05/01/2023
⛔️ MEDICAMENTOS PROIBIDOS PARA OS GATOS ⛔️
⠀⠀⠀⠀
📌 IBUPROFENO: Esse medicamento causa redução em algumas enzimas que protegem a parede do estômago. Causando uma grave intoxicação que pode levar o animal a óbito.
⠀⠀⠀⠀
📌 AAS: A atuação desse medicamento nos felinos é extremamente problemática, devido ao lento processo de metabolização e eliminação pelo organismo. Os felinos não possuem uma enzima específica para que essa metabolização ocorra e os efeitos do remédio podem durar até 40 horas. Causando úlceras graves, hepatite tóxica, hemorragias e até convulsões.
⠀⠀⠀⠀
📌 PIROXICAM: Pode causar distúrbios gastrointestinais severos, como: diarreias, vômitos e até anorexia.
⠀⠀⠀⠀
📌 PARACETAMOL: Causa a oxidação das hemoglobinas (pigmento que garante, principalmente o transporte de oxigênio), hemorragia por hemólise, que é a destruição dos glóbulos vermelhos e insuficiência hepática.
⠀⠀⠀⠀
📌 PSEUDOEFEDRINA: Pode causar hipertensão, hipertermia e taquicardia (aumento da pressão, temperatura e batimentos cardíacos respectivamente).
⠀⠀⠀⠀
📌 DICLOFENACO SÓDICO E POTÁSSICO: Pode causar diarreias, hematêmese (vômito com sangue) e úlceras perfurantes.
⠀⠀⠀⠀
⛔️ É importante frisar a importância de não realizar a automedicação, essa atitude pode levar seu pet a óbito. Procure sempre um Médico Veterinário.