibrosos em dietas de fêmeas gestantes ajuda a aumentar a saciedade das reprodutoras, o que reduz o nível de estresse, tendo em vista que porcas mais saciadas passam mais tempo descansando, o que ajuda na digestão do alimento e melhora a formação dos fetos. Além disso, manter o escore corporal é de extrema importância, o uso de fibra ajuda a aumentar a saciedade devido seu volumo.
O uso de ingredientes mais volumosos durante a gestação ajuda também a reduzir o estresse por calor, já que a fibra tem como função reduzir o conteúdo energético da dieta. Além de possuir boa quantidade de fibra, o farelo de trigo ajuda a reduzir os custos da alimentação das reprodutoras devido baixo custo e bom teor de proteína, além de ser considerado um alimento rico em extrato etéreo, o que reduz a produção de calor metabólico e o estresse térmico.
A inclusão de 15% de farelo de trigo na dieta é considerada ótima para animais durante a gestação, de acordo com as Tabelas Brasileiras de Aves e Suínos, podendo incluir até 35% do farelo de trigo para esta categoria.
No terço final de gestação (últimos 30 dias), deve-se atentar em reduzir um pouco o teor de fibra para fechar a dieta de forma a aumentar o conteúdo energético e de aminoácidos, pois é nessa fase em que há maior crescimento e deposição muscular dos fetos, além do adequado desenvolvimento da glândula mamária.
A fibra melhora o bem-estar das fêmeas já que durante a gestação há menos movimentos intestinais e maior ressecamento das fezes, o que acarreta em quadros de constipação, que aumenta o desconforto, e a proliferação de microrganismos no trato digestivo destes animais.
Há mais bem-estar, portanto, há menos complicações durante o parto, leitões nascido mais desenvolvidos e fortes, maior desenvolvimento da glândula mamário, maior produção de colostro e leite durante a lactação, maior consumo de colostro pela leitegada, leitões mais imunizados, desmame com leitões mais pesados e fortes, além da redução na incidência de diarreia pós-desmame.