26/09/2020
A fenda palatina, trata-se de uma comunicação entre a cavidade oral e a nasal.
Introdução
•Essa comunicação que acontece na região central do palato(céu da boca) pode ser decorrente de fusão incompleta ou parcial do palato mole ou palato duro.
essa comunicação entre as cavidades impede a sucção adequada do leite, compromete o crescimento neonatal e ainda possibilita a passagem do leite para o trato respiratório, tendo como consequência rinite, sinusite e/ou pneumonia por aspiração.
• Essa malformação pode ocorrer em qualquer raça, mas há maior predisposição nas braquiocefálicas, desss modo sabe-se que a fenda palatina tem caráter multifatorial: seu aparecimento depende de fatores genéticos e nutricionais que acarretam alterações no conceito durante a embriogênese.
Sinais clínicos e diagnóstico
• A identificação dessa alteração pode ser feita mediante exame físico completo de todos os neonatos, incluindo abertura da boc e inspeção da região do palato.
• O filhote deve ser alimentado por sonda até a intervenção/correção cirúrgica com o intuito de se evitar falsa via no momento que ele for ingerir o leite
• Filhotes que não foram diagnosticados como portadores da fenda ao nascimento, apresentarão vocalização frequente, leite saindo pelas narinas, espirro, ronco, tosse, secreção nasal, atraso no desenvolvimento motor e crescimento em relação aos demais filhotes da ninhada.
• Após identificada a alteração, procede-se o exame clínico para verificar pneumonia aspirativa ou rinite, seguido de exame radiográfico do pulmão para confirmar a suspeita, quando confirmada a fenda palatina deve-se iniciar alimentação por sonda, a qual deve ser mantida até a cirurgia reparadora (3 meses de idade)
Fonte📖: Reproducao e Obstetrícia em cães e gatos. Maricy apparicio, Walter Vicente.