31/05/2023
📍Hipercalemia é o aumento dos níveis de potássio no sangue.
➡Está ligada a diminuição da excreção renal, portanto sua causa pode ser:
Oligúria ou Anúria (pouca ou nenhuma produção de urina - insuficiência ou falência renal)
✋Obstruções de trato urinário (quando a urina não está sendo eliminada, seja por cálculos na uretra ou no ureter, seja por outras causas de obstrução uretral - comum em gatos).
🩺No hipoadrenocorticismo também ocorre hipercalemia. Neste caso devido a deficiência de aldosterona, que tem como função estimular a reabsorção de sódio a partir da luz tubular do néfron distal ao tempo que estimula a excreção urinária de potássio.
🔴É um dos principais parâmetros que devem ser avaliados em gatos obstruídos, pois a hipercalemia pode levar a alterações cardíacas importantíssimas, e deve ser corrigida antes da sedação e desobstrução.
➡A acidose metabólica pode levar a hipercalemia pois o potássio f**a impedido de entrar na célula, que estará “ocupada” pelos H+. É necessário fazer correção dos valores de potássio quando se tem acidose metabólica, pois após a resolução da mesma, seu valor tenderá a cair.
🩺ECG: De início é observada onda T em tenda.
➡Na sequência, o intervalo PR é alargado e a onda P começa a reduzir de amplitude até f**ar imperceptível
➡Com o aumento dos níveis de potássio, ocorre o alargamento progressivo do complexo QRS e redução de sua amplitude. Nesse momento a sensação é de que o ECG está sendo esticado conforme o potássio aumenta.
➡Em seguida, há o início de arritmias até a fibrilação e parada.
📍O tratamento emergencial da hipercalemia se dá com o uso de insulina regular e glicose em bolus, também o gluconato de cálcio pode ser utilizado para estabilizar a membrana (mas é importante lembrar que não diminui o potássio), diuréticos de alça também fazem diminuição do potássio, porém não é tratamento emergencial em caso de alteração eletrocardiográf**as importantes.