Nelore Goiás

  • Home
  • Nelore Goiás

Nelore Goiás A Associação Goiana do Nelore (AGN) - Nelore Goiás é uma entidade sem fins lucrativos que tem po

A gente se despede de 2023 desejando um Ano Novo de grandes conquistas e muita paz. Seguimos juntos no próximo ano, trab...
31/12/2023

A gente se despede de 2023 desejando um Ano Novo de grandes conquistas e muita paz. Seguimos juntos no próximo ano, trabalhando sempre por uma AGN forte, representativa e valorosa para o nelorista goiano!

O verão que se inicia agora no Brasil deverá ter chuvas abaixo da média na região Norte, desfavorecendo a geração de gra...
28/12/2023

O verão que se inicia agora no Brasil deverá ter chuvas abaixo da média na região Norte, desfavorecendo a geração de grandes hidrelétricas, e risco de novas de ondas de calor e temporais com fortes ventanias, disseram especialistas à Reuters, o que poderá trazer desafios à operação do setor elétrico.

Ainda sob influência do padrão climático El Niño, o país enfrenta atraso do início do período úmido, que é importante para encher reservatórios das hidrelétricas e garantir a forte produção sazonal das grandes usinas do Norte.

De acordo com a Nottus Meteorologia, o período úmido está atrasado há pelo menos 45 dias, com chuvas até agora irregulares, e a expectativa é de que a estação chuvosa não se estenda além do normal, devendo se encerrar por volta de abril.

Isso, porém, não tem colocado em risco o nível dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste, região considerada a "caixa d'água" do país, já que a boa hidrologia dos últimos anos garantiu a recuperação do armazenamento a patamares confortáveis. Atualmente, a capacidade do subsistema está em 61,3%, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O Brasil também pode enfrentar novas ondas de calor durante este verão, além de temporais extremos como o registrado no início de novembro no Estado de São Paulo, que deixou milhões de consumidores sem luz.

Fonte: Adaptado da Reuters / Letícia Fucuchima

Termina no próximo domingo (31) o prazo para os produtores rurais com área acima de quatro módulos fiscais - médias e gr...
26/12/2023

Termina no próximo domingo (31) o prazo para os produtores rurais com área acima de quatro módulos fiscais - médias e grandes propriedades - realizarem a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Já os proprietários dos imóveis rurais com área de até quatro módulos fiscais - pequenas propriedades e minifúndios - deverão realizar a inscrição até 31 de dezembro de 2025.

A partir da validação do CAR e a identificação de passivos ambientais, o produtor será notificado para aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) no prazo de um ano. As condições foram estabelecidas pela Lei 14.595, publicada no dia 5 de junho de 2023

O produtor rural que não realizar a inscrição no CAR no prazo não conseguirá fazer a adesão ao PRA e, com isso, perderá o acesso aos benefícios previstos pelo programa. “O PRA é uma alternativa legal para que os produtores rurais efetuem o processo de regularização ambiental obrigatória de sua propriedade rural”, afirma Carla Beck, técnica do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema Faep/Senar-PR.

Após a adesão ao PRA, o proprietário será novamente convocado para assinar o Termo de Compromisso, que estabelece as obrigações e os prazos de recuperação ambiental. A partir da assinatura, o proprietário não será autuado por infrações e se suspende automaticamente o processo administrativo e as sanções administrativas relativas às autuações das infrações cometidas anteriormente a 22 de julho de 2008, referentes à supressão irregular de vegetação em Área de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e Área de Uso Restrito no imóvel (AUR).

Com a não regularização de seus passivos, o produtor estará sujeito a notificações dos órgãos ambientais. Paralelamente, o produtor também pode sofrer restrições de mercado, que poderá exigir certidão de conformidade ambiental.

Fonte: Globo Rural (http://globorural.globo.com )

Um Feliz Natal a todos os associados, parceiros e amigos da AGN! Que não falte saúde e paz para você e seus familiares. ...
24/12/2023

Um Feliz Natal a todos os associados, parceiros e amigos da AGN! Que não falte saúde e paz para você e seus familiares.

Diante dos desafios globais, a pecuária de corte no Brasil enfrentou um ano complexo, marcado por turbulências no mercad...
22/12/2023

Diante dos desafios globais, a pecuária de corte no Brasil enfrentou um ano complexo, marcado por turbulências no mercado internacional e nacional. Em uma entrevista exclusiva, o executivo Renato Costa, presidente da Friboi, compartilhou suas perspectivas sobre as lições aprendidas em 2023 e as expectativas para o próximo ano.

O presidente da Friboi destacou que o primeiro semestre foi especialmente desafiador, com impactos da pandemia e questões de precificação de insumos. Contudo, ao longo do segundo semestre, o mercado se reposicionou, proporcionando uma retomada otimista para a indústria pecuária.

Renato Costa ressaltou a importância dos mercados externos para o setor, mencionando a China como principal cliente de exportação. Além disso, destacou conquistas recentes, como o acordo para exportação de carne bovina para o México sem restrição de volume até 2024.

Fonte: Giro do Boi (http://girodoboi.canalrural.com.br )

AGN - Associação Goiana do Nelore
📲 WhatsApp: (62) 99930-4663 (link na bio)
📞 (62) 3203-1314
📌 Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia
💻 www.neloregoias.com.br

De acordo com a MetSul, a previsão do tempo para os últimos dias de 2023 aponta predomínio de massa de ar quente e úmido...
20/12/2023

De acordo com a MetSul, a previsão do tempo para os últimos dias de 2023 aponta predomínio de massa de ar quente e úmido no Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O tempo deve ficar abafado, com chuva frequente, mas irregular, pelo menos até o início da próxima semana.

Os maiores volumes estão previstos para Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, onde os acumulados podem variar de 100 a 200 milímetros. Em São Paulo, a tendência é chover de forma mais escassa e isolada.

“Com o ar quente e úmido, pontos isolados devem ter chuva localmente forte a intensa com elevados volumes em curto período, mas são casos pontuais e ocorrências com caráter localizado e não generalizado”, informa a meteorologista Estael Sias, da MetSul.

Fonte: Adaptado do Globo Rural (http://globorural.globo.com)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) irá suspender a vacinação contra a febre aftosa em mais sete estados a par...
13/12/2023

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) irá suspender a vacinação contra a febre aftosa em mais sete estados a partir de abril de 2024.

Os estados que serão contemplados são Amapá, Bahia, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Roraima e Sergipe. A Portaria com a confirmação será publicada em breve no Diário Oficial da União e deve ainda definir que a última etapa será antecipada de maio para abril de 2024.

A medida dá continuidade ao avanço do Plano Estratégico que tem como objetivo criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação.

Em abril deste ano, o Mapa também publicou a Portaria nº 574 proibindo o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa no Distrito Federal e nos estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Estes estados vacinaram pela última vez em novembro de 2022 e seguem se preparando para mudar o status para livres de febre aftosa sem vacinação.

Atualmente, no Brasil, somente os Estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso têm a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

A meta é que o Brasil se torne totalmente livre de febre aftosa sem vacinação até 2026. Para isso, também será publicada uma norma indicando que a partir de 1º maio de 2024 haverá restrição na movimentação de animais e de produtos entre os estados que foram autorizados a suspender a vacinação e as demais unidades federativas que ainda praticam a vacinação no país.

Fonte: Adaptado do MAPA

Goiás celebra um marco significativo no setor agropecuário ao atingir um recorde histórico no abate de bovinos no 3º tri...
12/12/2023

Goiás celebra um marco significativo no setor agropecuário ao atingir um recorde histórico no abate de bovinos no 3º trimestre de um ano, segundo dados da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento revelou que, no terceiro trimestre de 2023, 956.921 mil cabeças de bovinos foram abatidas no estado, marcando um aumento de 4,7% em relação ao trimestre anterior e de expressivos 11,4% em relação ao mesmo período de 2022. Esse número representa o pico da série histórica, iniciada em 1997.

No cenário nacional, o abate de bovinos também cresceu: foi registrado aumento de 12,2% no terceiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo 8,93 milhões de cabeças, também o maior número registrado para o Brasil desde o início da série histórica.

Fonte: Adaptado da Ascom Seapa / Governo de GO (https://www.agricultura.go.gov.br)

A mudança de governo na Argentina não deve trazer impactos sobre a pecuária de corte brasileira. Sendo um grande produto...
30/11/2023

A mudança de governo na Argentina não deve trazer impactos sobre a pecuária de corte brasileira. Sendo um grande produtor de carne, o Brasil compra pouca carne argentina – o país vizinho é o sexto maior produtor e o quinto maior exportador de carne bovina, segundo dados do USDA.

Pesquisadores do Cepea indicam que, no mercado internacional, também não deve haver acirramento da concorrência com o Brasil. Ainda que seja esperado que a Argentina exporte mais, a carne produzida no país é reconhecida por sua qualidade e costuma ser comercializada em segmentos diferentes dos ocupados pela proteína brasileira – são poucos os nichos de concorrência direta.

Por outro lado, o aumento das exportações argentinas abre espaço para o Brasil ampliar as vendas para lá. Segundo pesquisadores do Cepea, a carne brasileira é mais barata e acessível à população afetada pela crise econômica. De qualquer forma, esse comércio tenderia a ser modesto.

É importante destacar, ainda, que os custos de produção no país vizinho são muito superiores aos dos brasileiros, dificultando sua competitividade junto a parceiros do Brasil, mesmo que o governo argentino implemente políticas de ampla abertura comercial.

Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br )

AGN - Associação Goiana do Nelore

Durante a semana passada (47ª semana de 2023, de 19 a 25 de novembro), mesmo em meio ao período de menor atividade no co...
27/11/2023

Durante a semana passada (47ª semana de 2023, de 19 a 25 de novembro), mesmo em meio ao período de menor atividade no comércio varejista, as transações realizadas com o boi vivo entre os pecuaristas apresentaram pequenas oscilações que resultaram em um leve aumento no preço semanal

O resultado foi um preço médio semanal de R$234,65, representando uma ligeira valorização de 1,3% na semana, mas uma significativa queda de 18,4% em relação à mesma semana do ano passado. Até o momento, o preço médio acumulado em novembro na comercialização do boi gordo atingiu R$232,96, indicando quedas de 2,1% em relação a outubro último e de expressivos 17,8% em comparação a novembro do ano passado.

A semana atual (48ª semana de 2023, de 26 de novembro a 02 de dezembro) aponta para os últimos dias de novembro e a chegada de dezembro, o mês das festas. É possível que o comércio varejista apresente maior movimentação com o pagamento da primeira parcela do 13º salário. Quanto ao mercado de boi gordo, dependerá da necessidade dos frigoríficos em aumentar ou não a escala de abate para atender ao mercado interno. Se houver uma demanda mais expressiva, os pecuaristas podem disputar melhores condições de negociação.

Fonte: Portal do Agronegócio

O Rabobank projeta que a oferta de carne bovina no Brasil deve continuar elevada em 2024, desafiando o setor produtivo.O...
22/11/2023

O Rabobank projeta que a oferta de carne bovina no Brasil deve continuar elevada em 2024, desafiando o setor produtivo.

O aumento significativo no abate de fêmeas em 2023, somado ao maior estoque de machos, fez com que os níveis de oferta superassem a demanda, provocando uma desvalorização recorde do boi gordo.

Segundo o banco, para 2024, o abate de fêmeas deverá permanecer elevado na primeira metade do ano, desafiando mais uma vez o equilíbrio entre oferta e demanda.

As questões climáticas ligadas ao El Niño também devem ser fator de atenção no primeiro trimestre do próximo ano, com previsões de volumes de chuva acima da média na região Sul do país.

O Rabobank também projeta um novo aumento recorde de 1 a 2% na produção de carne bovina em 2024, guiados pelo mercado internacional, expectativas de aumento nas importações chinesas e pela retomada do consumo doméstico.

Fonte: Adaptado do Canal Rural / Gabriel Azevedo

✨ Lançamento do ranking regional goiano de Nelore Pelagens na Expoinel Goiás 2023 ✨Assim como foi com o Nelore Padrão, G...
16/11/2023

✨ Lançamento do ranking regional goiano de Nelore Pelagens na Expoinel Goiás 2023 ✨

Assim como foi com o Nelore Padrão, Goiás sai na frente e já irá contar com ranking pelagens em pelo menos cinco exposições em 2024!

Tudo pronto para o Julgamento de Pista da Expoinel Goiás 2023!Esperamos você no Parque de Exposições de Goiânia!
15/11/2023

Tudo pronto para o Julgamento de Pista da Expoinel Goiás 2023!

Esperamos você no Parque de Exposições de Goiânia!

É hoje! A partir das 10h começa o julgamento de pista da Expoinel 2023! Esperamos você!
15/11/2023

É hoje! A partir das 10h começa o julgamento de pista da Expoinel 2023! Esperamos você!

14/11/2023

Esperamos você no Parque de Exposições de Goiânia! O julgamento de pista começa amanhã e você é nosso convidado de honra!

📲 Informações: (62) 99930-4663 (link para WhatsApp na bio)

Os animais já começaram a chegar no Parque de Exposições para a Expoinel Goiás 2023! Esperamos você por aqui!
10/11/2023

Os animais já começaram a chegar no Parque de Exposições para a Expoinel Goiás 2023!

Esperamos você por aqui!

Quer saber onde se hospedar durante a Expoinel 2023? O Mega Moda Hotel é nosso parceiro em mais uma Exposição e conta co...
09/11/2023

Quer saber onde se hospedar durante a Expoinel 2023? O Mega Moda Hotel é nosso parceiro em mais uma Exposição e conta com condições especiais para criadores inscritos.

O consumo de carne bobina cresceu vem crescendo em função das mudanças nos hábitos alimentares, da maior oferta de produ...
07/11/2023

O consumo de carne bobina cresceu vem crescendo em função das mudanças nos hábitos alimentares, da maior oferta de produtos que atendem às expectativas do consumidor, do preço da carne que vem caindo e da menor taxa de desemprego que está em 8,0% (a menor desde 2015), melhorando o poder de compra da população.

Contudo, o nível de endividamento da população é recorde (78,0%), que induz a população a escolher proteínas comparativamente mais baratas, como a carne de frango e a suína, em relação a carne bovina.

O preço médio da carcaça casada de bovinos inteiros, no mercado atacadista em setembro de 2022, estava em R$17,44/kg (deflacionada pelo IGP-DI), e em setembro de 2023, estava em R$15,08/kg, queda de 13,5%.

No mesmo comparativo, o preço médio da carcaça especial suína estava em R$8,60/kg e, em igual período desse ano, a cotação ficou em R$9,59/kg, incremento real de 11,5%.

Em setembro/22, o preço do frango médio era negociado em R$6,60/kg, e em 2023, estava em R$6,21/kg, redução de 8,9%.

Em 2022 (até setembro), era possível comprar, em média, 2,68kg de frango e 2,04kg de carcaça suína especial para cada quilo de carcaça casada de bovinos inteiros. No mesmo período desse ano, comprava-se, em média, 2,52kg de frango e 1,57kg de carcaça suína especial (figura 2).

Desde 2020, o frango tem ficado mais caro em relação a carcaça bovina, contudo ainda é mais competitivo entre as três proteínas de origem animal. Já a carcaça suína, no mesmo período, vinha concorrendo com a carcaça bovina, cenário que mudou no último ano.

Fonte: Alcides Torres e Marina Mioto / Broadcast Agro / Agência Estado

Atenção, nelorista!Estamos recebendo as inscrições dos animais para a Expoinel 2023.Qualquer dúvida, fale com a AGN pelo...
03/11/2023

Atenção, nelorista!

Estamos recebendo as inscrições dos animais para a Expoinel 2023.

Qualquer dúvida, fale com a AGN pelo WhatsApp (link disponível na Bio).

Já pode marcar na agenda! A Expoinel 2023 acontece entre os dias 10 e 19 de novembro e você é nosso convidado de honra! ...
25/10/2023

Já pode marcar na agenda! A Expoinel 2023 acontece entre os dias 10 e 19 de novembro e você é nosso convidado de honra!

Para mais informações sobre como ser um expositor, fale com a gente pelo telefone ou WhatsApp (link disponível na bio).

AGN - Associação Goiana do Nelore
📲 WhatsApp: (62) 99930-4663 (link na bio)
📞 (62) 3203-1314
📌 Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia
💻 www.neloregoias.com.br

Nossa capital completa hoje 90 anos de progresso! Que possamos todos continuar a construir juntos uma história de desenv...
24/10/2023

Nossa capital completa hoje 90 anos de progresso! Que possamos todos continuar a construir juntos uma história de desenvolvimento, geração de riqueza e sustentabilidade.

Começa hoje a VI Exposição Agropecuária em Itapuranga (GO)! A Expoagro, que acontece de 23 a 29 de outubro, integra o ra...
23/10/2023

Começa hoje a VI Exposição Agropecuária em Itapuranga (GO)! A Expoagro, que acontece de 23 a 29 de outubro, integra o ranking das raças zebuínas. Além disso, o Sindicato Rural do município, responsável pela realização do evento, irá promover cursos, palestras e muitas outras atrações.

As estimativas do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), obtidas com base nas informações de setembro, resultaram e...
17/10/2023

As estimativas do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), obtidas com base nas informações de setembro, resultaram em R$ 1,150 trilhão para este ano. O montante é 2,7% maior em relação ao obtido em 2022, que foi de R$ 1,120 trilhão. Em valores, um acréscimo de 30 bilhões. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

As lavouras, com crescimento de 4,8%, tiveram um faturamento de R$ 812 bilhões, e a pecuária, com retração de 2,2%, apresenta um faturamento de R$ 337,8 bilhões. Considerando preços e volume produzido, a safra recorde de grãos deste ano é o principal fator responsável por esses resultados.

Na pecuária, os suínos, ovos e leite, têm tido desempenho bastante favorável. No entanto, a baixa nos preços da carne bovina e de frango contribuíram para a retração do VBP.

Os resultados regionais mostram a liderança de Mato Grosso, seguido por Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Estes geram um faturamento de R$ 592,6 bilhões, que corresponde a 51,5 % do VBP do país.

AGN - Associação Goiana do Nelore
📲 WhatsApp: (62) 99930-4663 (link na bio)
📞 (62) 3203-1314
📌 Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia
💻 www.neloregoias.com.br

As exportações brasileiras de carne bovina in natura somaram 38,11 mil toneladas na primeira semana de outubro, com médi...
16/10/2023

As exportações brasileiras de carne bovina in natura somaram 38,11 mil toneladas na primeira semana de outubro, com média diária de embarques de 7,624 toneladas, de acordo com dados da Secex. Caso esse ritmo seja mantido até o encerramento deste mês, o Brasil pode exportar 160 mil toneladas da proteína.

Em setembro, vale lembrar, o Brasil embarcou o segundo maior volume da história para o mês. De acordo com pesquisadores do Cepea, esse cenário atrelado à redução na oferta de animais para abate vêm sustentado os preços da arroba do boi gordo negociado no mercado interno – o Indicador CEPEA/B3 vem operando na casa dos R$ 230 desde o final de setembro.

Fonte: Cepea (http://www.cepea.esalq.usp.br )

“⁠Ser criança é viver sobre a ótica da felicidade que os adultos esqueceram” - Dario NicolauA diretoria da AGN deseja um...
12/10/2023

“⁠Ser criança é viver sobre a ótica da felicidade que os adultos esqueceram” - Dario Nicolau

A diretoria da AGN deseja um feliz Dia das Crianças para todos os associados e seus familiares!

O conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas tem chance de impulsionar os preços dos insumos da indústria química,...
11/10/2023

O conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas tem chance de impulsionar os preços dos insumos da indústria química, a depender dos desdobramentos na região, admitiu a CFO da multinacional Corteva, Marisa Marques, nos bastidores de um evento em São Paulo ontem (10).

Apesar do mercado israelense ser um importante produtor de fertilizantes, a executiva disse que o efeito negativo se estende ao mercado de defensivos agrícolas também porque "todo e qualquer conflito político e geoeconômico impacta a cadeia de suprimentos como um todo".

Em entrevista ao Valor/Globo Rural, ela lembrou que a cadeia já vinha afetada pela guerra entre Rússia e Ucrânia e agora precisará lidar com o novo conflito no Oriente Médio.

Marques ainda explicou que o custo maior para o produto final pode estar relacionado à questão logística, uma vez que o diesel é diretamente afetado pelo conflito, que ocorre em uma região relevante para a produção de petróleo.

Fonte: Adaptado do Globo Rural (www.globorural.globo.com )

AGN - Associação Goiana do Nelore
📲 WhatsApp: (62) 99930-4663 (link na bio)
📞 (62) 3203-1314
📌 Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia
💻 www.neloregoias.com.br

Apesar das altas temperaturas, o plantio de lavouras de grãos no Centro-Oeste deve ocorrer dentro da normalidade climáti...
09/10/2023

Apesar das altas temperaturas, o plantio de lavouras de grãos no Centro-Oeste deve ocorrer dentro da normalidade climática.

O calor atinge marcas acima da média histórica e acelerar o ciclo das lavouras, além de aumenta a pressão pelo controle de pragas e doenças em alguns setores.

Já o comportamento esperado para as chuvas sinalizam um Outubro com características muito marcantes do fenômeno El Niño: precipitações acima da média na região Sul e abaixo da média na região Norte.

AGN - Associação Goiana do Nelore
📲 WhatsApp: (62) 99930-4663 (link na bio)
📞 (62) 3203-1314
📌 Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia
💻 http://www.neloregoias.com.br

Na comparação diária, a cotação da arroba do “boi China” subiu R$5,00 na região de Goiânia. Os preços ficaram estáveis p...
03/10/2023

Na comparação diária, a cotação da arroba do “boi China” subiu R$5,00 na região de Goiânia. Os preços ficaram estáveis para as outras categorias de bovinos destinados ao abate.

Após as altas recentes, a cotação da arroba do boi está estável, com os frigoríficos fora das compras. A cotação não mudou na comparação feita dia a dia.

Exportação de carne bovina in natura
Em setembro, foram exportadas 195 mil toneladas de carne bovina in natura e a média diária ficou em 9,7 mil toneladas, aumento de 0,9% frente à média diária de setembro/22. Na mesma comparação, o preço pago por tonelada ficou em US$4,5 mil, queda de 24,4%. O faturamento médio diário, em dólares, caiu 23,7%, em comparação com o mesmo período do ano passado, ficando em US$44,2 milhões

Fonte: Adaptado da Scot Consultoria (www.scotconsultoria.com.br )

AGN - Associação Goiana do Nelore
📲 WhatsApp: (62) 99930-4663 (link na bio)
📞 (62) 3203-1314
📌 Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia
💻 http://www.neloregoias.com.br

Os preços do boi gordo e da carne têm apresentado uma dinâmica interessante em 2023. 🐄🥩💰 De acordo com os dados do CEPEA...
22/09/2023

Os preços do boi gordo e da carne têm apresentado uma dinâmica interessante em 2023. 🐄🥩💰 De acordo com os dados do CEPEA, enquanto os valores do boi gordo para abate tiveram uma queda significativa de 26,3% no acumulado do ano, a desvalorização da carne de carcaça casada bovina foi menor, alcançando 15,9% na mesma comparação. Isso resultou em uma diferença recorde entre os preços médios mensais das arrobas do boi gordo e da carne.

Atualmente, a carne negociada no mercado atacadista da Grande São Paulo está sendo comercializada a quase 29 Reais por arroba acima do boi gordo, marcando a maior diferença desde o início dos registros do CEPEA em 2001. Essa distância entre os preços vêm se ampliando ao longo de setembro, contrastando com o cenário do ano anterior, quando o boi gordo era negociado com vantagem sobre a carne.

Vale destacar que a maior vantagem da carne em relação ao boi gordo foi registrada em junho de 2017, alcançando 26,54 Reais por arroba. Na época, o setor pecuário enfrentou vários desafios, como a operação Carne Fraca, a volta da cobrança do Funrural e investigações em uma indústria importante do setor, o que pressionou fortemente os valores de negociação do boi gordo.

Essa dinâmica de preços nos mostra a importância de acompanhar de perto o mercado e suas oscilações. Como consumidores e agentes do setor, precisamos estar atentos às tendências e buscar entender os fatores que influenciam essas variações.

E você, o que acha dessas mudanças nos preços da carne e do boi gordo? Compartilhe suas opiniões nos comentários! 👇💬

Fonte: Portal do CEPEA (www.cepea.esalq.usp.br)

AGN - Associação Goiana do Nelore
📲 WhatsApp: (62) 99930-4663 (link na bio)
📞 (62) 3203-1314
📌 Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia
💻 www.neloregoias.com.br

📰 Últimas notícias do mercado de boi gordo 🥩💰Os preços do boi gordo tiveram um aumento significativo na segunda semana d...
18/09/2023

📰 Últimas notícias do mercado de boi gordo 🥩💰

Os preços do boi gordo tiveram um aumento significativo na segunda semana de setembro, após um período de quedas consecutivas em agosto e estabilidade na primeira semana do mês. O boi gordo destinado ao mercado interno de São Paulo voltou a ser precificado acima de R$ 200 por arroba. A valorização da arroba é impulsionada pelo melhor escoamento da carne no mercado interno, redução da oferta de bovinos destinados ao abate e bom volume de exportações de carne bovina in natura.

No mercado futuro, os preços do boi gordo passaram por um período pessimista em agosto, mas na primeira quinzena de setembro começaram a se recuperar. As expectativas são de altas nos preços durante o último trimestre do ano, impulsionadas pelo aumento do consumo de carne no mercado interno e melhores perspectivas para as exportações.

Na sexta-feira (15/9), a maioria das regiões produtoras do país registrou repiques de alta nos preços da arroba. No entanto, a disponibilidade de boiada gorda no mercado spot foi impactada pela redução da intenção de confinamento. A segunda quinzena do mês deve apresentar uma manutenção dos preços da arroba, com possíveis altas pontuais. As indústrias estão trabalhando com cautela devido ao ritmo lento de escoamento da produção de carne vermelha para os consumidores brasileiros.



Fonte: Portal do DBO (portaldbo.com.br)

AGN - Associação Goiana do Nelore
📲 WhatsApp: (62) 99930-4663 (link na bio)
📞 (62) 3203-1314
📌 Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia
💻 www.neloregoias.com.br

A China continua sendo o principal destino para mais da metade da carne bovina exportada pelo Brasil em 2023. No entanto...
15/09/2023

A China continua sendo o principal destino para mais da metade da carne bovina exportada pelo Brasil em 2023. No entanto, nos últimos meses, os preços pagos pelos chineses pela carne nacional sofreram uma queda significativa. Em agosto, o preço pago pelo país asiático atingiu o menor valor desde novembro de 2021.

De acordo com pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), esse cenário reforçou a tendência de queda nos preços internos da arroba bovina, que já vinham sendo influenciados pelo aumento da oferta de animais para abate. Em termos médios mensais, o Indicador do boi gordo CEPEA/B3 registra uma redução acumulada de 27,54% desde dezembro de 2022 até setembro de 2023, em valores reais (ajustados pelo IGP-DI).

É importante ressaltar, no entanto, que no início de setembro ocorreu uma diminuição na oferta de boi gordo em várias regiões pesquisadas pelo Cepea, o que impulsionou os preços da arroba em muitas praças. Essa mudança na oferta pode indicar uma possível reação no mercado interno, embora seja necessário observar a continuidade dessa tendência.

A queda nos preços da carne bovina brasileira na China tem impactado diretamente o mercado interno, trazendo desafios para produtores, frigoríficos e demais agentes do setor. A busca por alternativas e estratégias para equilibrar a demanda e oferta de carne bovina torna-se ainda mais importante nesse contexto. Fique por dentro das últimas notícias sobre o mercado de carne bovina e suas repercussões no Brasil e no exterior.



Fonte: Portal do CEPEA (www.cepea.esalq.usp.br)

AGN - Associação Goiana do Nelore
📲 WhatsApp: (62) 99930-4663 (link na bio)
📞 (62) 3203-1314
📌 Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia
💻 www.neloregoias.com.br

📰💼 Preços da arroba do boi gordo permanecem estáveis na maioria das praças brasileiras devido à saída do mercado das ind...
13/09/2023

📰💼 Preços da arroba do boi gordo permanecem estáveis na maioria das praças brasileiras devido à saída do mercado das indústrias, de acordo com a S&P Global Commodity. Com a oferta de animais mais limitada, as indústrias frigoríficas estão fazendo compras pontuais, o que mantém a estabilidade da arroba em várias regiões do Brasil.

🍖🥩Apesar das dificuldades em aumentar as escalas de abate, os preços não apresentaram grandes variações entre as regiões do país, devido à menor liquidez no mercado físico. Os frigoríficos relatam dificuldades no escoamento da produção de carne, apesar das vendas mais ativas impulsionadas pelo feriado prolongado e pelo início do mês.

📈⬆️A expectativa é de um aumento no consumo de carne bovina no último trimestre, devido aos feriados prolongados, ao décimo terceiro salário e às festividades de final de ano. No entanto, a recuperação da demanda dependerá dos preços finais ao consumidor, considerando a competição com outras proteínas e a limitação do orçamento das famílias. No mercado paulista, os preços da arroba se mantiveram estáveis, mas foram observadas ofertas acima da referência devido à redução da oferta de bovinos para o abate.

🐂🐮O preço do "boi-China" é negociado com ágio em relação ao preço base. Fonte: Portal do BDO.



Fonte: Portal do BDO (www.portalbdo.com.br)

AGN - Associação Goiana do Nelore
📲 WhatsApp: (62) 99930-4663 (link na bio)
📞 (62) 3203-1314
📌 Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia
💻 www.neloregoias.com.br

Que nesta data possamos relembrar nossa história e fortalecer os valores que fazem nosso país soberano!
07/09/2023

Que nesta data possamos relembrar nossa história e fortalecer os valores que fazem nosso país soberano!

🌎 A demanda internacional por carne bovina continua a crescer e o Brasil está liderando as exportações globais como o ma...
04/09/2023

🌎 A demanda internacional por carne bovina continua a crescer e o Brasil está liderando as exportações globais como o maior exportador de "carne ingrediente". Com a China como principal mercado para a carne brasileira, o potencial de crescimento no México e na Indonésia é enorme. 🥩

Para garantir a viabilidade e competitividade do setor, a inovação e tecnologia são cruciais para melhorias na cadeia produtiva. Enfrentar desafios relacionados a produtividade, segurança alimentar, sanidade animal e sustentabilidade é essencial.

Além disso, é importante manter a transparência e confiança dos compradores internacionais para aumentar ainda mais a demanda de carne bovina brasileira no mundo.

Fique ligado para mais informações sobre importação de carne bovina e seu impacto na pecuária de Goiás! 🐮💼



Fonte: Portal do Embrapa (www.embrapa.br)

AGN - Associação Goiana do Nelore
📲 WhatsApp: (62) 99930-4663 (link na bio)
📞 (62) 3203-1314
📌 Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia
💻 www.neloregoias.com.br

🌍🐄 O mercado de carbono promissor para a pecuária de Goiás! 💰💚O mercado de carbono tem tudo para garantir um futuro prom...
01/09/2023

🌍🐄 O mercado de carbono promissor para a pecuária de Goiás! 💰💚

O mercado de carbono tem tudo para garantir um futuro promissor especialmente para a pecuária brasileira. Conheça os desafios desse mercado que já movimenta US$ 1 bilhão mundialmente.

Quem detalhou como funcionam os mecanismos por trás do mercado de carbono foi o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o economista Daniel Vargas, durante o evento "Zebu Carbono Neutro" realizado durante a Expozebu 2023.

Vargas, Coordenador do Observatório de Bioeconomia da FGV e Coordenador de Pesquisas do FGV Agro, é doutor e mestre em direito pela Universidade de Harvard.
O mercado de carbono no Brasil já representa 12% da emissão mundial de crédito, um mercado que movimentou, pela primeira vez em 2022, mais de um bilhão de dólares no mundo.

Mas ainda é preciso entender como este mercado funcionará, na prática, no Brasil. Como, por exemplo, quem pode vender, quem pode comprar, o que pode ser comercializado como crédito e quais são os critérios.

Fique ligado para mais informações sobre o mercado de carbono e seu impacto na pecuária de Goiás! 🌿🐮💼



Fonte: Portal do Giro do Boi (www.girodoboi.com.br)

AGN - Associação Goiana do Nelore
📲 WhatsApp: (62) 99930-4663 (link na bio)
📞 (62) 3203-1314
📌 Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia
💻 www.neloregoias.com.br

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Nelore Goiás posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Pet Store/pet Service?

Share