04/01/2021
🔹️Hipersensibilidade alimentar pode causar problemas de pele em cães e gatos. Hipersensibilidade é diferente de alergia. Na hipersensibilidade as reações são tardias, aparecem dias ou semanas após a ingestão do alimento, causando coceira, vermelhidão, e em alguns casos, feridas ou até mesmo manifestações gastrointestinais (como diarreia e vomito) e neurológicas (convulsões). Já a alergia pode ocorrer minutos após a ingestão do alimento e, além do vermelhidão e coceira, o edema (inchaço) pode estar envolvido.
🔹️Um intestino com problemas também pode ser a causa de reações a alimentos, leia até o final para entender.
🔹️Os exames de sangue disponíveis para detectar quais alimentos provocam alergia em um determinado pet nem sempre são precisos e eficazes, sendo assim opto pelas DIETAS DE ELIMINAÇÃO, que é uma dieta bem basiquinha com poucos ingredientes e com fontes de proteínas (carne) que o animal nunca comeu.
🔹️Geralmente, peço que o animal coma uma dieta por pelo menos 4 semanas antes de introduzir a próxima. Posteriormente, na fase de DESAFIOS, testamos outros ingredientes, a cada 5 dias, pela detectarmos o que aquele cão tolera ingerir.
🔹️Os alimentos mais comumente relacionados a reações de inflamatórias em pele e ouvidos nos pets "alérgicos" são frango, carne bovina, trigo, milho, soja, arroz, cenoura e lácteos, mas essa resposta é bem individual!
🔹️Mas tenha em mente que o alimento pode não ser a causa dos problemas de pele do seu peludo ou pode não ser ÚNICA causa. Ele também pode ser atópico, por ser alérgico a picada de pulgas/carrapatos, alérgico a produtos de limpeza e pode também ter uma disbiose intestinal. Isso mesmo! Toda inflamação crônica começa por um intestino não saudável e com desiquilíbrio no intestino entre as bactérias “amigas” e as que causam problemas de saúde (inclusive na pele). Esse assunto merecer uma postagem, farei em breve! Mas ó, essa dieta deve ser elaborada e acompanhada por um médico veterinário capacitado, viu?