29/12/2019
Prevenção contra o abandono e maus tratos a animais
Muito comum em nosso país o abandono e maus tratos a animais. Afinal, porque isso ocorre? Época de festas, como aniversário, dia das crianças e festas de final de ano como o Natal é grande a procura de animais como presente. Mas esse presente requer responsabilidade e cuidados durante 15 a 20 anos. Animal não é objeto, sendo assim ele não é um presente!
Dando como "presente" um animal a alguém, provavelmente quem recebe o pet acabará se desfazendo dele, abandonando-o nas ruas. Infelizmente animais dado como "presente" será por vezes maltratados e até mesmo mortos pelos tutores, privando-os de terem tido uma vida digna cheia de amor, saúde e alimentação adequada. Caso fiquem doentes não levam ao veterinário, que dirá vacinar vermifugar e castrar o pet.
O animal que foi um presente maravilhoso um dia, hoje ele sofre abusos inimagináveis. Vemos na mídia como é corriqueiro o abandono e maus tratos aos animais.
Outros motivos de abandono é devido o animal estar doente, senil, ninhadas inesperadas, o tutor irá viajar, férias, fatores econômicos, mudança de casa, nascimento de um filho, internamento ou morte do tutor, alergia de algum membro da família e perda de interesse pelo animal.
Por: MV Iraídes Cusmovas e MV Jéssica Romero.
Abandono e maus tratos é CRIME!
DENUNCIE!
Delegacia de Proteção Animal de Sorocaba.(15)3227-6206
Polícia Ambiental: (15)3228-2525
Polícia Militar: 190